Conteúdo verificado

Seguro danos elétricos empresarial: o que é, como funciona essa proteção e qual a sua importância?

As enchentes no Rio Grande do Sul, ocorridas no primeiro semestre de 2024, causaram danos elétricos de mais de 1 bilhão. Parte dos prejudicados foram empresários, que tiveram os seus equipamentos e instalações eletroeletrônicas danificados. Consegue imaginar passar por isso? Felizmente, para situações assim existe o seguro danos elétricos

Ele oferece indenização para cobrir custos dos reparos e substituições, evitando prejuízos ainda maiores e auxiliando um negócio a se recuperar rapidamente. Até porque você já percebeu que danos elétricos podem trazer grandes estragos.

Imagine que, certo dia, você é surpreendido com um curto-circuito no poste de energia. Foi o que aconteceu em Maceió (AL), afetando cerca de 10 residências. Esse problema tende a danificar os equipamentos e instalações eletroeletrônicas tanto de empresas quanto de casas.

E aí, consegue pensar no prejuízo que isso traria se fosse no seu negócio? É para isso que o seguro danos elétricos empresarial existe. Continue com a gente e tire as suas principais dúvidas sobre ele!

O que é o seguro danos elétricos?

O seguro de danos elétricos é uma proteção adicional que empresas podem contratar para garantir cobertura para danos aos equipamentos e instalações elétricas

Quer dizer, se os aparelhos eletrônicos ou sistemas elétricos forem danificados por problemas elétricos, como variações de tensão ou curtos-circuitos, a seguradora é acionada. Com isso, ela paga pelos reparos ou substituições até o limite máximo definido no contrato. 

O seguro danos elétricos consiste em uma cobertura adicional do seguro empresarial. Ele ajuda a evitar prejuízos financeiros e permite que a empresa se recupere rapidamente de incidentes elétricos.

Por exemplo, durante uma tempestade, uma empresa pode sofrer uma queda de energia que causa uma grande oscilação de tensão. Isso faz com que vários computadores e outros equipamentos eletrônicos queimem.

Em muitos casos, o estrago pode ultrapassar R$ 10 mil, fora os custos adicionais de tempo parado e perda de dados.

Sem o seguro de danos elétricos, você teria que arcar sozinho com todos os custos de conserto e troca desses equipamentos. Com essa proteção, no entanto, a seguradora indeniza o segurado pelos prejuízos sofridos e minimiza o impacto financeiro. 

Quais os dois tipos de seguro danos elétricos?

Existem dois tipos de seguro essenciais quando se trata de danos elétricos inesperados. A seguir, saiba mais detalhes sobre cada um deles:

Seguro danos elétricos residencial 

O seguro residencial contra danos elétricos é projetado para proteger sua casa e seus pertences contra prejuízos causados por problemas elétricos. Ele cobre danos causados por: 

  • curtos-circuitos;
  • variação anormal de tensão;
  • descargas elétricas;
  • entre outros eventos elétricos acidentais. 

Por exemplo, aconteceu um curto-circuito que danificou a sua geladeira ou computador? O seguro pode cobrir os custos de reparo ou substituição.

Seguro danos elétricos empresarial

O seguro empresarial para danos elétricos visa proteger empresas e suas operações contra os mesmos tipos de riscos elétricos. Quer dizer, ele cobre equipamentos e instalações eletroeletrônicas utilizados no ambiente empresarial. 

Isso inclui danos causados por variação anormal de tensão, curtos-circuitos, arco voltaico, entre outros eventos elétricos. Conforme mencionado, ambos os tipos de seguro por danos elétricos são importantes, porém, hoje, focaremos no seguro danos elétricos empresarial.

Como funciona o seguro danos elétricos empresarial?

O seguro danos elétricos empresarial funciona protegendo a empresa contra prejuízos causados por problemas elétricos. Listamos os pontos principais de como ele funciona:

Vigência do seguro

O seguro começa e termina às 24 horas das datas indicadas na apólice/certificado individual de seguro. O início de vigência depende se houve pagamento do prêmio:

  • sem pagamento inicial – inicia na data de aceitação da proposta pela seguradora;
  • com adiantamento do valor do prêmio – inicia na data de recepção da proposta pela seguradora.

Limite máximo de indenização

Deve ser pelo menos 80% do valor dos bens segurados. Isso significa que, em caso de perda total, você receberá até 80% do valor total dos bens como indenização. 

Em certas situações, pode haver rateio, onde você recebe apenas parte da indenização. Isso ocorre devido à proporção entre o valor segurado e o valor real dos bens no momento do sinistro.

Personalização

Ao contratar o seguro por danos elétricos empresarial, você tem acesso à cobertura básica, que inclui:

  • incêndio, raio, explosão e implosão;
  • acionamento acidental do sistema de combate a incêndio;
  • recomposição de documentos.

Depois, é possível adicionar, entre outras coberturas extras, a voltada para cobrir danos elétricos da empresa. As condições específicas dependem do contrato e da seguradora escolhida. 

Beneficiário da indenização

Na proposta de seguro, você pode indicar quem será o beneficiário em caso de indenização. Se não houver indicação, o próprio segurado será considerado o beneficiário.

Prioridade de pagamento

Se acontecer um sinistro, a indenização será paga primeiro ao beneficiário nomeado na apólice. Se sobrar algum valor, ele pode ser pago ao segurado.

Condições de cancelamento

O seguro pode ser cancelado a qualquer momento. Para isso, o segurado e a seguradora devem concordar e fazer uma solicitação por escrito com pelo menos 30 dias de antecedência. Se o segurado quiser cancelar, parte do valor pago pelo seguro pode ser mantida pela seguradora, calculada com base no tempo que já passou do contrato.

Perda de direitos

O segurado pode perder o direito à indenização e até ter o seguro cancelado sem restituição do prêmio pago em algumas situações. Entre elas: 

  • se agravar intencionalmente o risco coberto;
  • deixar de cumprir obrigações contratuais;
  • agir de má-fé, como omitir informações relevantes na proposta de seguro.

Obrigações do segurado

As obrigações do segurado incluem:

  • comunicação imediata de eventos que possam alterar o risco;
  • preservação de vestígios de sinistros;
  • cumprimento das instruções da seguradora durante a vigência do seguro.

Quais as vantagens de fazer o seguro danos elétricos para a sua empresa?

Fazer um seguro danos elétricos empresarial protege os seus ativos materiais e contribui para a segurança financeira e operacional da sua empresa. Entenda:

Proteção financeira

O seguro cobre os custos de reparo ou substituição de equipamentos e instalações danificados por problemas elétricos, como curtos-circuitos, variações de tensão ou descargas elétricas. 

Isso evita que a sua empresa tenha que arcar com despesas imprevistas e elevadas. Por exemplo, imagine que o seu sistema de ar condicionado queime repentinamente. A troca por um novo pode custar cerca de R$ 10 mil, dependendo do tipo e da capacidade.

Continuidade dos negócios

Em caso de danos elétricos, o seguro ajuda a minimizar o tempo de inatividade da empresa. Afinal, com os equipamentos cobertos pelo seguro, você pode restaurar as operações rapidamente, reduzindo perdas de produção e mantendo o fluxo de trabalho.

Cobertura abrangente

Além dos equipamentos elétricos, o seguro pode cobrir outras partes essenciais para o funcionamento do seu negócio. Entre elas, sistemas de computadores, máquinas industriais e sistemas de climatização.

O que cobre o seguro de danos elétricos empresarial?

O seguro de danos elétricos empresarial cobre os seguintes eventos, desde que expressamente incluídos no contrato de seguro:

Variação anormal de tensão ou curto-circuito

Tratam-se de situações em que ocorrem oscilações inesperadas na voltagem elétrica ou curtos-circuitos, que podem danificar equipamentos elétricos. Por exemplo, um pico de tensão durante uma tempestade pode queimar computadores ou máquinas de uma empresa.

Arco voltaico

É um fluxo contínuo de eletricidade que ocorre entre dois pontos, causado por uma corrente elétrica fora de controle. Isso pode causar problemas como danos em equipamentos eletrônicos, incêndios e até interrupções na produção da empresa.

Calor gerado acidentalmente por eletricidade

É possível que o calor excessivo gerado pelo uso normal de equipamentos elétricos danifique os produtos. Por exemplo, um sistema de ar condicionado central da sua empresa pode sobrecarregar e parar de funcionar.

Descargas elétricas

Descargas elétricas são picos súbitos de eletricidade que costumam acontecer devido a raios ou falhas em sistemas elétricos. Como consequência, isso tende a queimar transformadores ou disjuntores, podendo resultar em apagões, danos a equipamentos e, em casos mais graves, incêndios.

Eletricidade estática

Trata-se de uma carga elétrica acumulada em superfícies não condutoras, que pode ser liberada de forma repentina e imprevista. Por exemplo, um funcionário ao tocar em um computador, arrisca causar uma descarga estática e danificar o sistema eletrônico interno.

Indução elétrica ou eletromagnética

Fenômenos causados por campos elétricos ou magnéticos podem gerar correntes indesejadas em equipamentos, o que é coberto pelo seguro. 

Quais os riscos excluídos no seguro de danos elétricos empresarial?

No seguro de danos elétricos empresarial, os riscos excluídos incluem:

  • desgaste natural pelo uso, deterioração gradual, erosão, corrosão, oxidação, incrustação e fadiga;

  • desligamento intencional de dispositivos de segurança ou controles automáticos;

  • defeitos preexistentes conhecidos pelo segurado;

seguro empresarial da Mutuus Seguros
  • danos a componentes específicos como fusíveis, resistências, lâmpadas, reatores, datashows, entre outros que necessitam de trocas periódicas;

  • danos elétricos causados a válvulas eletrônicas de estações e torres de rádio e televisão, torres de eletricidade, fios ou cabos de transmissão;

  • danos elétricos causados por água ou substâncias líquidas;

  • danos a componentes mecânicos, químicos ou filtros, bem como a mão-de-obra para reparação ou substituição desses componentes;

  • danos elétricos decorrentes de falhas mecânicas;

  • má qualidade e vícios intrínsecos;

  • danos exclusivamente a telas ou displays de equipamentos.

Como evitar danos elétricos na sua empresa?

Para evitar danos elétricos na sua empresa, siga estas orientações específicas:

Manutenção regular

Agende inspeções elétricas periódicas por profissionais qualificados para verificar a condição dos fios, cabos, painéis elétricos e outros componentes. Afinal, manutenções preventivas ajudam a identificar e corrigir problemas antes que causem danos.

Proteção contra surtos

Instale dispositivos de proteção contra surtos (DPS) nos pontos de entrada de energia da empresa e em equipamentos sensíveis. Isso ajuda a proteger contra picos de tensão elétrica que podem danificar aparelhos eletrônicos.

Aterramento adequado

Certifique-se de que todos os sistemas elétricos estejam aterrados. O aterramento adequado ajuda a dissipar correntes elétricas indesejadas, reduzindo o risco de curtos-circuitos e danos.

Treinamento dos funcionários

Eduque seus funcionários sobre práticas seguras de uso de eletricidade. Por exemplo:

  • não sobrecarregar tomadas;
  • desconectar equipamentos quando não estiverem em uso;
  • relatar imediatamente qualquer problema elétrico suspeito.

Substituição de equipamentos antigos

Considere a substituição de equipamentos elétricos antigos ou obsoletos por versões mais eficientes e seguras. Equipamentos desgastados têm maior probabilidade de causar problemas elétricos.

Proteção em caso de falhas

Mantenha sistemas de backup, como geradores ou nobreaks, especialmente para equipamentos críticos. Isso garante continuidade operacional em caso de interrupções elétricas.

Qual o valor de um seguro danos elétricos para empresa?

O valor do seguro de danos elétricos pode ser a partir de R$ 500, caso seja um estabelecimento com menor risco, como escritórios. Locais mais suscetíveis a riscos, como lojas e restaurantes, podem custar a partir de R$ 1 mil.

Com isso, tem-se que o valor exato depende de vários fatores, como:

  • tamanho do estabelecimento; 
  • valor dos equipamentos elétricos a serem segurados;
  • demais coberturas específicas escolhidas pelo proprietário;
  • etc.

Quer ter uma noção melhor de quanto ficaria o valor do seguro danos elétricos para a sua empresa? Basta simular rapidamente clicando aqui.

Quais as principais seguradoras de seguro danos elétricos?

Algumas das principais seguradoras que oferecem seguro para danos elétricos empresarial são:

Sinistro aconteceu: como acionar o seguro danos elétricos?

Quando ocorre um sinistro por danos elétricos, é essencial seguir alguns passos para acionar o seguro. Entre eles:

Comunique o sinistro

Preencha o Formulário de Aviso de Sinistro, detalhando o evento, suas causas e consequências.

Documente os danos

Liste todos os itens danificados devido ao problema elétrico, descrevendo o que foi afetado, quantidades e valores estimados.

Obtenha orçamentos

Providencie três orçamentos para o reparo ou substituição dos bens danificados. Cada orçamento deve incluir separadamente:

  • descrição detalhada dos serviços;
  • materiais;
  • mão-de-obra, com condições de pagamento e prazos claros.

Documentação necessária

Prepare:

  • notas fiscais de aquisição dos bens;
  • controle de estoque;
  • livros de entrada e saída de mercadorias;
  • documentos que comprovem os custos das mercadorias afetadas, como cotações e composição de custo, se aplicável.

Laudo técnico

É importante obter um laudo técnico elaborado por assistência técnica qualificada, especialmente se for preciso substituir os bens devido à impossibilidade de reparo.

Perícia da seguradora

A seguradora enviará peritos para investigar os danos. Eles irão avaliar os prejuízos e verificar as causas do sinistro, evento inesperado que resultou nos danos aos bens segurados.

Documentação adicional

Dependendo da cobertura específica do seguro, outros documentos podem ser necessários para comprovar os danos elétricos e pagar o sinistro.

Recusa de sinistro

Quando a seguradora recusa um sinistro, isso geralmente ocorre por motivos como:

  • documentação incompleta;
  • não cumprimento das condições do contrato de seguro;
  • eventos não cobertos pela apólice;
  • suspeita de má-fé por parte do segurado. 

Nesse caso, a seguradora deve comunicar os motivos da recusa por escrito ao segurado dentro de 30 dias após receber toda a documentação necessária.

Como os prejuízos por danos elétricos são apurados?

Quando ocorrem danos elétricos cobertos pelo seguro, os prejuízos são calculados da seguinte forma:

Valor de novo

Para móveis, objetos e utensílios afetados, o valor da indenização é inicialmente calculado com base no “valor de novo”. Isso significa que a seguradora pagará o custo necessário para substituir o item danificado por um novo de características idênticas.

Depreciação

Alguns equipamentos podem ter seu valor ajustado conforme a depreciação, que considera o tempo de uso e o estado do bem. Por exemplo, equipamentos de informática e outros bens são depreciados com base em uma tabela específica fornecida pela seguradora.

Como é feito o pagamento da indenização por danos elétricos?

O pagamento da indenização por danos elétricos ocorre da seguinte maneira:

Apuração dos prejuízos

Primeiramente, os prejuízos são calculados, considerando o valor dos bens danificados após aplicar a depreciação e deduzir a franquia estabelecida na apólice.

Prazo de pagamento

Após a apresentação dos documentos, a seguradora tem até 30 dias para pagar a indenização devida. Isso acontece desde que todos os requisitos sejam cumpridos sem necessidade de informações adicionais.

Forma de pagamento

A indenização pode ser paga em dinheiro, reposição dos bens danificados ou reparo dos mesmos, conforme acordado entre as partes. Se não for possível a reposição ou o reparo dos bens, a indenização será paga em dinheiro.

Como contratar o seguro danos elétricos?

Primeiro, você deve contratar o seguro empresarial, que tem uma cobertura básica. Depois, adicione a cobertura extra por danos elétricos. Para entender melhor, listamos as principais informações envolvidas na contratação. Confira:

Corretora de seguros

A corretora é uma empresa especializada que ajuda a encontrar a melhor opção de seguro para suas necessidades, explicando os detalhes envolvidos. O corretor faz uma cotação de seguros, levantamento dos planos disponíveis no mercado que atendem ao seu perfil. 

Assim, após analisar as opções e escolher o plano, você preenche a proposta de seguro para contratar o seguro de danos elétricos.

Contratação do seguro

A contratação do seguro requer informações cadastrais detalhadas do segurado, sujeitas à análise de risco pela seguradora dentro de 15 dias do recebimento da proposta.

Recusa da proposta de seguro

Se houver recusa, a cobertura continua por mais 2 dias úteis, com restituição do valor pago em até 10 dias corridos. Além disso, é descontada a parte proporcional ao período de cobertura.

Renovação do seguro

A renovação é automática uma única vez, com prévia comunicação e pagamento do prêmio. Para as próximas renovações, uma nova proposta deve ser assinada pelo segurado.

Simule o seguro danos elétricos empresarial com a Mutuus

Então, entendeu como um seguro danos elétricos empresarial pode ser útil para segurança financeira e continuidade das suas operações?

Com ele, você se protege contra os custos inesperados, que podem causar prejuízos de mais de 1 bilhão, como ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. 

Portanto, simule o seguro danos elétricos empresarial com a gente e se proteja! Fazemos cotações rápidas, descomplicadas, 100% digitais e nas melhores seguradoras

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguro Patrimonial

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *