Conteúdo verificado

Seguro corporativo de veículos: como funciona essa proteção para a frota de empresas? 

As empresas e organizações que possuem uma frota precisam contar com uma proteção completa e o seguro corporativo de veículos atua justamente nesse ponto. É isso mesmo: uma única apólice para proteger todos os carros ou caminhões do seu negócio.

Fazer a gestão de frotas próprias não é uma tarefa simples, exige dedicação, além de preparo financeiro. Contar com um seguro auxilia nesse sentido, pois garante que, caso alguma coisa aconteça com um dos veículos, o prejuízo será mitigado.

Neste artigo, explicamos todos os detalhes sobre o seguro corporativo de veículos: o que é, como funciona, quais os tipos existentes, as coberturas e muito mais. Acompanhe para saber tudo o que precisa sobre o tema!

O que é seguro corporativo de veículos?

Trata-se de uma modalidade de seguro voltada a proteger a frota de veículos pertencente a uma empresa

Mais conhecida como seguro frota, a apólice oferece cobertura para dois ou mais veículos que estejam registrados sob um mesmo CNPJ, garantindo proteção contra riscos variados aos quais estes estão expostos.

Este seguro é destinado exclusivamente aos riscos relacionados aos veículos e danos causados por estes ao motorista, aos passageiros ou a terceiros. Sendo assim, não cobre danos à carga transportada – se for o caso –, pois não se trata de um seguro de cargas que cobre riscos aos bens e mercadorias transportados.

O seguro corporativo de veículos pode ser contratado para cobrir tanto veículos de passeio, quanto veículos utilitários ou de carga. Isso pode incluir pick-ups leves e pesadas, caminhões leves e pesados, rebocadores, reboques e semirreboques.

Quais são os principais tipos de seguro corporativo de veículos?

Existem dois tipos de seguro nessa modalidade, baseados justamente na categoria de veículos da organização. A seguir, explicamos melhor cada um deles.

Seguro auto frota

O seguro auto frota é um seguro coletivo que tem a finalidade de proteger a frota de veículos menores de uma empresa. 

Cada seguradora define o número mínimo de carros necessários para que seja configurada uma frota. Segundo as diretrizes de algumas delas, bastam apenas dois componentes, ou seja, se a sua empresa tiver somente essa quantidade já pode contratar a apólice.

Seguro frota de caminhão

Esta apólice oferece cobertura para dois ou mais veículos de transporte pertencentes a uma empresa ou organização, sendo destinado especialmente a caminhões

Lembrando que o seguro frota de caminhões tem a finalidade de oferecer proteção contra danos ao veículo, à carroceria e a terceiros, mas não à carga transportada.

Quem deve fazer o seguro corporativo de veículos?

O seguro corporativo de veículos pode ser contratado por empresas e organizações de todos os portes – pequenas, médias e grandes – e de todos os segmentos. Ou seja, para estar amparado em momentos de urgência, basta ter uma frota. 

Vale mencionar, ainda, que a apólice pode ser contratada no momento da compra dos veículos, de modo que sejam evitados riscos desnecessários.

Seguro corporativo de veículos: como funciona essa proteção?

O seguro de carro corporativo é uma apólice coletiva, o que significa que possibilita que todos os veículos da frota estejam em uma única apólice. Em outras palavras, em vez de contratar um seguro auto para cada um dos veículos, você contrata apenas um seguro que já cobre toda a frota.

Com isso, além do valor pago ser bem mais em conta, todo o processo é muito mais prático, porque é preciso gerir apenas uma apólice, tanto no momento da contratação quanto da renovação.

Além disso, as coberturas de uma apólice do seguro corporativo de veículos podem se estender aos veículos de filiais e empresas coligadas, desde que seja comprovado o vínculo entre os CNPJs em questão.

Ainda sobre o funcionamento da modalidade, vale citar que existem duas formas diferentes por meio das quais pode ser feito o pagamento do seguro – valor de mercado e valor determinado. 

Valor de mercado

No caso de indenização integral, garante o pagamento de uma quantia variável que terá como referência a tabela indicada na proposta do seguro com fator de ajuste em percentual a ser aplicado sobre o valor da cotação do veículo.

Valor determinado

Em caso de indenização integral, o valor a ser pago pela seguradora ao segurado será determinado pelo montante estipulado na apólice.

Quais são as coberturas do seguro corporativo de veículos?

Em geral, o seguro corporativo de veículo cobre danos aos veículos e a terceiros que possam vir a ser prejudicados em função destes. 

A seguir, detalhamos as principais coberturas básicas e adicionais. Vale ressaltar apenas que os itens incluídos na cobertura básica podem variar conforme a seguradora. 

Cobertura básica

Entre as proteções básicas do seguro corporativo de veículos, tem-se:

Colisão

Cobertura para choque, batida ou abalroamento do veículo segurado contra um obstáculo, como outro veículo, um poste, um muro, uma pessoa ou um animal.  Costuma incluir também outros itens, como:

  • Queda acidental, sobre o veículo, de qualquer agente externo, desde que este não seja parte do veículo ou não esteja nele afixado em caráter permanente ou engatado;

  • Queda acidental em precipícios, de viadutos ou pontes;

  • Queda, deslizamento ou vazamento acidental no veículo da carga e/ou objeto por ele transportado, em decorrência de colisão, choque, abalroamento ou capotagem acidental;

Incêndio

Garante indenização em caso de fogo que cause danos materiais ao bem segurado, explosão acidental, além de raio e suas consequências.

Roubo ou furto

Cobre roubo ou furto, total ou parcial, do veículo ou a sua tentativa, com posterior localização do veículo.

Outras coberturas básicas

  • Submersão parcial ou total do veículo em água doce, proveniente de enchentes ou inundações, inclusive nos casos de veículos estacionados no subsolo;

  • Danos provenientes de granizo, furacão e terremoto;

  • Danos ao veículo segurado decorrentes da operação de carga e descarga;

  • Despesas necessárias ao socorro e salvamento do veículo em consequência de um dos riscos cobertos;

  • Reparo do air bag ou reposição deste por outro do mesmo tipo e qualidade, em razão de falha ou defeito.

Coberturas adicionais

Para ampliar a proteção do seguro corporativo de veículos, é possível contratar as seguintes coberturas adicionais:

Danos materiais a terceiros

Reembolsa os valores que o segurado tiver que pagar em razões de dano causado aos bens materiais e patrimoniais de terceiros, em decorrência de acidente involuntário causado pelo veículo segurado ou pelo reboque ou semirreboque atrelado ao veículo no momento do acidente.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Danos corporais causados a terceiros

Garante o reembolso de valores que o segurado tenha que pagar em razão de morte, invalidez temporária ou permanente e despesas com assistência médico-hospitalar de terceiros causadas por acidente involuntário ocasionado pelo veículo segurado, reboque ou semirreboque.

Acidentes pessoais de passageiros

Cobre os passageiros transportados no veículo segurado, incluindo o motorista, em caso de morte ou invalidez permanente, além de despesas médicas e hospitalares.

Despesas extraordinárias 

Cobertura que assegura o pagamento do valor contratado, exclusivamente no caso de indenização integral do veículo segurado. As situações cobertas aqui são roubo ou furto, quando não houver localização do veículo, e indenização integral do veículo segurado em que a propriedade seja transferida à seguradora.

Danos morais

Garante a indenização de terceiros que tenham sido prejudicados em razão da eventualidade no transporte.

Cobertura carrocerias e/ou equipamentos especiais

Carrocerias e equipamentos especiais podem estar incluídos em uma cobertura específica, desde que fixados em caráter permanente no veículo, discriminados na proposta e constatados na vistoria prévia, na nota fiscal ou na apólice anterior.

Assistência 24h para danos causados por eventos adversos

Normalmente pode ser contratada mediante pagamento de prêmio adicional e oferece suporte para problemas mecânicos, problemas elétricos, pane seca, perda ou problemas com chaves, troca de pneus e outros eventos.

Vidros

Cobre situações de quebra ou trinca de vidros, lentes, bases e capas dos retrovisores, lanternas e faróis. Ajuda a evitar multas e penalidades em caso de quebra e trincadura nas superfícies envidraçadas do veículo.

Lucros cessantes

Assegura compensação de ganhos perdidos enquanto o veículo estiver parado por meio de  indenização em caso de redução de faturamento.

O que o seguro corporativo de veículos não cobre?

Existem também riscos excluídos, ou seja, não cobertos pela apólice do seguro corporativo de veículos. A lista é bem extensa, pois inclui prejuízos não indenizáveis para todas as garantias e também situações específicas listadas em cada uma das coberturas.

Aqui, listamos alguns apenas para ilustrar:

  • Desgastes decorrentes do uso, das falhas de material, dos defeitos mecânicos e/ou da instalação elétrica;

  • Responsabilidade assumida pelo segurado por acordos ou convenções, sem autorização prévia da seguradora;

  • Perdas ou danos originados por falta de manutenção, defeitos de fabricação e/ou de projeto e/ou falhas na execução de serviços prestados pela oficina;

  • Depreciação em decorrência de sinistro, da desvalorização do veículo por reparação, da troca de peças e/ou da remarcação do chassi;

  • Desrespeito às leis de trânsito e demais disposições legais emitidas pelo órgão regulador das atividades de transporte e circulação de veículos em geral;

  • Danos ao semirreboque ou reboque, quando atrelado ao veículo segurado;

  • Danos à carga ou objetos transportados;

  • Agravamento dos danos iniciais ocorridos no sinistro;

  • Danos decorrentes de atos de vandalismo, discussões, brigas e agressões;

  • Danos decorrentes da exposição à radioatividade ou à radiação de qualquer natureza;

  • Danos decorrentes de atos de animais de propriedade do segurado.

Quais são as vantagens de fazer o seguro corporativo de veículos?

Contratar o seguro de frotas traz uma série de vantagens para quem o contrata. Além de trazer mais tranquilidade para toda a operação, podemos descrever diferentes benefícios dessa modalidade de apólice que protege um conjunto de carros ou caminhões de diferentes tipologias.

Custo mais baixo

Sem dúvidas, o valor de contratar um seguro coletivo é muito mais em conta do que o valor de um seguro auto ou caminhão individual, pois as seguradoras dão descontos nesses casos. Assim, os contratantes podem ter uma redução significativa de custo para uma proteção completa para todos os seus veículos.

Agilidade e economia de recursos

Com todos os veículos consolidados em uma única apólice, a administração do seguro se torna muito mais simples, otimizando também a gestão da frota. Isso traz agilidade e economia de recursos para a empresa. 

Flexibilidade na contratação

Uma das vantagens deste seguro é a possibilidade de personalizar a apólice conforme as necessidades do segurado. Além das coberturas incluídas, a vigência, a forma de pagamento, as franquias e outras condições também podem ser negociadas, de acordo com o desejo do contratante.

Segurança para toda a frota

A partir da contratação do seguro, todos os veículos da frota estão igualmente protegidos caso algum imprevisto aconteça, assim como a vida dos colaboradores que trabalham na estrada. 

Quanto custa um seguro corporativo de veículos?

Diversos fatores determinam o custo do seguro corporativo de veículos, a começar pelas coberturas contratadas e o número de veículos segurados. 

Além disso, quanto maior o risco, maior o valor cobrado. Sendo assim, variáveis relacionadas a isso também são avaliadas, como a região de tráfego, o histórico dos motoristas, entre outras.

No entanto, certamente trata-se de um seguro com um ótimo custo-benefício, uma vez que os prejuízos com um acidente, roubo ou outra situação certamente custariam muito mais caro.

Quais seguradoras fazem o seguro corporativo de veículos?

  • Allianz;
  • Bradesco Seguros;
  • Itaú;
  • Liberty Seguros;
  • MAPFRE;
  • Porto Seguro;
  • Sul América;
  • Tokio Marine;
  • Zurich.

Como acionar o seguro corporativo de veículos em caso de sinistro?

Em caso de sinistro, é preciso tomar as medidas formais cabíveis, como informar às autoridades policiais e fazer um registro de ocorrência, além de comunicar imediatamente à seguradora sobre o ocorrido.

Ainda, é preciso formalizar o comunicado por meio do aviso de sinistro, normalmente um formulário que pode ser preenchido online disponibilizado pela companhia em questão. O segurado também deverá entregar cópias dos documentos solicitados pela seguradora para a análise do evento.

A documentação necessária para cada cobertura costuma estar descrita nas condições gerais da apólice. Esta pode incluir notas fiscais, laudo de atendimento médico, CNH do condutor, cópia dos comprovantes de licenciamento do veículo e autorização do órgão competente, entre outros.

Como contratar o seguro corporativo de veículos?

O mais recomendado é que a contratação do seguro corporativo de veículos seja realizada com a intermediação de uma corretora de seguros especializada em seguros para empresas, como a Mutuus. Além disso, como já mencionamos, o seguro pode ser personalizado de acordo com o perfil de cada empresa.

Para a cotação, serão solicitados alguns dados básicos e, com a possibilidade de ser tudo online, o processo é muito rápido e ágil – em poucos minutos você receberá as propostas das melhores seguradoras do mercado. 

O corretor poderá oferecer orientação sobre as coberturas indicadas, conforme as necessidades da empresa. Na Mutuus, você conta com suporte especializado durante todo o processo.

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguro de Frota

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *