Conteúdo verificado

Cotar Seguro: O Que Quer Dizer, Importância E Muito Mais!

Cotar o seguro serve para você não desperdiçar tempo e dinheiro, garantindo que o produto vai atender às suas necessidades. Até porque, existem diversas opções disponíveis no mercado e muitos detalhes para prestar atenção.

Então, com a cotação é possível comparar os serviços oferecidos para tomar a melhor decisão. Ou seja, é como planejar uma viagem: antes é importante pesquisar e comparar diferentes companhias aéreas e hospedagens. 

Assim, você verifica preços, serviços oferecidos, localização e outros detalhes. Isso ajuda na tomada de decisão mais segura, fazendo com que a escolha atenda bem às suas necessidades e o orçamento.

Da mesma forma, cotar um seguro envolve pesquisa e comparação de preços e coberturas oferecidas por diferentes seguradoras. Então, quer entender mais sobre a cotação para tirar o melhor proveito? Continue a leitura!

O que quer dizer cotar seguro?

Cotar seguro é solicitar orçamentos e comparar preços, coberturas e outras informações oferecidas por diferentes seguradoras antes de contratar o serviço. Em outras palavras, é como pedir diferentes propostas para tomar uma decisão informada.

Isto é, ao contratar um serviço mais valioso é importante ter cautela. Afinal, na contratação do seguro, você transfere a responsabilidade financeira de algum incidente que venha a ocorrer para a seguradora.

Por exemplo, você comprou um iPhone, aparelho que pode custar tanto quanto uma viagem internacional. Então, o mais sensato é protegê-lo caso algo aconteça, como um roubo ou dano acidental. 

Nesse caso, você pode cotar um seguro para o seu iPhone, escolhendo a proposta mais alinhada com o seu perfil e interesses. Isso significa entrar em contato com diferentes seguradoras. Parece complexo? Calma!

Muitas corretoras de seguros fazem a cotação on-line, processo simples, rápido e descomplicado. Assim, não é preciso entrar em contato diretamente com cada seguradora. Quer dizer, você fornece algumas informações básicas, como tipo de seguro desejado, e as corretoras mostram as propostas.

Qual é a importância de cotar seguros?

Cotar seguros é importante para buscar a melhor combinação entre coberturas e preços que protejam seus interesses financeiros. Caso contrário, você pode não ser protegido adequadamente, desperdiçando dinheiro. Saiba mais!

Comparação de preços

Ao cotar seguros, é possível ter orçamentos de diferentes seguradoras e comparar os preços oferecidos. Isso ajuda a encontrar uma opção com melhor custo-benefício, evitando comprometer a qualidade da proteção em busca da mais acessível.

Até porque, você só sabe se uma opção é mais vantajosa financeiramente se compará-la com outras e considerar além de preços, coberturas e outros aspectos. Caso contrário, considerar apenas o mais barato pode sair caro

Avaliação das coberturas

Cada seguradora costuma oferecer diferentes tipos e níveis de cobertura. Então, ao cotar seguros, você analisa as oferecidas e verifica quais mais atende às suas demandas. 

Isso permite escolher uma apólice que ofereça proteção adequada para os riscos enfrentados. Por exemplo, ao buscar um seguro de responsabilidade civil profissional, as opções que cobrem danos de longa latência são as mais recomendadas.

Afinal, muitos incidentes demoram para ficar aparentes, fazendo com que quem sofreu as consequências demore a buscar justiça. No entanto, em algum momento a reclamação pode chegar. Assim, é indicado que você ainda seja coberto pelo seguro para se proteger financeiramente.

Personalização do seguro

Ao cotar seguros, existe a oportunidade de personalizar as coberturas conforme as necessidades de cada pessoa. Por exemplo, um seguro para carga transportada oferece diversas coberturas, como: 

  • proteção em caso de danos causados às cargas de terceiros durante o trajeto;
  • proteção em caso de danos às mercadorias de terceiros em viagens fora do território nacional;
  • proteção para o proprietário da carga, caso ela seja danificada ou sofra outro incidente;
  • proteção específica para os transportadores de mercadorias em caso de roubo ou furto;
  • proteção avulsa para uma carga específica, opção para transportes de carga com viagens de baixa frequência.

Percebe como esse tipo de seguro atende a diferentes buscas? Assim, se você não comparar as diversas opções, pode ficar desprotegido em algo importante ou pagar por uma cobertura desnecessária. Em outras palavras, o seguro deve ser adaptado conforme o seu perfil para valer a pena.

Economia financeira

Cotar seguros permite encontrar a melhor relação custo-benefício. Afinal, comparar os preços e as coberturas oferecidas por diferentes seguradoras ajuda a economizar, evitando pagar uma cobertura desnecessária.

Por exemplo, existem seguros anuais, voltados para quem pode correr determinados riscos o ano inteiro. Outros podem ser solicitados pontualmente, caso existam menos riscos de incidentes. 

Então, cotar um seguro pode resultar em economia significativa, especialmente se você precisa apenas de uma cobertura pontual e encontra essa opção na cotação. Assim, o dinheiro economizado pode ser direcionado para outras finalidades, como investir na expansão do negócio — no caso de pessoas jurídicas.

Tomada de decisão informada

A cotação de seguros fornece informações valiosas para ajudar na tomada de decisões informadas. Para isso, você pode avaliar as vantagens e desvantagens de cada opção.

Isso ocorre ao considerar a reputação da seguradora, o atendimento ao cliente, as condições contratuais etc. Inclusive, alguns corretores de seguro explicam essas informações relevantes simplificadamente, dispensando o “segurês”, que pode dificultar a compreensão.

Se você precisar dos serviços de um advogado, por exemplo, e ele utilizar apenas termos técnicos, pode ser difícil compreender sua atuação, não é? Portanto, é recomendado priorizar corretoras que facilitem a comunicação durante a cotação.

Como cotar seguro on-line?

Qual o melhor site para cotar seguro? Na imagem, pessoa aprendendo a como cotar seguro online

Cotar o seguro online é uma opção simples, conveniente e cada vez mais comum atualmente. A seguir, acompanhe os passos necessários!

Identifique as suas necessidades de seguro 

Identifique as áreas da sua vida ou propriedade que você deseja proteger, assim como os riscos específicos enfrentados. Para isso, também é importante considerar o possível impacto financeiro caso ocorra algum incidente, além das suas responsabilidades. 

Por exemplo, contadores, dentistas, arquitetos, advogados e outros profissionais podem causar danos a terceiros por erros ou omissões no trabalho. Então, é uma opção investir em um RCP (Seguro Responsabilidade Civil), já que esses incidentes podem levar a processos judiciais.

E ainda, você tem uma empresa que trabalha com reforma e ampliação de imóveis, por exemplo? Pode ser necessário investir em um seguro que proteja o seu negócio contra prejuízos financeiros na construção civil. Assim, a contratação pode ser personalizada conforme o segmento e o período de obra.

Conheça os tipos de seguro disponíveis

Existem diversos tipos de seguros disponíveis, atendendo às variadas necessidades. Conheça alguns deles:

  • seguro de vida – indeniza financeiramente o segurado em caso de morte, ao cobrir despesas com funeral e ajudar a suprir a perda de renda para os dependentes do segurado;
  • seguro de riscos cibernéticos – protege contra perdas financeiras de ataques cibernéticos, como roubo de dados, violação de privacidade, interrupção de serviços on-line etc;
  • seguro garantia – visa garantir o cumprimento das obrigações contratuais assumidas por uma das partes envolvidas no contrato;
  • seguro empresarial – protege empresas contra riscos e perdas relacionadas às operações comerciais, como incêndios e roubos;
  • etc.

Entenda as coberturas específicas

Os seguros podem oferecer diversas coberturas. Por exemplo, em um seguro pet existe a cobertura básica (como consultas veterinárias, internações, cirurgias etc.) e a ampla. Esta oferece atendimento 24h, transporte do animal em caso de emergência e outros serviços.

A escolha da melhor cobertura depende das suas necessidades e orçamento. Assim, além de considerar as suas condições financeiras, pense no que pode precisar relacionado ao seguro. Quer dizer, se o pet tiver alguma doença crônica ou for mais velho, é bem provável que ele necessite de uma cobertura ampla.

Avalie as necessidades e o orçamento

Com base nas cotações recebidas, avalie quais seguradoras e planos atendem melhor às suas necessidades e orçamento. E ainda, considere a reputação da seguradora, as coberturas oferecidas e o valor do prêmio.

Escolha e contrate o seguro 

Após comparar as opções e decidir qual é a melhor para você, entre em contato com a seguradora selecionada pelo site ou telefone. Assim, é possível finalizar a contratação do seguro.

Lembre-se de ler atentamente todas as informações fornecidas pelas seguradoras. E ainda, tire eventuais dúvidas, como confirmar se todas as coberturas desejadas estão incluídas no plano antes de assinar o contrato de seguro.

Reúna os documentos necessários

Ao solicitar uma cotação de seguro, as corretoras geralmente solicitam algumas informações para calcular o prêmio adequado. As mais comuns são dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, endereço residencial, número de telefone e endereço de e-mail.

E ainda, outras informações solicitadas são o tipo de seguro solicitado e quais beneficiários do seguro, necessário informar na contratação de um seguro de vida, por exemplo.

Qual é a diferença entre cotar seguro e cotar seguro on-line?

A diferença entre cotar seguro e cotar seguro on-line está relacionada à forma como o processo de cotação é realizado. Quer dizer, a cotação de seguro, em geral, refere-se ao processo de solicitar um orçamento para determinado tipo de seguro. 

Isso pode ocorrer entrando em contato diretamente com uma seguradora, seja pessoalmente, por telefone ou e-mail. Então, você fornece as informações necessárias para a seguradora fazer uma avaliação do seu perfil e fornecer um valor estimado para o seguro desejado. 

Por outro lado, cotar seguro on-line envolve o uso da internet. Assim, você pode acessar sites de seguradoras e corretoras de seguros on-line. Essas plataformas oferecem formulários ou ferramentas interativas para preencher informações sobre tipo de seguro desejado, perfil e necessidades específicas.

Como cotar o seguro mais barato?

É possível cotar o seguro mais barato garantindo cobertura das suas necessidades e orçamento ao seguir alguns passos. Acompanhe!

Pesquise seguradoras para cotar seguro

Pesquise e compare as opções de diferentes seguradoras. Você pode fazer isso na própria cotação de seguros, que indica várias ao mesmo tempo. Então, é possível analisar as coberturas oferecidas, os valores dos prêmios e as avaliações dos clientes das seguradoras.

Além disso, saiba que existem seguradoras locais e nacionais. As locais atuam em uma área geográfica específica, como uma cidade, região ou estado. Elas geralmente têm conhecimento aprofundado das condições locais, leis e regulamentações daquela área. 

E ainda, podem oferecer um atendimento mais personalizado, estar familiarizadas com as características locais e serem mais acessíveis para solucionar problemas ou responder a dúvidas.

Enquanto isso, as nacionais têm uma presença e atuação em todo o país. Assim, essas seguradoras costumam ter uma ampla variedade de produtos e serviços disponíveis para atender às diversas demandas dos clientes. 

Além disso, as nacionais tendem a ter maior capacidade de oferecer recursos e benefícios adicionais. É o caso de descontos em múltiplos seguros, rede mais ampla de prestadores de serviços e recursos on-line avançados.

Compare a reputação e a satisfação do cliente

Para comparar a reputação e a satisfação do cliente você pode procurar avaliações on-line, como queixas no Reclame Aqui, e comentários nas redes sociais. Além disso, pesquise em fóruns ou grupos de discussão relacionados a seguros. 

E ainda, ao comparar reputação e satisfação do cliente, considere suas prioridades e preferências individuais. Para isso, se pergunte quais aspectos são mais importantes para você, como atendimento personalizado, agilidade no processamento de sinistros, eficiência na comunicação etc.

Além disso, verifique especialmente a reputação da seguradora em relação à sua capacidade de lidar com sinistros e pagar indenizações.

Verifique a solidez financeira

A solidez financeira indica a capacidade da seguradora cumprir suas obrigações, especialmente no caso de sinistros — dano que leva a solicitação do seguro — maiores.

Assim, saiba que as seguradoras geralmente publicam relatórios financeiros com informações sobre as finanças da empresa, como receitas e despesas. Analisar esses relatórios ajuda a acompanhar a saúde financeira da seguradora e verificar se ela está em uma posição estável.

E ainda, veja se a seguradora é licenciada e regulamentada pelos órgãos competentes do segmento, como a SUSEP. Afinal, ela tem requisitos específicos para garantir que as seguradoras atendam a determinados padrões de solidez financeira e proteção ao consumidor.

Quais são as seguradoras para cotar seguro?

Existem várias seguradoras disponíveis para cotar seguro. Algumas das melhores e mais confianças, oferecendo uma ampla variedade de produtos de seguro, são:

  • Zurich;
  • Liberty Seguros;
  • MetLife;
  • Sompo Seguros;
  • Sura;
  • Tokio Marine Seguradora;
  • BGM Seguros;
  • ARGO Seguros;
  • CAPEMISA Seguro;
  • Invest Seguradora;
  • JNS Seguros;
  • Previsul Seguros;
  • Junto Seguros;
  • Berkley;
  • Pottencial Seguros;
  • Prudential;
  • EZZE Seguros;
  • Pasi;
  • Axa;
  • etc.

Quais são os produtos para cotar seguro? 

O que precisa para cotar seguro? Na imagem, pessoa fazendo simulação online representa a praticidade de corretoras digitais

Existem diversos produtos para cotar seguros. Confira os principais!

Ramos de seguro no Grupo Patrimonial

  • Assistência – Bens em Geral
  • Compreensivo Residencial
  • Roubo
  • Compreensivo Condomínio
  • Compreensivo Empresarial
  • Lucros Cessantes
  • Riscos de Engenharia
  • Riscos Diversos
  • Global de Bancos
  • Garantia Estendida / Extensão de Garantia – Bens em Geral
  • Riscos Nomeados e Operacionais

Ramos de seguro no Grupo Riscos Especiais

  • Riscos de Petróleo
  • Riscos Nucleares
  • Satélites

Ramos de seguro no Grupo de Responsabilidades

Ramos de seguros No Grupo Automóvel

  • Acidentes Pessoais de Passageiros – APP
  • Garantia Estendida / Extensão de Garantia – Auto
  • Carta Verde
  • Seguro Popular de Automóvel Usado
  • Automóvel – Casco
  • Assistência e Outras Coberturas – Auto
  • Responsabilidade Civil Facultativa Veículos – RCFV
  • DPVAT

Ramos de seguro No Grupo de Transportes

  • Transporte Nacional
  • Transporte Internacional
  • Resp. C.T. Rodoviário Interestadual e Internacional – RC ÔNIBUS
  • Responsabilidade Civil Facultativa Veículos – RCFV Ônibus
  • Resp. Civil do Transportador de Carga em Viagem Internacional – RCTR-VI-C
  • Resp. Civil do Transportador Ferroviário Carga – RCTF-C
  • R.C.Transp. em Viagem Internacional pessoas transportadas ou não – Carta Azul
  • Resp. Civil do Transp. Aéreo Carga – RCTA-C
  • Resp. Civil do Transportador Rodoviário Carga – RCTR-C
  • Resp. Civil do Transportador Desvio de Carga – RCF-DC
  • Resp. Civil do Transportador Aquaviário Carga – RCA-C
  • Resp. Civil do Operador do Transporte Multimodal – RCOTMC

Ramo de seguro no Grupo Riscos Financeiros

  • Riscos diversos financeiros
  • Stop loss
  • Fiança Locatícia
  • Crédito interno
  • Crédito à exportação
  • Garantia – segurado setor público 
  • Garantia – segurado setor privado

Ramos de seguro no Grupo Pessoas Coletivo

  • Seguro Funeral
  • Perda do Certificado de Habilitação de Voo – PCHV
  • Viagem
  • Prestamista (exceto Habitacional e Rural)
  • Educacional
  • Acidentes Pessoais
  • Dotal Misto
  • Doenças Graves ou Doença Terminal
  • Dotal Puro
  • Desemprego/Perda de Renda
  • Eventos Aleatórios
  • Vida
  • VGBL/VAGP/VRGP/VRSA/VR

Ramos de seguro Grupo Habitacional

  • Seguro Habitacional em Apólices de Mercado – Prestamista
  • Seguro Habitacional em Apólices de Mercado – Demais Coberturas
  • Seguro Habitacional do Sistema Financeiro da Habitação

Ramos de seguro Grupo Rural

  • Seguro Agrícola sem cobertura do FESR
  • Seguro Agrícola com cobertura do FESR
  • Seguro Pecuário sem cobertura do FESR
  • Seguro Pecuário com cobertura do FESR
  • Seguro Aquícola sem cobertura do FESR
  • Seguro Aquícola com cobertura do FESR
  • Seguro Florestas sem cobertura do FESR
  • Seguro Florestas com cobertura do FESR
  • Seguro da Cédula do Produto Rural
  • Seguro Benfeitorias e Produtos Agropecuários
  • Penhor Rural
  • Seguros Animais

Ramos de seguro no Grupo Outros 

  • Seguros no Exterior
  • Saúde – Ressegurador Local
  • Sucursais no Exterior

Ramos de seguros no Grupo Pessoas Individual

  • Seguro Funeral
  • Perda do Certificado de Habilitação de Vôo – PCHV
  • Viagem
  • Prestamista (exceto Habitacional e Rural)
  • Educacional
  • Acidentes Pessoais
  • Dotal Misto
  • Doenças Graves ou Doença Terminal
  • Dotal Puro
  • Desemprego/Perda de Renda
  • Eventos Aleatórios
  • Vida

Ramos de seguro no Grupo Marítimos

  • Seguro Compreensivo para Operadores Portuários
  • Responsabilidade Civil Facultativa para Embarcações – RCF
  • Marítimos (Casco)
  • DPEM

Ramos de seguro no Grupo Aeronáuticos

  • Responsabilidade Civil Facultativa para Aeronaves – RCF
  • Aeronáuticos (casco)
  • Responsabilidade Civil Hangar
  • Responsabilidade do Explorador ou Transportador Aéreo – RETA

Ramos de seguro no Grupo Microsseguro

  • Pessoas
  • Danos
  • Previdência

Ramos de seguro no Grupo Patrimonial

  • Seguro Assistência – Bens em Geral
  • Seguro Compreensivo Residencial
  • Seguro Roubo
  • Seguro Compreensivo Condomínio
  • Seguro Compreensivo Empresarial
  • Seguro Lucros Cessantes
  • Seguro Riscos de Engenharia
  • Seguro Riscos Diversos
  • Seguro Global de Bancos
  • Seguro Garantia Estendida / Extensão de Garantia – Bens em Geral
  • Seguro Riscos Nomeados e Operacionais

Ramos de seguro no Grupo Riscos Especiais

  • Seguro Riscos de Petróleo
  • Seguro Riscos Nucleares
  • Seguro Satélites

Ramos de seguro no Grupo de Responsabilidades

  • Seguro R.C. de Administradores e Diretores – D&O
  • Seguro R.C. Riscos Ambientais
  • Seguro R.C. Geral
  • Seguro R.C. Profissional

Ramos de seguro no Grupo Automóvel

  • Seguro Acidentes Pessoais de Passageiros – APP
  • Seguro Garantia Estendida / Extensão de Garantia – Auto
  • Seguro Carta Verde
  • Seguro Popular de Automóvel Usado
  • Seguro Automóvel – Casco
  • Seguro Assistência e Outras Coberturas – Auto
  • Seguro Responsabilidade Civil Facultativa Veículos – RCFV
  • Seguro DPVAT

Ramos de seguro no Grupo de Transportes

  • Seguro Transporte Nacional
  • Seguro Transporte Internacional
  • Seguro Resp. C.T. Rodoviário Interestadual e Internacional – RC ÔNIBUS
  • Seguro Responsabilidade Civil Facultativa Veículos – RCFV Ônibus
  • Seguro Resp. Civil do Transportador de Carga em Viagem Internacional – RCTR-VI-C
  • Seguro Resp. Civil do Transportador Ferroviário Carga – RCTF-C
  • Seguro R.C.Transp. em Viagem Internacional pessoas transportadas ou não – Carta Azul
  • Seguro Resp. Civil do Transp. Aéreo Carga – RCTA-C
  • Seguro Resp. Civil do Transportador Rodoviário Carga – RCTR-C
  • Seguro Resp. Civil do Transportador Desvio de Carga – RCF-DC
  • Seguro Resp. Civil do Transportador Aquaviário Carga – RCA-C
  • Seguro Resp. Civil do Operador do Transporte Multimodal – RCOTMC

Ramos de seguro no Grupo Pessoas Coletivo

  • Seguro Seguro Funeral
  • Seguro Perda do Certificado de Habilitação de Voo – PCHV
  • Seguro Viagem
  • Seguro Prestamista (exceto Habitacional e Rural)
  • Seguro Educacional
  • Seguro Acidentes Pessoais
  • Seguro Dotal Misto
  • Seguro Doenças Graves ou Doença Terminal
  • Seguro Dotal Puro
  • Seguro Desemprego/Perda de Renda
  • Seguro Eventos Aleatórios
  • Seguro Vida
  • VGBL/VAGP/VRGP/VRSA/VR

Ramos de seguro no Grupo Habitacional

  • Seguro Habitacional em Apólices de Mercado – Prestamista
  • Seguro Habitacional em Apólices de Mercado – Demais Coberturas
  • Seguro Habitacional do Sistema Financeiro da Habitação

Ramos de seguro Grupo Rural

  • Seguro Agrícola sem cobertura do FESR
  • Seguro Agrícola com cobertura do FESR
  • Seguro Pecuário sem cobertura do FESR
  • Seguro Pecuário com cobertura do FESR
  • Seguro Aquícola sem cobertura do FESR
  • Seguro Aquícola com cobertura do FESR
  • Seguro Florestas sem cobertura do FESR
  • Seguro Florestas com cobertura do FESR
  • Seguro da Cédula do Produto Rural
  • Seguro Benfeitorias e Produtos Agropecuários
  • Seguro Penhor Rural
  • Seguros Animais

Ramos de seguro no Grupo Outros

  • Seguro no Exterior
  • Seguro Saúde – Ressegurador Local
  • Seguro Sucursais no Exterior

Ramos de seguro no Grupo Pessoas Individual

  • Seguro Funeral
  • Seguro Perda do Certificado de Habilitação de Vôo – PCHV
  • Seguro Viagem
  • Seguro Prestamista (exceto Habitacional e Rural)
  • Seguro Educacional
  • Seguro Acidentes Pessoais
  • Seguro Dotal Misto
  • Seguro Doenças Graves ou Doença Terminal
  • Seguro Dotal Puro
  • Seguro Desemprego/Perda de Renda
  • Seguro Eventos Aleatórios
  • Seguro Vida

Ramos de seguro no Grupo Marítimos

  • Seguro Compreensivo para Operadores Portuários
  • Seguro Responsabilidade Civil Facultativa para Embarcações – RCF
  • Seguro Marítimos (Casco)
  • Seguro DPEM

Ramos de seguro no Grupo Aeronáuticos

  • Seguro Responsabilidade Civil Facultativa para Aeronaves – RCF
  • Seguro Aeronáuticos (casco)
  • Seguro Responsabilidade Civil Hangar
  • Seguro Responsabilidade do Explorador ou Transportador Aéreo – RETA

Ramos de seguro no Grupo Microsseguro

  • Seguro Pessoas
  • Seguro Danos
  • Seguro Previdência

Como analisar as propostas de cotação de seguros?

Ao receber as propostas de cotação de seguros, é importante analisá-las cuidadosamente para tomar uma decisão segura. Conheça algumas dicas!

Compare coberturas e valores

Verifique se as coberturas principais estão incluídas e quais as adicionais oferecidas. É importante que elas se alinhem com as suas necessidades. E ainda, compare os valores das coberturas em cada proposta para garantir que sejam adequados com o seu orçamento.

Entenda franquias e limites

A franquia é a parte do prejuízo que você pode precisar pagar antes de acionar o seguro. Assim, caso ocorra sinistro, uma porcentagem do valor pago fica por sua conta, a outra na da seguradora. Enquanto isso, o limite de cobertura é o valor máximo que a seguradora paga em caso de sinistro.

Verifique exclusões e restrições

Leia atentamente as exclusões e as restrições mencionadas nas propostas de cotação. Essas são situações em que a seguradora pode negar uma cobertura. Por exemplo, muitos seguros não cobrem danos decorrentes da vida útil dos bens segurados.

Então, verifique se essas exclusões afetam muito você. De qualquer forma, você decide se vale a pena contratar o serviço mesmo com exclusões, tomando algumas medidas para mitigar os riscos.

Como negociar e personalizar a sua apólice?

Negociar e personalizar a sua apólice de seguro é uma etapa importante para garantir uma cobertura adequada. Assim, listamos algumas recomendações que podem ajudar!

Ajuste coberturas e valores

Ao receber uma proposta de seguro, avalie cuidadosamente as coberturas oferecidas e verifique se elas atendem aos seus interesses específicos. Se houver algo para adicionar ou remover, converse com a seguradora ou o corretor de seguros. 

Por exemplo, se você achar que a cobertura de responsabilidade civil é insuficiente, pode solicitar um aumento no valor dela. Assim, também é importante conhecer os riscos enfrentados e garantir que a sua apólice ofereça proteção adequada contra eles.

Identifique descontos e benefícios

Durante a negociação, pergunte à seguradora ou ao corretor sobre possíveis descontos ou benefícios disponíveis. Por exemplo, alguns oferecem desconto para segurados com histórico de sinistralidade baixa

Além disso, verifique se existem pacotes de cobertura que podem ser mais vantajosos do que contratar separadamente. Assim, você ajusta a sua apólice para ter uma proteção mais abrangente e econômica.

Converse com o corretor ou o agente

O corretor de seguros é um profissional especializado, podendo ajudar a negociar e personalizar sua apólice de seguro. Afinal, eles têm conhecimento sobre o mercado de seguros e podem orientar você na melhor escolha, ajustando os valores e esclarecendo dúvidas. 

Então, converse com esse profissional sobre suas necessidades, preocupações e expectativas em relação à apólice. Esse diálogo pode ajudar a encontrar a melhor solução de seguro.

Como fechar negócios após cotar o seguro? 

Como fechar negócios após cotar seguro? Na imagem, pessoa usando dispositivo móvel para fazer pesquisa em alusão aos passos para fechar negócio após a simulação

Fechar negócios após cotar o seguro envolve alguns passos importantes para garantir que tudo esteja em ordem. A seguir, conheça mais sobre esses passos!

Verifique os detalhes finais

Antes de finalizar a contratação do seguro, verifique se as coberturas, limites, franquias e prêmios estão corretos e conforme o acordado. Certifique-se também de que todas as informações pessoais e do objeto segurado estejam precisas.

Efetue o pagamento e recebendo a apólice

Após verificar os detalhes finais, é necessário efetuar o pagamento do prêmio do seguro. Geralmente, as seguradoras oferecem diferentes métodos de pagamento, como boleto bancário, débito automático ou cartão de crédito. 

Conheça os processos de sinistro e suporte 

É importante compreender como funciona o processo de sinistro e o suporte oferecido pela seguradora. Então, familiarize-se com isso e com os canais de atendimento disponíveis para solicitar assistência ou fazer uma reclamação, se necessário.

Como revisar o seguro contratado? 

É importante revisar regularmente o seguro contratado para garantir que a apólice esteja sempre atualizada e atenda às suas demandas do momento. Então, conheça algumas dicas!

Ajuste coberturas conforme mudanças 

Revise sua apólice sempre que ocorrerem mudanças significativas na sua vida ou empresa, como aumento no valor dos ativos e desenvolvimento de novas atividades comerciais. Afinal, essas mudanças podem afetar suas necessidades de cobertura.

Busque melhores ofertas periodicamente

Mesmo que você já tenha um seguro, é recomendável revisar periodicamente sua apólice para verificar se existem opções melhores disponíveis. 

Isso porque as seguradoras frequentemente atualizam suas ofertas, ajustam preços e introduzem novos recursos ou benefícios. Então, a revisão frequente pode resultar em economias significativas ou contratação de coberturas mais abrangentes.

Encontre a melhor proteção para você e o seu negócio

Então, entendeu o que quer dizer cotar seguros, quais vantagens de fazer isso on-line e a importância da cotação frequente? Como visto, isso permite comparar diferentes seguradoras, coberturas e preços para encontrar a opção mais adequada ao seu perfil.

E aí, quer encontrar a melhor proteção de seguro para você e o seu negócio? Faça uma cotação de seguro rápida, descomplicada e 100% on-line — sem precisar sair do seu local de trabalho — agora mesmo. O resultado sai em pouco tempo!

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguros

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *