Conteúdo verificado

Seguro festa: como funciona e quais as principais coberturas dessa proteção para eventos? Confira!

De casamentos a eventos corporativos e cerimônias religiosas, o objetivo de qualquer organizador é garantir um evento de sucesso e tranquilo a todos os envolvidos. Assim, contratar um seguro festa – ou seguro eventos – é maneira mais eficaz de garantir essa proteção, oferecendo segurança do início ao fim.

Afinal, por mais que você se preocupe e cuide dos mínimos detalhes, existem situações que fogem no nosso controle, podendo prejudicar terceiros, causar prejuízos e abalar sua imagem diante dos convidados ou a credibilidade frente ao mercado.

O seguro festa é ideal para pessoas físicas, jurídicas e até órgãos públicos através de licitação, assegurando possíveis custos com cancelamentos, danos ao local do evento, responsabilidade civil, equipamentos e muito mais.

Conhecer melhor esse tipo de serviço é importante para entender como ele funciona, descobrir suas coberturas e contratar o seguro festa que oferecerá verdadeira tranquilidade para o seu evento. Confira!

O que é o seguro festa?

Qual é a sua principal preocupação ao organizar um evento?

Seja você um profissional do ramo ou alguém que está organizando um evento pela primeira vez, é difícil não esquentar a cabeça para garantir que tudo saia conforme planejado.

A organização de uma festa ou evento envolve a logística, segurança, satisfação dos participantes e qualidade dos serviços prestados. Por consequência, são muitos aspectos a considerar para que o evento seja um sucesso e, principalmente, não gere prejuízos.

Nesse sentido, o seguro festa é uma proteção abrangente que tem como objetivo minimizar as perdas financeiras diante de eventos de diversas naturezas.

Assim, a apólice protege organizadores, participantes e fornecedores dos imprevistos que podem ocorrer e gerar aos envolvidos danos materiais, corporais ou morais.

Por exemplo, e se você fosse o responsável por um evento corporativo e o palco principal sofresse danos na estrutura?

Tal situação poderia comprometer seriamente o andamento do evento, até mesmo colocando em risco a segurança dos participantes. Ter um seguro festa que proteja nessas situações faz muita diferença para lidar com contratempos difíceis e continuar operando os negócios.

Porém, o benefício da apólice vai além da recuperação de custos financeiros. Com o seguro festa, você garante tranquilidade aos participantes e, em certos casos, cumpre exigências legais, aumentando sua credibilidade e evitando danos à reputação.

Quais os dois tipos de seguro festa?

Ao aprender o que é o seguro festa, também é importante saber que há dois tipos de apólices disponíveis no mercado para contratar e proteger seu evento. São eles: Seguro Riscos Diversos (RD) e o Seguro de Responsabilidade Civil (RC).

  • Seguro de Riscos Diversos (RD): Esse seguro protege os bens do segurado, como o local do evento, equipamentos eletrônicos e outros itens. Apesar de não ser tão abrangente, costuma ser contratado adicionalmente à cobertura de Responsabilidade Civil (RC);

  • Seguro de Responsabilidade Civil (RC): O Seguro RC cobre despesas resultantes de danos materiais e corporais a terceiros, como funcionários ou participantes do evento. Existem várias coberturas disponíveis, algumas opcionais ou adicionais. Nesse sentido, é importante avaliar quais não podem faltar para proteger seu evento. Não perca, pois abordaremos cada uma delas mais adiante.

Quem deve fazer o seguro festa?

Como mencionamos no início, o seguro festa é uma apólice abrangente, podendo ser destinada a pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos.

Por exemplo, uma pessoa que está prestes a se casar pode obter o seguro para festa para proteger sua cerimônia. Igualmente, empresas organizadoras de eventos podem oferecer o seguro como um benefício aos contratantes, protegendo eventos contra imprevistos e garantindo a tranquilidade dos clientes.

No caso de órgãos públicos, imagine que uma prefeitura está organizando uma grande festa para comemorar o aniversário da cidade. O seguro para festa protege a comemoração, cobrindo possíveis danos estruturais do palco, por exemplo, entre outros riscos previstos.

Quais eventos o seguro festa cobre?

Afinal, para quais tipos de festas, eventos e cerimônias a garantia se destina? O seguro festa se aplica a eventos de pequeno, médio e grande portes, sendo uma proteção ampla para necessidades variadas. Confira:

  • Eventos corporativos, abrangendo palestras, congressos, simpósios, confraternizações, entre outros;

  • Eventos educacionais, como seminários, workshops, feiras, semanas acadêmicas, entre outros;

  • Eventos esportivos, como maratonas, torneios, pequenas ou grandes competições, treinos, gincanas, atividades de lazer, etc.;

  • Eventos religiosos, contemplando cultos, cerimônias, retiros, palestras, shows, festas e outras atividades de cunho religioso;

  • Eventos sociais, incluindo formaturas, casamentos, aniversários, bailes de debutantes, batizados, bodas, etc.;

  • Eventos de entretenimento, como festas temáticas, shows ao ar livre, festivais de música, festas de carnaval ou réveillon, entre outros;

  • Eventos comunitários, abrangendo festivais culturais, eventos beneficentes, feiras para adoção de animais, etc.;

  • Eventos promocionais, que incluem lançamentos, exposições e feiras;

  • Eventos culturais, ideal para empresas que promovem apresentações musicais, peças de teatro, circo, entre outros.

Como funciona o seguro festa?

Até este ponto, esperamos ter esclarecido o propósito e as situações nas quais o seguro para festas se enquadra. Contudo, também é importante compreender as partes envolvidas na contratação e as responsabilidades de cada uma delas.

As partes são: o segurado, a corretora de seguros e a seguradora.

O segurado é a parte que precisa proteger um evento e contrata o seguro festa. Essa parte pode ser uma pessoa física, jurídica ou até mesmo um órgão público.

Por exemplo, um organizador de eventos presta serviço para um casamento e precisa contratar uma apólice para minimizar possíveis danos. Após pesquisar, ele encontra uma corretora de seguros e solicita uma cotação, visando encontrar a melhor opção disponível.

A corretora é a empresa responsável por cotar e vender seguros, agindo como uma intermediária entre segurado e seguradora. Sua função é conhecer as necessidades e preferências do segurado e facilitar a obtenção de um seguro justo e viável para ambas as partes.

Nesse sentido, surge a seguradora. Essa parte é a empresa que emite apólices de seguro (documento oficial) e assume os riscos previstos nas condições do contrato.

Antes da emissão, a seguradora fica responsável por fazer uma avaliação cuidadosa do segurado e do risco protegido, incluindo histórico, tamanho do evento, número de pessoas, entre outros. A partir disso, ela define o prêmio de seguro — o valor a ser pago pelo segurado.

Após a aceitação pela seguradora, respeitando o período de carência, o seguro passa a funcionar e as operações do evento já estão protegidas.

Quais as vantagens de contratar o seguro festa?

As vantagens de contratar o seguro festa são inúmeras, começando pela possibilidade de garantir proteção financeira e retorno do investimento feito no evento.

Segundo dados do Ministério da Saúde, eventos de final de ano aumentam significativamente os acidentes com fogos de artifícios. Diante disso, nenhum organizador deseja precisar lidar com tais situações difíceis, ainda mais sob o risco de responder na lei por danos corporais, certo?

Além desses riscos, vários outros podem trazer sérios problemas para pessoas e empresas.

Nesse sentido, o seguro festa se trata de uma segurança para organizadores e participantes do evento. Isso porque, em vez de se preocupar com possíveis problemas, ele proporciona tranquilidade ao dedicar todo o foco e energia no planejamento e execução do evento.

Além disso, uma rápida pesquisa no Google nos mostra que pipocam processos judiciais e condenações às empresas por falta organização, falhas e má qualidade dos serviços. E, mesmo que o seu serviço seja ótimo, é melhor garantir uma proteção adequada e evitar surpresas desagradáveis, concorda?

Devido a questões legais, o seguro também pode ser uma obrigação exigida em alguns contratos. E, por fim, um evento segurado também transmite uma mensagem importante de comprometimento, seja aos contratantes, convidados, fornecedores ou ao próprio mercado.

Ou seja, seu negócio é visto como sério e responsável, aumentando sua credibilidade diante de parceiros, patrocinadores e público-alvo.

Quais as principais coberturas do seguro para festa?

O seguro para festa é uma proteção completa que chama a atenção das pessoas e empresas. Uma das razões é sua abrangência nas coberturas, que são amplas e contemplam diferentes necessidades que possui um evento, festa ou comemoração.

Ao contratar a proteção, mais do que entender o que é e como funciona o seguro para festa, vale a pena ficar de olho nas principais coberturas oferecidas.

Aqui estão algumas das coberturas importantes que você deve considerar:

Acidentes pessoais

Ampara o pagamento de despesas diante de morte acidental e invalidez permanente total ou parcial em razão de acidente durante o evento. Também garante as despesas médicas, hospitalares e odontológicas que possam ser requisitadas.

  • Exemplo: participante do evento escorrega e cai durante uma festa promovida pelo organizador, responsabilizando o segurado pelas despesas médicas.

Instalação, montagem e desmontagem

Garante o pagamento dos danos materiais ou corporais ocasionados a terceiros ou fornecedores contratados pelo segurado na instalação, montagem e desmontagem da estrutura temporária para o evento.

  • Exemplo: um dos trabalhadores danifica um equipamento de iluminação durante a montagem do palco, necessitando da substituição do item dias antes do evento.

Não utilização do local

Assegura a cobertura dos prejuízos devidos à não utilização do local programado para o evento, seja por interdição ou outro motivo não programado, como consequência de incêndio, alagamento, entre outros.

  • Exemplo: o local do evento é inundado em decorrência de uma tempestade, impossibilitando o seu uso.

Subtração de valores em bilheteria

Indeniza valores em dinheiro ou cheque provenientes da venda de ingressos ou bilhetes para o evento segurado que tenham sido roubados ou furtados, seja no interior da bilheteria ou em trânsito, nas mãos de portadores.

  • Exemplo: durante um evento esportivo, ladrões invadem o estágio de futebol e assaltam, na fila, torcedores que estão entrando no local.

Equipamentos eletroeletrônicos musicais e cinematográficos

Cobre possíveis danos materiais causados a computadores, câmeras de circuito interno, telefones, instrumentos musicais, equipamentos cinematográficos, de iluminação, fotográficos, entre outros.

  • Exemplo: guitarra é furtada nos bastidores de um concerto musical, ocasionando perda material ao músico contratado e impossibilitando a atração.

Danos ao conteúdo do local de risco

Assegura as despesas decorrentes de danos causados aos bens de propriedade do segurado ou por ele utilizados, ocorridos durante a realização do evento segurado e exclusivamente nas dependências do local de risco.

  • Exemplo: os equipamentos de som e iluminação são danificados no local segurado em decorrência de uma queda de energia.

Responsabilidade civil para prédios e construção de terceiros

Protege o segurado contra os danos materiais involuntários causados a imóveis vizinhos ao local onde o evento é realizado, ou aos próprios espaços locados pelo segurado para a realização do evento.

  • Exemplo: durante a montagem de um palco para um show, uma das estruturas de suporte acaba cedendo, causando rachaduras à parede do prédio vizinho.

Responsabilidade civil para pessoas designadas

Protege contra os danos materiais ou corporais sofridos pelas pessoas indicadas no contrato como participantes da realização do evento.

  • Exemplo: durante a organização de um palco, um dos membros da equipe de montagem deixa uma ferramenta cair por acidente e acaba atingindo o pé de um dos organizadores, causando um pequeno hematoma.

Responsabilidade civil fornecimento de bebidas e comestíveis

Assume os custos decorrentes de danos causados a terceiros devido ao fornecimento de bebidas e alimentos durante o evento, quando fornecidos por empresas contratadas pelo segurado.

  • Exemplo: alguns convidados adoecem após o consumo de alimentos contaminados servidos durante uma festa de casamento – sob a responsabilidade do organizador e, consequentemente, do buffet responsável.

Responsabilidade civil fogos de artifício

Cobre possíveis danos materiais ou corporais involuntários causados a terceiros devido a acidentes envolvendo o lançamento de fotos de artifício durante o evento.

  • Exemplo: durante um evento com fogos de artifício de palco, ocorre um princípio de incêndio que danifica alguns equipamentos da estrutura.

Responsabilidade civil guarda de veículos

Existem duas opções de contratação para essa cobertura.

A primeira modalidade é a simples, que garante o reembolso das despesas de reparo de danos causados aos veículos de terceiros que ficaram sob a responsabilidade do segurado durante o evento.

A segunda é a ampla, que oferece cobertura aos veículos de terceiros que sofrerem danos enquanto são conduzidos por um manobrista vinculado ao segurado ou ao estacionamento oficial durante o evento.

  • Exemplo: um manobrista danifica um carro sob sua responsabilidade ao bater durante manobra no estacionamento do evento.

Responsabilidade civil expositor

Assume os custos de eventuais danos corporais ou materiais causados a terceiros devido a acidentes ocorridos no espaço reservado ao expositor.

  • Exemplo: um visitante é ferido ao ser atingido por um objeto que caiu de uma das exposições em uma feira.

Responsabilidade civil organizador

Garante a cobertura dos danos corporais ou materiais causados a terceiros em razão de acidentes relacionados à realização do evento.

  • Exemplo: um convidado sofre ferimentos ao escorregar em um piso molhado não sinalizado em um dos ambientes do evento corporativo.

Quais os riscos excluídos do seguro festa?

Embora seja bastante completo e amplo, alguns riscos estão excluídos do seguro festa. Isso ocorre porque a seguradora estabelece certas limitações para garantir a viabilidade do contrato e manter a viabilidade financeira em relação aos riscos que assume.

Confira os principais riscos excluídos:

  • Atos ilícitos culposos ou dolosos praticados pelo segurado pessoa física, jurídica, beneficiários e/ou seus representantes;

  • Greve, boicote ou ação similar por parte dos funcionários, prestadores de serviços, artistas ou grupo de artistas programados para o evento;

  • Lucros cessantes e/ou demais prejuízos indiretos, ainda que resultados de sinistro coberto;

  • Fracasso financeiro ou escassez de receitas de qualquer empreendimento;

  • Inadimplência financeira ou falta de pagamento de qualquer pessoa física ou jurídica;

  • Danos causados a jardins, árvores, plantações de qualquer tipo e animais;

  • Quaisquer despesas não declaradas ou não aprovadas pelas seguradoras;

  • Entre outros.

Para descobrir a lista completa de itens não cobertos, confira as Condições Gerais do seguro festa!

Qual o valor de um seguro para festa?

É impossível determinar um valor fixo para o seguro festa, uma vez que cada seguro é adaptado a certas particularidades, que incluem o tipo de evento (corporativo, acadêmico, cultural, etc), o tamanho, número de participantes, entre outros fatores.

Contudo, a Associação de Marketing Promocional (AMPRO) difundiu no mercado de seguros que o valor da apólice com formato intermediário gira em torno de 0,4% a 1% do valor total do evento. De qualquer modo, o melhor a se fazer é consultar um corretor de seguros e realizar uma cotação.

Como escolher o seguro festa corretamente?

A seguir, listamos três dicas para te ajudar a escolher seu seguro festa e garantir a proteção que você merece para um evento mais seguro e tranquilo.

Pesquise e consulte várias seguradoras

Ao cotar seu seguro eventos com várias seguradoras, você terá mais opções para avaliar e será mais certeiro para encontrar serviços atrativos, com boas condições e custo-benefício. Nesta etapa, também é importante consultar a reputação das seguradoras para não entrar em nenhuma fria, certo?

Liste as proteções necessários para o evento

Ninguém conhece os riscos que seu evento possui melhor do que você. Esse conhecimento, aliado à expertise do corretor, é a receita certa para escolher a melhor proteção. Portanto, nossa dica é que você comece listando suas principais preocupações, facilitando os próximos passos com o seu corretor.

Analise as coberturas com cuidado

Com as cotações em mãos, é preciso ter cuidado e atenção para garantir que os principais riscos estão contemplados no seguro festa escolhido. É importante ressaltar que, uma vez escolhidas as coberturas e o seguro estiver em vigor, a apólice só se aplicará aos eventos listados no documento.

Dicas para reduzir riscos em festas

Além de contar com um seguro completo para as necessidades do seu evento, adotar medidas preventivas para reduzir os riscos é essencial — e até mesmo uma prática recomendada por algumas seguradoras.

Vamos conferir:

  • Planejar e organizar o evento com eficiência;
  • Investir em segurança e infraestrutura adequada;
  • Treinar e capacitar equipe, fornecedores e prestadores de serviço;
  • Manter uma comunicação eficiente e clara com os envolvidos;
  • Monitorar constantemente o evento e estar preparado para agir rapidamente se uma situação inesperada acontecer;
  • Ter um plano de emergência, incluindo procedimentos de evacuação.

Quais seguradoras fazem o seguro evento para festas?

Diversas seguradoras do mercado brasileiro disponibilizam o seguro festa, atendendo às necessidades específicas de cada cliente e oferecendo um serviço ágil para amparar situações vulneráveis. Confira, a seguir, as principais seguradoras:

  • MAPFRE Seguradora;
  • Porto Seguro;
  • Liberty Seguros;
  • Tokio Marine Seguradora;
  • Berkley Seguradora.

Incidente na festa: como acionar o seguro?

Diante da ocorrência de um evento inesperado no seguro festa, ou seja, um sinistro, o segurado é responsável por entrar em contato imediato com o corretor ou a seguradora para informar o incidente.

Para isso, basta acionar a empresa responsável em um dos telefontes que constam na apólice. Ou, ainda, conferir no site os telefones da Central de Serviços ou SAC disponíveis.

Via de regra, esses são os melhores canais para contato. Porém, algumas empresas ainda oferecem chatbots para facilitar e agilizar o atendimento.

Como contratar o seguro festa?

E então, pronto para escolher suas coberturas e obter o melhor seguro para festa?

O seguro festa é uma alternativa eficiente para proteger pequenos, médios e grandes eventos dos imprevistos que podem ocorrer. Assim, sua empresa se resguarda dos prejuízos e protege a reputação da marca a partir da rápida ação contra os incidentes.

Contratar o seguro festa com a Mutuus é fácil.

Comece acessando nosso formulário de cotação, preencha as informações sobre suas necessidades e pronto: logo em seguida, um consultor entra em contato com você para personalizar seu seguro e informar as melhores cotações disponíveis.

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguro de Eventos

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *