No sempre desafiador mundo dos negócios, o seguro corporativo serve como um escudo protetor, um aliado confiável na defesa dos ativos das empresas.
Trata-se, de fato, de uma importante ferramenta para proteção dos interesses dos empreendimentos contra uma série de riscos e contingências — muitos deles imprevisíveis.
Assim, é fundamental explorar como funcionam os processos para aquisição de um seguro empresarial, quais são os principais tipos oferecidos no mercado, as coberturas e, ainda, outras questões pertinentes a esse tema.
O que é seguro corporativo?
O seguro corporativo é um acordo preventivo entre uma empresa e uma seguradora. Nele, a empresa se compromete a pagar um prêmio regular e, em troca, recebe a garantia de proteção financeira em caso de adversidades específicas.
Ou seja, é uma segurança contra perdas que podem ocorrer a partir de eventos diversos, como danos materiais, responsabilidade civil, interrupção de negócios, entre outros.
Quem deve fazer o seguro corporativo?
Em um cenário ideal, todas as empresas deveriam fazer o seguro corporativo, seja qual for o porte delas. Afinal, pequenos ou grandes negócios, de qualquer área de atuação, estão suscetíveis a riscos que podem prejudicar tanto operações quanto finanças.
Dessa forma, empresários e gestores — da empresa familiar até a multinacional — devem considerar seriamente a contratação de um seguro corporativo adaptado às necessidades específicas de cada negócio.
Para tornar esse processo mais simples e efetivo, considere contratar o atendimento especializado de uma corretora on-line, como a Mutuus Seguros.
Seguro corporativo: como funciona essa proteção para empresas?
O seguro corporativo busca atender as peculiaridades de cada instituição. Pode, ainda, ser personalizado para caber no planejamento financeiro do seu negócio.
Uma das grandes vantagens desse tipo de contrato são os gastos fixos. Ou seja, sua empresa estará preparada para os imprevistos e seu orçamento ficará protegido em caso de alguma emergência.
A mecânica do seguro corporativo é simples. Em linhas gerais, a contratação e o uso funcionam da seguinte maneira:
- A empresa identifica os riscos que enfrenta e decide quais coberturas são essenciais;
- Em seguida, com o auxílio de uma corretora de seguros online, a empresa faz uma pesquisa de mercado para conhecer as opções de seguradoras disponíveis para obter cotações e selecionar a melhor apólice;
- Uma vez contratado o seguro, a empresa paga um prêmio regular em troca da garantia de cobertura em caso de sinistro;
- Se ocorrer um evento que seja coberto pela apólice, a empresa pode acionar o seguro para receber a indenização correspondente, o que irá ajudá-la a se recuperar financeiramente dos prejuízos.
Quais os principais tipos de seguro corporativo e o que cobrem?
Na busca pelo seguro empresarial ideal para o seu negócio, você irá descobrir que há vários tipos. Por isso, é muito importante conhecer do que cada um trata e suas coberturas.
Somente assim será possível tomar uma decisão informada, escolhendo o tipo de seguro corporativo mais adequado, com serviços que façam sentido na realidade da sua empresa, e alinhado às questões de saúde financeira do empreendimento.
Os principais tipos de seguro para empresa são:
Seguro de vida em grupo: o que é?
O seguro de vida em grupo oferece proteção aos funcionários em caso de morte, invalidez ou doenças graves. Para alguns segmentos, esse tipo de seguro é obrigatório.
Geralmente, é uma forma de benefício oferecida pelas empresas para garantir a segurança financeira dos colaboradores e de suas famílias em situações adversas.
[mautic type=”form” id=”31″]
O que cobre o seguro de vida em grupo?
As principais coberturas do seguro de vida em grupo são:
- Morte acidental: os beneficiários recebem indenização em caso de falecimento do segurado por conta de acidente;
- Auxílio ou assistência funeral: no auxílio, é pago aos beneficiários o reembolso dos gastos do funeral. Na assistência, não há reembolso e os serviços são executados por empresas indicadas pela seguradora;
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente (IPA): os beneficiários recebem indenização em caso de acidente do segurado que provoque perda, redução ou incapacidade funcional definitiva total ou parcial de um membro ou órgão por lesão física;
- Invalidez permanente total ou parcial por doença (ILPD): pode ser acionado em casos em que o segurado é reconhecidamente incapaz de exercer sua atividade profissional principal.
Seguro patrimonial: o que é?
O seguro patrimonial salvaguarda os bens físicos da empresa (como prédios, equipamentos, estoques e mercadorias).
Esse tipo de seguro é válido contra danos causados por uma variedade de eventos. As proteções dependem das coberturas previamente acertadas no contrato.
O que cobre o seguro patrimonial?
As principais coberturas do seguro patrimonial são:
- Incêndio, explosões e descargas elétricas: cobre despesas decorrentes de fogo, salvamento, desentulho, explosão de botijão de gás, caldeiras, cilindros de gás, compressores ou equipamentos. Abrange, ainda, a queda de raios na área do imóvel ou terreno;
- Furtos e roubos: a empresa será indenizada em caso de bem subtraído de forma ilegal (roubo ou furto qualificado) de suas propriedades. Podem estar incluídos na apólice bens diversos, como equipamentos, mercadorias, máquinas e matéria-prima.
Seguro de responsabilidade civil: o que é?
O seguro de responsabilidade civil oferece cobertura contra reclamações de terceiros por danos corporais ou materiais causados durante as operações comerciais da empresa.
Esse tipo de seguro cobre todos os custos legais e as possíveis indenizações resultantes de ações judiciais.
O que cobre o seguro de responsabilidade civil?
As principais coberturas do seguro de responsabilidade civil são:
- Danos materiais: consiste na lesão causada ao patrimônio da vítima, levando à perda ou deterioração total ou parcial de seus bens materiais. Podem ser classificados em danos emergentes (o que foi efetivamente perdido) e lucros cessantes (o que a vítima deixou de lucrar);
- Danos morais: consiste em uma violação do estado psíquico do indivíduo. Em geral, está vinculado a sentimentos como tristeza, dor ou sofrimento, mas pode abranger outras situações;
- Dano decorrente da perda de uma chance: ocorre quando a vítima se vê privada de oportunidade séria e real de obter um ganho patrimonial ou de evitar a perda. É caracterizado pela frustração dessa redução de uma vantagem por ato ilícito de terceiro;
- Danos ambientais: abrange danos que foram causados à natureza, sejam eles causados por eventos propositais ou motivados pela imprudência, imperícia ou negligência.
Seguro de riscos cibernéticos: o que é?
O seguro de riscos cibernéticos protege a empresa contra ameaças digitais, como ataques cibernéticos, violações de dados e ransomwares, que são softwares maliciosos usados para roubo de dados, extorsão e fraudes.
O que cobre o seguro de riscos cibernéticos?
As principais coberturas do seguro de responsabilidade civil são:
- Vazamento de dados: prevê indenizações de responsabilidade por danos pessoais e corporativos e pela responsabilidade civil quando informações confidenciais do negócio são divulgadas por meios ilegais ou indevidos;
- Tentativas de invasão: garante a não paralisação dos serviços e atividades em caso de tentativa de invasão de servidores e sistemas. Além disso, pode prever em apólice o monitoramento e investigação desse tipo de ação ilícita;
- Restauração de dados eletrônicos: cobre os custos para o restabelecimento ou recriação de dados, inclusive criptografados, e até mesmo custos da responsabilidade por terceiros.
Quais os riscos excluídos em um seguro corporativo?
Um ponto muito importante a atentar antes de optar por um seguro corporativo são os riscos excluídos. Ou seja, é crucial revisar com todo cuidado a apólice antes da assinatura para entender o que não está coberto na contratação.
Essas exceções devem estar extremamente claras para que seja possível escolher a modalidade de seguro mais alinhadas às necessidade do negócio. E, especialmente, para não haver problemas ao acionar a seguradora, como o não atendimento do sinistro.
Os riscos excluídos variam conforme o tipo de seguro corporativo, bem como de uma seguradora para a outra. Contudo, de maneira geral, eventos como guerras, atos terroristas e negligência intencional estão fora das coberturas.
Quais as vantagens do seguro corporativo?
As vantagens da contratação de um seguro corporativo são muitas.
Em geral, fala-se que um seguro é contratado com a expectativa de que não seja usado. E é verdade.
O que se espera é que nunca seja preciso acioná-lo, pois isso significa que a empresa passou por algum grande problema estrutural ou financeiro e precisa de ajuda imediata para resolvê-lo.
Porém, como boa parte dos sinistros, infelizmente, eles não são 100% evitáveis — muitos são imprevisíveis ou não contornáveis com medidas de prevenção, tornando a contratação do seguro empresarial uma necessidade.
Contratando uma apólice a partir de informações claras e com uma cobertura alinhada às necessidades do negócio, a empresa fica protegida de abalos financeiros inesperados. Ou, ainda, tem uma ferramenta de recomposição, uma ajuda em um cenário de reconstrução.
Além da proteção financeira, o seguro corporativo garante:
- Conformidade legal e regulatória;
- Continuidade dos negócios em casos de sinistros;
- Tranquilidade para gestores e proprietários;
- Possibilidade de oferecer benefícios para os funcionários (no caso do seguro de vida, por exemplo).
Qual o valor de um seguro corporativo?
Chegamos em um ponto vital: quanto custa para a empresa manter um seguro corporativo?
Não há uma resposta objetiva que contemple todos os casos. Afinal, esse valor depende de muitos fatores, como coberturas contratadas, tamanho da empresa, histórico de sinistros e, obviamente, o quanto a empresa pode dispor de seu orçamento.
Por conta disso, é sempre recomendável a empresários e gestores que comparem as opções disponíveis antes de tomar uma decisão, realizando uma simulação para saber o custo aproximado.
Essa escolha deve ser feita a partir de muita informação confiável e alinhamento às peculiaridades do negócio. Nesse sentido, a corretora on-line Mutuus Seguros pode ajudá-lo a encontrar o seguro corporativo que melhor se adaptar às suas demandas e realidade.
Quais seguradoras fazem o seguro corporativo?
Para escolher uma seguradora, é preciso confiança. Por isso, vale ressaltar mais uma vez que, antes, deve-se fazer uma pesquisa séria e aprofundada no mercado. Com isso, você irá entender o que cada uma oferece e quais são seus valores.
Há várias seguradoras que oferecem seguro corporativo, em diversas modalidades. É preciso estabelecer um contato efetivo e claro com os responsáveis para essa contratação, se certificando de que os processos foram compreendidos e que os serviços atendem na plenitude o que se deseja e precisa.
Nesse contexto, torna-se interessante pensar na importância de fazer o seguro por meio de uma corretora de seguros on-line, como a Mutuus Seguros. Dessa maneira, você tem menos preocupações e garante um atendimento direcionado.
Algumas das principais seguradoras que comercializam seguros para empresas são:
- BB Seguros;
- Bradesco Seguros;
- Itaú;
- Liberty;
- Mapfre;
- Porto Seguro.
Como acionar o seguro corporativo em caso de sinistro?
Muitas empresas temem o momento de acionar o seguro, pois nem sempre têm clareza sobre coberturas e procedimentos. Por isso, bate-se muito nessa tecla: é fundamental estar a par de todos os detalhes.
Com isso em mente, em caso de necessidade de acionamento, em geral, basta contatar a seguradora o mais rápido possível e seguir os procedimentos indicados na apólice.
Isso geralmente envolve preencher um formulário de aviso de sinistro e fornecer a documentação relevante para comprovar as perdas sofridas.
A rapidez e a precisão — tanto da empresa quanto da seguradora — são essenciais nesse momento.
Como contratar seguro corporativo do jeito certo?
Antes de contratar um seguro corporativo, é preciso atentar a alguns pontos-chave:
- Avaliar as necessidades e peculiaridades da sua empresa: “O que é fundamental ser segurado?“
- Comparar as alternativas disponíveis no mercado a partir dessas necessidades. Há muitas opções, uma delas com certeza irá atender suas demandas de forma consistente;
- Analisar detalhadamente e com muito cuidado os termos e as condições das apólices. Nesse sentido, é crucial buscar orientação especializada, como na corretora on-line Mutuus Seguros, para se certificar de pontos em que tenha dúvidas.
Após a assinatura do contrato, é importante também revisar periodicamente a apólice e ajustar as coberturas conforme necessário.
Seguro corporativo: maior tranquilidade para a sua empresa
O seguro corporativo, mais do que uma precaução importante, é um elemento essencial na estratégia de proteção e crescimento de uma empresa.
Portanto, investir nessa contratação de maneira adequada — considerando todos os pontos levantados aqui — é uma decisão inteligente.
Lembre-se: clareza e confiança são as prioridades na hora de fechar um contrato que pode determinar o sucesso, a sustentabilidade e a resiliência do seu negócio diante dos desafios do ambiente empresarial contemporâneo.
Ficou com alguma dúvida?