Conteúdo verificado

Seguro danos morais: como funciona essa proteção e qual a importância de contratar

O seguro danos morais é voltado tanto para pessoas físicas quanto para empresas. A depender do ramo de atuação do profissional ou do negócio, esse tipo de proteção se torna uma garantia extra diante da possibilidade de litígios e, consequentemente, riscos financeiros.

No cenário jurídico contemporâneo, centenas de ações baseadas em dano moral são ajuizadas diariamente, em diversas situações — das mais corriqueiras às de grande complexidade e difícil decisão.

Conforme o art. 5º, inciso X da Constituição Federal brasileira, qualquer dano que atinja os chamados direitos da personalidade, configura dano moral.

Ou seja, ataques à honra, liberdade, vida privada, intimidade, entre outros, estão sujeitos às penalidades previstas na lei. Com empresas, funciona de forma similar, pois elas devem proteger, por exemplo, seu nome, reputação e nacionalidade.

Neste texto, você compreenderá o que é o seguro danos morais, como ele funciona e quais os benefícios em contratar esse serviço para você e sua empresa.

O que pode ser considerado dano moral?

Conforme a legislação brasileira vigente, dano moral refere-se a qualquer ação que afete a dignidade de uma pessoa, sua honra, nome, intimidade, imagem, liberdade, saúde, entre outros aspectos. Ou seja, quando são feridos os direitos da personalidade de uma pessoa.

Vale reforçar que danos morais não estão ligados a prejuízos materiais diretos, mas, sim, ao sofrimento psicológico ou emocional provocado por uma ação que cause constrangimento, humilhação, angústia, dor emocional intensa, entre outros sentimentos negativos.

Dessa forma, qualquer violação ou ofensa à vida privada, integridade e imagem de uma pessoa é passível de indenização por danos morais. Em linhas gerais, sendo uma modalidade de responsabilidade civil, o dano moral tem como objetivo reparar os prejuízos psíquicos causados à vítima de um ato ilícito ou abuso de direito.

Geralmente, reconhece-se juridicamente como um direito a ser indenizado quando decorre de uma conduta ilícita ou negligente de terceiros.

O que é seguro danos morais?

O seguro danos morais tem como objetivo proteger o segurado contra as consequências financeiras de ser responsabilizado por causar danos morais a terceiros.

Isto é, essa modalidade oferece cobertura financeira em casos em que uma pessoa ou empresa é acusada de causar danos à reputação, dignidade ou bem-estar de outras pessoas. Nesses casos, o seguro cobre despesas legais, indenizações e custos associados a processos judiciais relacionados a esses danos.

O seguro pode, ainda, dar suporte financeiro ao segurado para assessoria jurídica caso seja ele vítima de dano moral. Segundo o que está previsto no artigo 12 do Código Civil brasileiro, “pode-se exigir que cesse a ameaça, ou a lesão, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuízo de outras sanções previstas em lei.”

Ou seja, qualquer pessoa pode fazer um seguro danos morais, mas ele é especialmente relevante para profissionais liberais e empresas que estão expostos a riscos legais decorrentes das atividades cotidianas. 

Quais seguros oferecem cobertura de danos morais?

Existem diferentes tipos de seguros que podem incluir a cobertura para danos morais, tanto para pessoas físicas quanto para empresas.

Confira a seguir algumas possibilidades disponíveis no mercado atual:

Seguro para pessoas

  • Seguro de responsabilidade civil: esse seguro custeia despesas legais e indenizações de ações de danos morais causados a terceiros por difamação, calúnia, invasão de privacidade, entre outros;

  • Seguro de vida: algumas apólices podem incluir coberturas adicionais para danos morais, como para agressão psicológica;

  • Seguro de automóvel: indeniza terceiros por danos morais em acidente causado pelo segurado e cobre custos legais de defesa em processos judiciais.

Seguro para empresas

  • Seguro APP (Acidentes Pessoais de Passageiros): específicos para veículos automotores que realizam transporte pago de passageiros (táxis, ônibus etc.), cobre danos pessoais de passageiros em acidentes, independentemente da responsabilidade;

Como funciona o seguro danos morais?

O seguro danos morais funciona mediante o pagamento de prêmios regulares pelo segurado à seguradora.

Em caso de reclamação de danos morais cobertos pela apólice, a seguradora assume o pagamento das despesas legais decorrentes de acusações de terceiros e, se for o caso, de indenizações decorrentes dessa ação judicial.

Exemplos de aplicação do seguro danos morais

A seguir, para entender melhor a aplicação desse conceito, confira alguns exemplos:

Empresa

Suponha que uma empresa de tecnologia desenvolve e vende aplicativos para smartphones. Após uma atualização, um de seus apps apresenta uma grave falha, que leva à perda de dados pessoais dos usuários.

Alguns clientes alegam que a empresa negligenciou a segurança dos dados, o que resultou em danos emocionais significativos, como ansiedade pela possível exposição de informações sensíveis. Sentindo-se lesados, eles entram com uma ação judicial coletiva por danos morais contra a empresa.

É nesse momento que o seguro contratado pela empresa entraria em ação, cobrindo custos legais, como honorários de advogados e demais despesas judiciais. Se a empresa for considerada responsável, o seguro também cobre o valor das indenizações (até o limite estabelecido na apólice).

Pessoa física

Em um outro exemplo, voltado à pessoa física, suponha que um motorista tem um seguro auto com cobertura contra danos morais.

Certo dia, ele colide acidentalmente com o carro de outra pessoa. Embora o terceiro atingido não tenha sofrido ferimentos físicos graves, o acidente o deixou emocionalmente abalado.

Como isso gerou problemas, como medo de dirigir e até crises de ansiedade, ele decidiu processar o motorista, solicitando indenização por danos morais devido ao abalo emocional e queda na qualidade de vida.

Apesar disso, como o motorista tem um seguro, acionou a seguradora, que, após confirmar o sinistro, cobriu os custos do processo judicial, incluindo honorários advocatícios e outras despesas.

O que cobre um seguro com cobertura de danos morais?

Entre os principais itens que um seguro danos morais pode cobrir, destacam-se:

Honorários de advogados

O seguro danos morais pode cobrir o pagamento de advogados contratados para defender o segurado em processo judicial, bem como consultorias legais extras para orientações.

A cobertura pode abranger, ainda, honorários periciais, documentação de evidências, recursos extras (como apelações) e demais taxas de litígios e custas processuais que possam surgir durante o processo.

Indenizações

Caso o segurado seja considerado em juízo o responsável por causar danos morais a terceiros e deva pagar indenizações, o seguro pode cobrir esses pagamentos até o limite estabelecido na apólice.

Ações de danos morais podem resultar de casos de difamação, violação de privacidade, assédio ou discriminação.  

Assistência psicológica

Algumas apólices podem cobrir despesas com tratamento psíquico tanto para a parte segurada quanto para terceiros que foram afetados pelos danos morais.

Essa cobertura é especialmente interessante em casos em que há alegação de impactos emocionais significativos, como estresse severo, esgotamento mental, ansiedade ou trauma psicológico.

Mediação e conciliação

Mediação e conciliação são métodos alternativos de resolução de litígios fora dos tribunais tradicionais que também podem ser cobertos pelo seguro danos morais.

A mediação envolve um mediador neutro que facilita a comunicação entre as partes e as ajuda a chegarem a um acordo satisfatório sem julgamento formal. Já a conciliação envolve um intermediário ativo, que propõe soluções para que se chegue a um acordo entre as partes.

Custos de reputação e gerenciamento de crise

Em casos graves, nos quais a reputação do segurado está em jogo, o seguro danos morais pode cobrir os custos de consultoria em relações públicas ou gerenciamento de crise para proteger indivíduos ou negócios.

Essa cobertura inclui também custos de consultoria em relações públicas, monitoramento da situação e assessoria de imprensa para criação de estratégias de recuperação.

A extensão da cobertura pode variar entre seguradoras e contratos. Em geral, essa proteção faz parte de um seguro mais abrangente, como o de responsabilidade civil.

Quanto custa um seguro com cobertura de danos morais?

O custo de um seguro para danos morais não é fixo, pois considera algumas variáveis importantes, como:

  • Perfil do segurado;
  • Valor da cobertura;
  • Riscos associados à atividade da empresa;
  • Políticas de segurança e gerenciamento de riscos;
  • Histórico de sinistros;
  • Localização;
  • Riscos associados à profissão ou ao estilo de vida do indivíduo;
  • Coberturas complementares.

Em virtude desses detalhes, mais uma vez destaca-se a importância de ter o suporte de uma corretora de seguros. Com ajuda profissional, é possível compreender os valores e fazer a escolha do seguro, de maneira informada, sem equívocos, para não haver surpresas negativas após a assinatura do contrato.

Qual a importância do seguro danos morais?

O seguro danos morais é importante para pessoas físicas e jurídicas, pois protege de possíveis despesas significativas decorrentes de processos judiciais relacionados a danos morais.

Para empresas, especialmente, essa proteção é um investimento importante em gestão de risco. Isso porque litígios podem afetar profundamente a reputação dos negócios frente a clientes, fornecedores e investidores. Com isso, eles podem abalar fortemente as finanças, podendo levar até mesmo à falência.

No cenário empresarial, essa cobertura não só protege contra os impactos financeiros de litígios, mas também oferece uma rede de segurança para lidar com as repercussões reputacionais e operacionais decorrentes de incidentes que possam prejudicar a confiança do público e a imagem corporativa.

Igualmente, a contratação de um seguro danos morais demonstra o compromisso da organização com a responsabilidade corporativa e o bem-estar das partes afetadas.

Quais seguradoras fazem seguro com cobertura de danos morais?

Diversas seguradoras nacionais oferecem seguro para danos morais, principalmente voltados para profissionais liberais, prestadores de serviços e empresas. 

Algumas opções são:

  • BB Seguros;
  • Bradesco Seguros;
  • Kovr Seguradora;
  • Liberty Seguros;
  • MAPFRE;
  • Porto Seguro;
  • Seguros Zurich;
  • Tokio Marine.

De qualquer maneira, vale ressaltar que é fundamental verificar os detalhes específicos de cada apólice, pois nem todas as coberturas de responsabilidade civil incluem automaticamente a cobertura de danos morais. As condições, exclusões e limitações variam entre as seguradoras e os tipos de proteção oferecidos. 

Por isso, é sempre recomendado consultar um corretor de seguros de sua confiança para obter orientação detalhada e encontrar a melhor opção para o seu negócio.

Seguro danos morais: como acionar a proteção?

Seguir as instruções detalhadas na apólice é fundamental, pois cada seguradora pode ter procedimentos específicos para acionar a cobertura do seguro de danos morais. De fato, o primeiro passo é se certificar de que o sinistro está coberto. 

Em caso positivo, é preciso realizar o passo a passo básico de qualquer serviço similar.  

O fluxo, em geral, é o seguinte:

  • Informar a seguradora sobre o incidente que resultou na reclamação de danos morais;
  • Reunir todos os documentos que sustentem o pedido;
  • Formalizar o pedido, ficando à disposição da seguradora para solicitação de novos documentos ou investigações.

Após finalizar todos os trâmites iniciais, a seguradora, então, inicia o processo de análise e eventual cobertura dos custos legais e indenizações, de acordo com os termos da apólice contratada.

Como contratar o seguro danos morais?

Para contratar um seguro danos morais, é recomendável comparar condições, coberturas e a reputação das principais seguradoras. Antes da contratação, é preciso revisar os detalhes da apólice, incluindo também os limites e as exclusões que se aplicam.

Parece complicado? Não se preocupe! A equipe de especialistas da Mutuus Seguros está a postos justamente para facilitar sua vida, oferecendo um serviço 100% digital, de simples entendimento e totalmente direcionado às suas necessidades.

Não deixe que litígios o peguem de surpresa: contrate o seguro de danos morais para sua empresa e garanta proteção extra

Em resumo, o seguro danos morais é um investimento fundamental para empresas e profissionais liberais, especialmente porque envolve proteção contra litígios e preservação da reputação — o que pode representar a garantia de continuidade de um negócio ou carreira.

Essa modalidade de seguro cobre custos de defesa frente a ações legais, que são geralmente longas e altamente onerosas. Desse modo, indivíduos e organizações podem enfrentar desafios jurídicos com apoio financeiro adequado. Ou seja, traz segurança e tranquilidade em situações adversas.

Ao considerar a contratação de um seguro danos morais, é importante avaliar as opções disponíveis no mercado. Buscar orientação profissional para fazer a escolha mais adequada é interessante, pois assegura um suporte eficaz em momentos críticos.

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguros

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *