Conteúdo verificado

Seguro auto frota: o que é, principais coberturas (e riscos excluídos) e por que contratar

Então você quer proteger a frota de veículos da sua empresa, mas não sabe como escolher o melhor para o seu caso? É normal ter dúvidas sobre o assunto e é por isso que abordamos os principais detalhes sobre o seguro auto frota neste conteúdo.

Não se preocupe se acha que não tem a “quantidade certa” de veículos para que ela seja considerada uma frota, ou se não sabe quais as melhores seguradoras para contratar esse tipo de proteção. Também fique tranquilo sobre as coberturas: pontuamos as principais para você entender de forma descomplicada.

Junto a isso, esclarecemos determinados conceitos e quais os riscos excluídos do seguro auto frota — o tipo de coisa que você deve saber para não ser pego de surpresa com situações não cobertas. Continue deslizando a tela para ficar por dentro de tudo.

O que é seguro auto frota?

O seguro auto frota, também chamado de seguro automóvel para frota, é um produto de seguro cujo objetivo é proteger a frota de veículos menores de uma empresa. Em geral, estes tratam-se de veículos de passeio. 

Ele é firmado por meio de uma única apólice, assim, a empresa não precisa contratar vários seguros para cada um dos carros da sua frota. Isso também significa que ela, se quiser, só precisará renovar uma única apólice para que toda a sua frota esteja novamente protegida.

Só para deixar claro alguns aspectos conceituais, um “produto frota” trata-se de um seguro coletivo que protege, no mínimo, 2 veículos (embora cada seguradora defina certa quantidade para considerar “frota”). Além disso, ele é destinado exclusivamente para pessoas jurídicas.

Além da proteção aos veículos comerciais de uma empresa, as coberturas de um produto frota também eventualmente podem se estender aos veículos de filiais e empresas coligadas. Isso, é claro, desde que seja comprovado o vínculo entre os respectivos CNPJs.

Qual a diferença entre seguro auto frota e seguro de frota?

O seguro de frota, como já esclarecemos em outro post do nosso blog, traz coberturas para toda a frota de veículos de uma empresa, o que pode incluir caminhões, carretas, vans e outros veículos que ela usa para fins comerciais.

Do outro lado da mesa, temos o seguro auto frota, que se trata de uma subcategoria do seguro de frota. Ele serve para proteger não uma frota com vários tipos de veículos, mas sim uma frota de veículos automotivos, que, de forma geral, englobam os carros de passeio. 

Nesse sentido, podemos até citar três das opções de produtos de seguro auto frota que a seguradora Tokio Marine vende: Auto, Auto Clássico e Auto Econômico. Todos elas, além de veículos de passeio, também contemplam táxi, veículos de transporte de pessoas por aplicativo e pick-up. A partir disso, você consegue entender que o seguro auto frota é bem versátil.

Apesar dessa diferença, também vale ressaltar que é comum o seguro auto frota oferecido pelas seguradoras atender não apenas os carros de passeios, mas também os veículos de carga e utilitários. Além do mais, em termos gerais, este produto de seguro traz coberturas comuns a todos esses veículos, como as coberturas contra roubo, incêndio, furto e colisão. 

Como funciona o seguro auto frota?

Como falamos anteriormente, o seguro auto frota visa garantir coberturas para a frota de veículos de uma empresa. Nesse sentido, para entender como ele funciona, podemos listar alguns tipos de utilização de veículos protegidos neste produto de seguro. São eles:

  • Comercial: uso para visitas a clientes e fornecedores, prospectar novos negócios, entregas, atendimento/conserto a domicilio, entre outras atividades profissionais;

  • Táxi, que se destina ao transporte de passageiros e é provido de taxímetro;

  • Veículos oficiais, que trata dos veículos para realizar atividades de órgãos públicos;

  • Auto escola: veículos usados para a formação de novos condutores.

Sendo assim, desde que contratado o seguro auto frota, caso aconteça algum dos eventos assegurados em contrato com um dos veículos da frota de uma empresa (como uma empresa de auto escola), ele estará devidamente protegido pelas coberturas.

Por que contratar um seguro auto frota?

Existem diversos motivos para que uma empresa contrate um seguro auto frota. Vamos tratar disso detalhando cada razão que mostra os benefícios de se contratar esse seguro.

Proteção

Esse é o motivo número um para que você contrate o seguro auto frota. É por meio dele que você conseguirá proteger a sua frota de veículos contra diversos problemas. Se o veículo for danificado por uma chuva de granizo, por exemplo, ou se acabar sendo roubado, o seguro garantirá as proteções financeiras contra esses imprevistos.

Redução de custos

As seguradoras oferecem descontos — que podemos entender aqui como um “desconto por volume” — caso você decida contratar um seguro auto frota ao invés de contratar um seguro automotivo para cada um dos carros de passeio usados para fins comerciais.

Matematicamente falando, basta entender que a soma das taxas que a seguradora cobra ao fazer um seguro auto para cada veículo separadamente é menor do que a taxa que ela cobra para fazer um seguro auto que engloba, de uma única vez e em uma única apólice, toda a frota de veículos.

Customização

Cada empresa tem as próprias necessidades, seja no que diz respeito às estratégias de gestão que precisa adotar, os profissionais que deve ter em seu quadro de pessoal e, é claro, o seguro auto frota que tem de contratar.

E é diante disso que surge outro ponto positivo do seguro auto frota: a possibilidade de contratá-lo com as coberturas que atendam eficientemente a sua frota de veículos. Ou seja, fica fácil customizar as proteções do seguro com base em riscos específicos aos quais a sua frota pode ficar exposta.

Assistência 24 horas

Outra vantagem que mostra o porquê você deve contratar o seguro auto frota envolve a assistência 24 horas. Na prática, isso significa que, fora a proteção gerada pelas coberturas que falamos há pouco, a frota de veículos da sua empresa também terá assistências à disposição. Entre elas, guincho, chaveiro e socorro mecânico, que resolve problemas mecânicos e elétricos.

O que o seguro auto frota cobre?

Já comentamos brevemente sobre as proteções que o seguro auto frota oferece. Agora, conheça com mais detalhes cada uma dessas coberturas.

Colisão, incêndio e roubo/furto (compreensiva)

Com essa cobertura, danos causados por diversos eventos estão assegurados, como colisão, choque, abalroamento, capotagem acidental, queda acidental em precipícios ou de pontes e, ainda, queda acidental sobre o veículo de qualquer agente externo, desde que esse agente externo não seja parte integrante do veículo nem esteja afixado nele.

Outros cenários cobertos são:

  • queda, deslizamento ou vazamento sobre o veículo da carga ou objeto transportado por causa de acidente de trânsito — observação: não pode ser por conta da simples freada;

  • raio e suas consequências, incêndio ou explosão acidental;

  • roubo ou furto do veículo, seja total ou parcial;

  • acidente durante o transporte do veículo por meio apropriado;

  • submersão do veículo parcial ou total em água doce em virtude de enchentes ou inundações (situações de veículos guardados no subsolo também estão incluídas aqui);

  • granizo, furacão e terremoto;

  • se o segurado ou um terceiro tentar evitar que um sinistro aconteça ao veículo, como roubo, mas acabar causando danos a um bem ou propriedade por conta disso, estes danos são cobertos.

Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos

Com a responsabilidade civil facultativa de veículos, tantos prejuízos causados por danos a móveis e imóveis de terceiros quanto prejuízos causados por danos físicos a pessoas (lesão, incapacidade ou morte) estão cobertos. Aqui, a seguradora pode indenizar diretamente o terceiro ou reembolsar o segurado se ele tiver pago quantias por ter sido acionado judicialmente.

Acidentes Pessoais de Passageiros

Indenização à vítima ou aos seus beneficiários caso o passageiro, devido a um acidente envolvendo o veículo segurado, sofra lesão corporal ou faleça. Ou seja, cobre morte e invalidez permanente total ou parcial de passageiros. O condutor também está incluso. Para ser uma cobertura válida, o veículo tem de ser licenciado para o transporte de pessoas.

Despesas médicas, hospitalares e odontológicas

Reembolso das despesas médicas e hospitalares que o segurado teve de arcar para realizar o tratamento do condutor do veículo e dos passageiros por conta de acidente pessoal coberto e indenizável. 

Quais as coberturas adicionais do seguro auto frota?

Além das coberturas detalhadas anteriormente, no seguro auto frota também, você também pode contratar coberturas adicionais para obter uma proteção mais específica. Confira as principais.

  • Danos causados à blindagem e kit gás do veículo, desde que eles não não façam parte dos itens originais do fabricante;

  • Danos causados à carroceria e/ou equipamentos especiais;

  • Danos a rodas que não fazem parte do modelo básico do veículo;

  • Responsabilidade civil facultativa de veículos (danos morais a terceiros): cobre danos que, por conta do sinistro com o veículo, ofendam a terceiros — ofensa à honra, liberdade, profissão, psique, nome e crédito, por exemplo;

  • Extensão para garantia de 0km: essa cobertura amplia o prazo para indenização integral pelo valor de um veículo novo;

  • Ampliação do âmbito geográfico – RCF-V: a cobertura de responsabilidade civil facultativa de veículos é estendida para Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela;

  • Reembolso ao segurado das quantias que ele pagou, por acordo judicial, pelos danos corporais que o veículo causou a seus sócios, administradores, diretores, empregados, representantes e, também, ascendentes, descendentes, cônjuge e outras pessoas que morem com ele ou dependam economicamente dele.

Quais os riscos excluídos do seguro auto frota?

Existem diversos riscos excluídos do seguro auto frota, entre eles, podemos citar os seguintes:

  • sinistros causados por descumprimento de disposições legais —  dirigir sem ter carteira de habilitação, por exemplo;

  • usar o veículo de forma inadequada com relação a lotações de passageiros, dimensão, peso e acondicionamento da carga transportada;

  • submeter o veículo a riscos desnecessários, atos imprudentes ou perigosos, independentemente de ser antes, durante ou depois do sinistro;

  • perdas e danos causados por perturbação de ordem pública, atos de hostilidade ou guerra, tumultos, motins, terrorismo, comoção civil, sabotagem e vandalismo;

  • perdas e danos causados no veículo por ele transitar em trilhas, estradas ou caminhos impedidos ou não abertos para isso, bem como em aeroportos, areias fofas ou movediças, praias e regiões ribeirinhas;

  • reboque ou transporte do veículo por veículo inapropriado para isso;

  • reembolso pelo reparo feito no veículo sem conhecimento e concordância da seguradora.

Como contratar seguro auto frota?

Para contratar o seguro auto frota (e isso vale para todo e qualquer seguro), o primeiro passo é entrar em contato com uma corretora de seguros. Isso é importante por vários motivos, e um dos principais é porque a corretora vai simplificar todo o processo de contratação para você, esclarecendo dúvidas e guiando na escolha do melhor seguro frota.

Isso fica ainda mais vantajoso quando se trata de uma corretora de seguros online, como a Mutuus Seguros. Com a gente, além de você ter um atendimento rápido, descomplicado e transparente, também poderá contar com um seguro auto frota cotado nas melhores seguradoras do mercado.

E o que isso significa? A melhor proteção para a frota de veículos da sua empresa e tudo dentro do seu orçamento.

Hora de proteger a frota do seu negócio e ficar longe de prejuízos financeiros. Faça uma simulação sem compromisso com a Mutuus agora mesmo.

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguro de Frota

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *