Conteúdo verificado

Capital base: para que serve esse montante mínimo em seguradoras e resseguradoras?

Capital base refere-se ao montante mínimo de capital que uma seguradora ou resseguradora deve manter para garantir sua solidez financeira e sua capacidade de honrar compromissos. 

Este montante é estabelecido por regulações específicas e serve como um pilar fundamental para a estabilidade da empresa.

Nesse sentido, o capital base tem como objetivo garantir a solidez financeira da seguradora ou resseguradora, assegurando que ela possui recursos suficientes para cobrir suas obrigações e enfrentar eventuais perdas. 

Além disso, ele proporciona uma camada adicional de segurança aos segurados. Ou seja, garante que a empresa possa honrar seus compromissos em situações adversas.

Vale destacar que o capital base é composto por ativos líquidos, que incluem dinheiro em caixa, investimentos e outros ativos líquidos que possam ser rapidamente convertidos em dinheiro. 

Também inclui reservas técnicas, que abrangem reservas para sinistros ocorridos mas não avisados, reservas para sinistros avisados mas não pagos, bem como outras reservas necessárias para a operação segura da empresa.

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Glossário de Seguros

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *