Conteúdo verificado

Seguro auto empresa: como funciona a proteção para a frota de empresas e quais coberturas oferece?

Os acidentes de trânsito e os roubos de veículos são preocupações constantes de proprietários de carros. Por essa razão, não apenas pessoas físicas devem contratar uma apólice para proteger esses bens, mas também os negócios que possuem frota de automóveis – para tanto, existe o seguro auto empresa.

Em 2023, foram registrados 65.176 acidentes nas estradas brasileiras, de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). E não apenas nas rodovias os números assustam, nas cidades também. Em São Paulo (SP), o número de mortes no trânsito aumentou 23% no mesmo ano.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), realizada pelo IBGE, foram registradas 564 mil ocorrências de roubos e furtos de carros e motos no país somente em 2021 – uma média de 64 ocorrências por hora

Embora tenha sido constatada uma queda no número de casos de roubos nos últimos anos, o problema ainda é constante, pois em 2023 ainda foi registrada uma média diária de 1.000 casos de roubo e furto no país.  

Diante dessas estatísticas alarmantes, o seguro auto empresa é um importante aliado das organizações de qualquer porte que desejam proteger o seu patrimônio. Neste artigo, tratamos sobre essa apólice, sua relevância, funcionamento e principais coberturas. Acompanhe para saber mais!

O que é seguro auto empresa?

Trata-se de uma modalidade de seguro de carros destinado a oferecer proteção aos veículos de passeio pertencentes a um negócio. Também denominado seguro auto frota ou seguro auto empresarial, a apólice possibilita a inclusão de mais de um carro em um mesmo contrato.

O número de automóveis que caracteriza uma “frota” depende da definição de cada seguradora. Algumas companhias estabelecem, por exemplo, que a partir de dois veículos já se configura uma frota, sendo já possível contratar um produto desse tipo. 

O seguro veículo empresa, como também é conhecido, visa proteger esses bens de imprevistos que podem acontecer a qualquer momento – incluindo acidentes e roubos, mas também problemas mecânicos e panes elétricas.

Portanto, a apólice funciona como uma ferramenta de proteção para que os negócios contem com um amparo ao deparar com situações indesejadas, preservando o seu patrimônio e a sua saúde financeira.

Para quem é destinado o seguro auto empresarial?

Como o próprio nome indica, o seguro auto empresa só pode ser contratado por negócios, ou seja, é preciso ser pessoa jurídica para contratar o produto. 

Nesse sentido, empresas de todos os portes devem contar com uma proteção para a sua frota de veículos de passeio – seja pequena, média ou grande, independentemente da atividade comercial ou segmento de atuação.

Todas as organizações estão expostas a riscos e, ao contar com a apólice, garantem que imprevistos envolvendo os carros de sua propriedade afetem o mínimo possível a sua operação.

Como funciona o seguro auto empresa?

O seguro auto empresarial é uma subcategoria do seguro de frota, este mais amplo, pois  oferece coberturas para todo tipo de frota de uma empresa – incluindo veículos de porte maior, como caminhões, carretas, vans e outros que podem ser utilizados para fins comerciais.

Logo, como já mencionamos, o seguro auto empresa é um tipo de seguro de frota voltado para veículos menores de uma organização. Assim, se estiverem segurados pela apólice e um sinistro previsto entre as coberturas ocorrer, o negócio terá direito à indenização.

A seguir, elencamos alguns exemplos dos tipos de carros que podem ser protegidos por esse seguro:

  • Táxi: veículos destinados ao transporte de passageiros;

  • Veículos de uso comercial: utilizados por empresas para visitas a clientes e fornecedores, entregas, atendimento e outras atividades;

  • Veículos oficiais: usados por órgãos públicos para diferentes fins;

  • Carros de autoescola: automóveis usados para a formação de condutores.

O que cobre o seguro auto empresa?

Ao contratar o seguro veículo empresa, como em todas as apólices, as coberturas básicas são de contratação obrigatória e estão incluídas no valor do prêmio. No entanto, é sempre possível incluir coberturas adicionais, conforme as necessidades do segurado, mediante pagamento de valor adicional ao prêmio.

As coberturas básicas podem variar de acordo com a seguradora, mas, via de regra, incluem incêndio, colisão, roubo e furto, além de danos materiais e/ou corporais causados a terceiros. 

A seguir, detalhamos as principais coberturas básicas e adicionais do seguro auto empresa. Confira!

Coberturas básicas

Entre as coberturas básicas estão:

Incêndio

Cobre prejuízos no carro causados por incêndio e também inclui raio e suas consequências, além de explosão acidental.

Colisão

Colisão, choque, abalroamento, capotagem acidental, queda em precipício ou de pontes e queda acidental de agentes externos sobre o veículo estão incluídos nesta cobertura. Acidentes durante o transporte do veículo por meio apropriado também estão cobertos, além de danos em decorrência de granizo, furacão e terremoto. 

Queda, deslizamento ou vazamento acidental no veículo da carga e/ou objeto por ele transportado em função de colisão, choque, abalroamento ou capotagem acidental também estão incluídos nesta cobertura.

Ainda, submersão parcial ou total em água doce proveniente de enchentes ou inundações também está coberta pela apólice, assim como danos decorrentes de operação de carga e descarga. 

Roubo e furto

A cobertura garante indenização caso o veículo seja alvo de roubo ou furto ou de tentativa dos mesmos, com posterior localização do automóvel.

Danos materiais/corporais a terceiros

Reembolsa valores que o segurado tenha que pagar em razão de danos causados aos bens materiais e patrimoniais de terceiros em decorrência de acidente involuntário causado pelo veículo segurado.

Além dos danos materiais, também cobre danos corporais a terceiros, ou seja, reembolsa valores que o segurado tenha que pagar em função de morte, invalidez temporária ou permanente e despesas com assistência médico-hospitalar de terceiros. 

Estes fatos devem ter sido causados por acidente involuntário ocasionado pelo veículo segurado, seu reboque ou semirreboque.

Vale mencionar que em algumas seguradoras esta cobertura não é básica, devendo, assim, ser contratada como adicional, caso for de interesse do contratante.

Coberturas adicionais

Entre as coberturas adicionais estão:

Acidentes Pessoais de Passageiros

A cobertura de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP) assegura indenização em caso de acidentes pessoais envolvendo passageiros e/ou o motorista de um dos carros segurados.

Isso inclui eventos de origem externa, súbitos, involuntários e violentos que causem lesão física e tenham como consequência direta morte ou invalidez permanente total ou parcial ou torne necessário um tratamento médico. 

Lucros cessantes

Garante a indenização do segurado caso seja preciso suspender as atividades por inviabilidade e, assim, fiquem suspensos também os ganhos da empresa, em função de evento coberto pela apólice.

Carro reserva

Pode ser incluída na apólice também uma cláusula voltada à cobertura de carro reserva, que garante a disponibilização de um carro reserva para substituição do veículo segurado que fique impossibilitado de ser usado.

Outras coberturas adicionais

  • Danos morais;
  • Cobertura para carrocerias e equipamentos;
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
  • Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos;
  • Extensão para garantia de 0km;
  • Kit gás;
  • Despesas extraordinárias;
  • Ampliação do âmbito geográfico.

O que o seguro automóvel empresa não cobre?

A apólice do seguro auto empresa, assim como nas outras modalidades, possui riscos excluídos, ou seja, eventos não cobertos. Eles devem estar descritos nas condições gerais do contrato, e é fundamental que o contratante tenha ciência de quais são para evitar surpresas desagradáveis. 

Podem existir riscos excluídos listados nas cláusulas de coberturas específicas ou, ainda, riscos excluídos gerais da apólice. A título de exemplo, entre eles, costumam estar situações como:

  • Sinistros causados por descumprimento de disposições legais;
  • Submeter o veículo a riscos desnecessários, como atos perigosos ou imprudentes;
  • Atos de hostilidade, guerra, tumulto, motins, terrorismo, vandalismo etc;
  • Transitar em trilhas, estradas ou caminhos impedidos, bem como na areia fofa ou movediça ou em regiões ribeirinhas.

Qual é a importância de fazer o seguro auto para empresa?

Contratar um seguro auto empresa para a sua frota de veículos promove uma maior tranquilidade e, consequentemente, benefícios para o andamento das operações. Isso porque a apólice traz proteção para a frota em relação a situações que são realmente muito comuns no Brasil – especialmente acidentes, roubos e furtos, como citamos anteriormente – e outras.

Dessa forma, o negócio preserva a sua saúde financeira e o seu patrimônio, minimizando os prejuízos e contratempos causados por imprevistos envolvendo os veículos da empresa. 

Ademais, grande parte das seguradoras oferece ainda a possibilidade de contratação de serviço de assistência 24h, o que garante auxílio em caso de pane mecânica, elétrica ou seca, remoção hospitalar em caso de acidente, troca de pneus, chaveiro, táxi ou transporte emergencial e outros itens importantes.

Quanto custa o seguro auto empresa?

Assim como no seguro auto tradicional, a apólice voltada para frota de veículos de empresas tem o valor definido por um conjunto de fatores, não sendo possível determinar um custo único para todos os casos.

O certo é que o valor do prêmio é proporcional ao valor do risco que a seguradora assume e, portanto, fatores como coberturas contratadas, número de carros segurados, histórico dos motoristas e região de tráfego também são fundamentais.

Por outro lado, quando se fala no valor de um seguro desse tipo, há de se pensar que o custo de prejuízos causados por eventos cobertos pela apólice certamente serão muito maiores do que o prêmio a ser pago. Logo, o investimento compensa. 

Sinistro no seguro auto empresa: como acionar a proteção?

Em caso de sinistro previsto entre as coberturas do seguro auto empresarial, é preciso informar imediatamente o corretor ou a central de atendimento da seguradora responsável pela sua apólice.

A comunicação deve ser feita por meio dos canais indicados na apólice e a companhia dá as instruções necessárias para que tudo seja feito da forma adequada. Dependendo do evento, será preciso informar as autoridades e fazer um registro de ocorrência, por exemplo.

Este e outros documentos listados na apólice conforme o tipo de sinistro em questão deverão ser enviados à seguradora para que seja feita a avaliação e a confirmação do ocorrido e, posteriormente, seja realizado o pagamento da indenização.

Quais seguradoras fazem seguro auto empresarial?

  • Allianz;
  • Bradesco Seguros;
  • Itaú;
  • Liberty Seguros;
  • MAPFRE;
  • Porto Seguro;
  • SulAmérica;
  • Tokio Marine;
  • Zurich.

Como contratar seguro auto empresa?

Como no caso dos demais seguros existentes no mercado, o seguro auto empresa também deve ser sempre contratado com o intermédio de uma corretora de seguros. Esta, além da parte prática da contratação, tem o papel de prestar auxílio e tirar dúvidas durante todo o processo.

Um dos pontos interessantes desse seguro é a flexibilidade, pois é possível escolher as coberturas conforme a necessidade, o período de vigência mais interessante para o negócio – anual ou plurianual – e a forma de pagamento desejada, assim como avaliar as opções de franquias flexíveis.

Com uma corretora de seguros digital, como a Mutuus, é possível fazer todo o processo de cotação e contratação online, de forma rápida, ágil e prática.

Conclusão

Diante de estatísticas alarmantes, o seguro auto empresa é um importante aliado das organizações de qualquer porte e segmento na proteção de seu patrimônio e manutenção da saúde financeira.

A apólice é destinada a oferecer proteção aos veículos de passeio pertencentes a um negócio. Entre as suas coberturas básicas, costumam estar incêndio, colisão, roubo e furto, além de danos materiais e/ou corporais causados a terceiros. 

O valor do prêmio da apólice depende de uma série de fatores que definem o risco assumido pela empresa. Porém, independentemente do preço, o seguro auto empresarial traz tranquilidade, proteção financeira, assistência 24h e flexibilidade para quem contrata. 

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguro de Frota

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *