Conteúdo verificado

Seguro empresas: como funciona, principais tipos e 7 dicas para escolher a melhor opção

Entre as mais de 9 milhões de empresas ativas no Brasil, dados estimam que apenas 10% delas possuem o seguro empresas, também chamado de seguro empresarial. 

O fato é que qualquer empresa enfrenta riscos diariamente, em especial quando está crescendo. Por isso, o seguro empresas é instrumento essencial para mitigar os prejuízos.

Na prática, o gerenciamento de riscos empresarial é realizado para ajudar a evitar riscos operacionais, financeiros, de origem catastrófica, entre outros. 

Quando esse planejamento é eficaz, os principais riscos que envolvem o negócio ficam transferidos para uma companhia de seguros, em troca de um prêmio mensal.

Para saber como o seguro empresas funciona, quais os seus tipos, como é calculado e qual é o melhor para contratar, continue acompanhando este artigo!

O que é o seguro empresas?

O seguro empresas é um tipo de seguro voltado para proteger os negócios contra uma variedade de riscos e imprevistos que podem afetar as operações e o patrimônio de uma empresa. 

Esse tipo de seguro, que também recebe o nome de seguro empresarial, pode incluir coberturas para danos materiais, responsabilidade civil, interrupção de negócios, roubo, incêndio, entre outros.

Você também tem de saber que esse seguro é customizável: a empresa escolhe as coberturas que melhor se adequam às suas necessidades e ao seu setor de atuação. 

E é justamente por conta disso que a empresa pode ficar mais tranquila acerca da proteção que contratar. Isso porque ela vai ficar protegida contra prejuízos que podem comprometer sua continuidade e estabilidade (todas as coberturas foram personalizadas, afinal).

Seguro empresas e seguro patrimonial: há diferença?

É preciso ter em mente que o termo “seguro empresas” pode ser usado como sinônimo de seguro patrimonial. É comum isso acontecer.

E o motivo é porque ambos têm como foco proteger os bens e a estrutura física de uma empresa contra riscos como incêndios, roubos, danos elétricos, entre outros. 

Apesar disso, a gente precisa reforçar que o conceito de “seguro empresas” é mais amplo. Afinal, ele pode englobar qualquer tipo de seguro destinado às necessidades de uma empresa — ou seja, vai além da proteção patrimonial. 

Isso inclui, por exemplo:

  • Seguros específicos para atividades certas empresariais, como seguros de carga, seguros de equipamentos agrícolas e seguro de vida para funcionários;
  • Seguro de responsabilidade civil: para cobrir danos causados a terceiros;
  • Seguro de frota: voltado para veículos utilizados no dia a dia da empresa;

Como funciona o seguro empresas?

Como funciona seguro empresas: na imagem, colaboradores protegidos com as melhores coberturas do seguro empresas.

O seguro empresas garante a proteção para pequenas, médias e grandes empresas que atuam com comércio, serviços ou indústria. 

Existem várias opções de coberturas a serem incluídas na apólice (o contrato de seguros), mas a contratação depende dos riscos relacionados à atividade econômica do negócio.

Aliás, quando uma empresa deseja se proteger de riscos exclusivos da sua atuação empresarial, ela combina diferentes coberturas em uma única apólice. 

Então, diante de um sinistro (situação indesejada prevista na apólice), o seguro empresas paga o valor indenizatório para o segurado cobrir as despesas.

Em relação às partes envolvidas, o seguro empresas é um contrato entre a seguradora e a empresa. 

A seguradora concorda em oferecer proteção financeira diante da perda especificada no contrato em troca dos prêmios de seguro. Já a corretora de seguros é a parte intermediária da negociação e contratação.

Então, imagine que uma empresa contratou o seguro patrimonial e que houve um incêndio. Se o incêndio destruiu parte das instalações da companhia, ela apresenta um aviso de sinistro contra a apólice de seguros e, na sequência, o avaliador da seguradora examina os dados e processa todas as informações apresentadas.

Se o sinistro for devidamente comprovado, em coerência com aquilo que foi estipulado na apólice de seguro, a empresa recebe o montante financeiro para compensar as perdas sofridas.

Quais as coberturas do seguro empresas?

As coberturas do seguro empresas para operações do comércio, serviços ou indústrias podem incluir itens que dizem respeito à responsabilização civil ou profissional, riscos à propriedade, aos equipamentos e transportes.

Elas se dividem entre coberturas básicas e adicionais, ou seja, no ato de contratação, algumas são fixas na apólice, enquanto outras precisam ser incluídas a depender das necessidades da empresa. A seguir, elencamos em tópicos algumas das principais coberturas contempladas em apólices de seguro empresas:

  • Danos por tempestade, incêndio, queda de raio e explosão;
  • Tumultos, greves e lockouts;
  • Danos elétricos;
  • Danos a equipamentos;
  • Quebra de vidros ou vitrines;
  • Danos morais ou materiais para terceiros;
  • Furtos e roubos na propriedade;
  • Doença, invalidez ou morte para funcionários;
  • Garantia contratual;
  • Furtos e roubos de carga;
  • Acidentes no transporte de cargas.

O que o seguro empresas não cobre?

Existem situações que o seguro empresas não vai cobrir. Isso acontece por dois motivos: ou porque a empresa não contratou uma cobertura adicional para essa situação, ou porque a situação em questão não pode ser coberta, já que se trata de uma exclusão geral.

De qualquer maneira, vamos listar os principais riscos excluídos do seguro para empresas a seguir:

  • Atos intencionais ou graves de má conduta cometidos pelo segurado, sócios, administradores ou representantes legais;
  • Atos de má-fé praticados pelo segurado;
  • Danos durante obras de construção, demolição, reconstrução, reforma ou alteração estrutural, exceto pequenos trabalhos de manutenção que não superem 1% do valor máximo de indenização;
  • Defeitos de fabricação, má qualidade, uso indevido ou negligência;
  • Desgaste natural pelo uso, deterioração ou vício oculto;
  • Tumultos, greves e lock-outs, exceto prejuízos causados por incêndio e explosão resultantes desses eventos;
  • Incêndio resultante de queimadas em zonas rurais, exceto se houver cobertura específica.

Quais são os tipos de seguro empresariais?

Primeiro, temos de esclarecer que não existe apenas um tipo de seguro empresas, mas diferentes modalidades de seguro que contemplam diferentes coberturas.

Algumas dessas modalidades atendem a um grupo de empresas de diferentes segmentos, enquanto outras são nichadas e atendem apenas a um grupo específico.

Pareceu confuso?

Nós reunimos alguns exemplos, a seguir, para você conhecer os principais tipos de seguros empresariais e as suas finalidades. Confira!

  • Seguro de responsabilidade geral: cobre a reclamação de responsabilidade por danos corporais ou materiais a terceiros, causada de maneira não intencional;

  • Seguro de responsabilidade profissional: seguro empresas que cobre profissionais liberais contra perdas em razão de processos judiciais por danos materiais e/ou morais no exercício de seu dever profissional;

  • Seguro de responsabilidade civil de produtos: cobertura ideal para quem produz, monta ou distribui produtos, cobre situações de danos, doenças, ferimentos ou morte em razão de produtos defeituosos;

  • Seguro risco de engenharia: mecanismo que garante a proteção para empreiteiras, construtoras, incorporadoras e proprietários de obras na execução de obras na construção civil;

  • Seguro patrimonial: cobertura para perdas e danos à propriedade que se dão em razão de incêndios, tempestades e outras causas;

  • Seguro de veículos: oferece cobertura aos veículos da empresa em circunstâncias de colisão, responsabilidade civil, danos materiais, lesões pessoais, entre outras;

  • Seguro de cargas: categoria que garante ao contratante o pagamento de indenização diante de acidentes, furto e danos à carga durante o transporte;

  • Seguro de vida em grupo: oferece cobertura diante de doenças, acidentes, invalidez, incapacidade temporária ou morte do colaborador da empresa. É uma modalidade considerada obrigatória para alguns setores;

  • Seguro para estagiários: a lei nº 11.788/2008 exige que o empregador ofereça a proteção contra acidentes pessoais a seus estagiários;

  • Seguro garantia: categoria do seguro empresas que tem a finalidade de reduzir os riscos envolvidos nas relações contratuais, assegurando o cumprimento dos deveres e obrigações assumidos;

  • Seguro cibernético: protege a empresa contra riscos de ataques virtuais maliciosos ou negligência que resulte em vazamento de dados. A solução atende às determinações da LGPD;

  • Seguro agrícola: atua com cobertura contra imprevistos, perdas e prejuízos que envolvem os ramos agrícolas, bem como das máquinas e equipamentos utilizados nas atividades;

  • Seguro para máquinas e equipamentos: seguro empresas que garante a proteção de equipamentos nos ramos da construção civil, industrial, médicos e odontológicos, por exemplo, contra danos em circunstâncias de acidentes, causas naturais, explosão ou implosão.

Qual o valor de um seguro empresarial?

Como calcular valor seguro empresas? Na imagem, pessoa que entendeu o que é seguro empresas e quer saber o custo dele.

O custo do seguro empresas varia, a depender de uma série de fatores. O tipo do negócio e os tipos de coberturas adequadas para a operação, por exemplo, são alguns dos aspectos que impactam diretamente o valor do prêmio de seguro.

Considerando negócios de baixo risco e inclusão de coberturas básicas, há uma média de R$ 500 reais. 

Porém, o custo também varia muito conforme o tamanho do negócio, sendo que um escritório poderá exigir uma apólice bem mais simples do que uma grande indústria com muitos funcionários, por exemplo.

É possível reduzir o custo do seguro empresarial a partir do gerenciamento de riscos eficaz na empresa e/ou comparando os custos com várias seguradoras. Um especialista em seguros empresariais é a pessoa certa para ajudar nesse processo!

Qual é o melhor seguro para empresa? 7 dicas para você não errar na escolha

O seguro empresas ideal é aquele que atende às reais necessidades do seu negócio. É comum que surjam dúvidas a respeito de como escolher a melhor opção, mas, nesse momento, você precisa responder a algumas questões.

Por exemplo, qual é o perfil do meu negócio? Qual é o porte? As coberturas são adequadas para as necessidades? Quando você poderá ou não acioná-lo?

Para adquirir a proteção correta e não ter nenhuma surpresa depois, é importante estar atento a todos os detalhes. Pensando nisso, elencamos algumas dicas para você fazer a melhor escolha na contratação do seguro empresas. Confira!

1. Procure uma corretora de confiança

A corretora é a empresa autorizada legalmente a comercializar as apólices de seguro. Antes de optar por uma corretora e contratar o seguro empresas, você precisa considerar algumas informações para fazer uma escolha confiável:

  1. Verifique o credenciamento da corretora à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados);

  1. Faça uma consulta das avaliações online no Reclame Aqui, Google ou veja o que as pessoas estão comentando nas redes sociais;

  1. Examine a abrangência da cobertura do seguro, para garantir que ela contempla todas as suas necessidades;

  1. Faça uma revisão cuidadosa da proposta e tome cuidado com as letrinhas miúdas. Não deixe restar dúvidas, então fale com o seu consultor;

  1. Entenda qual é o suporte oferecido após a contratação do seguro. Como a corretora de seguros é uma intermediária entre você e a seguradora, é preciso saber se ela conseguirá atender bem às suas necessidades no futuro.

Leia também: O que é e como funciona uma corretora de seguros: tudo que você precisa saber.

2. Esteja atento ao perfil da sua empresa

Reflita sobre as necessidades do negócio e o que está sendo priorizado. O segmento de seguros oferece uma infinidade de produtos e coberturas, que atendem a diferentes demandas. 

Por isso, considere o momento da companhia na hora de contratar o seguro empresas – lembrando também de adequar a cobertura na medida em que as coisas forem evoluindo e mudando ao longo do tempo.

3. Tenha um orçamento definido

Uma estratégia importante ao contratar o seguro para empresa é definir o orçamento para o produto. 

Como o mercado oferece muitas opções de coberturas, que vão das mais amplas até as básicas, é preciso garantir a tranquilidade no investimento e buscar preços competitivos.

4. Avalie a seguradora

Pensa só: a seguradora é a empresa que, mediante o pagamento do prêmio de seguro, concorda em oferecer proteção financeira diante da perda especificada no contrato. 

Sabendo disso, não dá para entregar essa responsabilidade nas mãos de qualquer empresa de seguros, certo?

Ninguém contrata um seguro pensando em precisar dele amanhã mesmo, porém, pensando no longo prazo, contratá-lo com uma empresa sólida e de confiança é essencial. 

Por isso, na hora de contratar a solução, faça uma boa pesquisa sobre a seguradora e, se possível, quando estiver cotando, compare umas com as outras.

5. Examine as coberturas e condições da proposta

Esta última dica está relacionada com as demais: examine com cuidado as coberturas e as condições propostas pela seguradora. É seu dever entender e questionar os serviços que estão sendo contemplados, observando se eles estão alinhados com as prioridades da empresa.

Não tenha medo de tirar suas dúvidas, porque o dever do corretor de seguros é manter você informado sobre todos os detalhes do plano a ser contratado.

Sinistro no seguro empresas: como funciona?

Um sinistro no seguro empresas ocorre quando um evento coberto pela apólice de seguro causa danos ou perdas à empresa. 

Para deixar isso mais fácil de entender, vamos listar os principais passos do processo de sinistro:

  • Ocorrência do sinistro: imagine que um incêndio atinge uma empresa, danificando parte do prédio e equipamentos;

  • Comunicação à seguradora: a empresa deve informar imediatamente à seguradora sobre o ocorrido (isso pode ser feito por telefone, e-mail ou pelo site da seguradora);

  • Documentação: aqui, a empresa precisa fornecer documentos que comprovem o sinistro (vamos detalhar os principais a seguir);

  • Vistoria: a seguradora envia um perito ao local para avaliar os danos e confirmar as informações fornecidas;

  • Análise e aprovação: a seguradora analisa a documentação e a vistoria para determinar se o sinistro está coberto pela apólice e qual será o valor da indenização;

  • Indenização: se aprovado, a seguradora paga a indenização à empresa, que pode ser usada para reparar os danos e substituir os bens perdidos.

Basicamente, esse é o funcionamento do sinistro no seguro empresas, mas e quanto aos documentos necessários nesse acionamento?

Isso pode mudar de seguradora para seguradora. Também pode mudar com base no tipo de sinistro que acontecer: roubo, incêndio, etc.

De qualquer forma…

Quais os documentos necessários em caso de sinistro?

Como falamos, os documentos necessários vão mudar, então não é possível listar todos aqui. Apesar disso, vamos separar alguns para você ter uma compreensão melhor. 

Ah, e em caso de dúvidas, você sempre pode conferir a apólice do seguro empresas: nela estarão todos os documentos que a seguradora pede quando um sinistro acontece.

Voltando à lista, aqui estão os principais documentos:

Documentos em caso de danos ao prédio, máquinas, móveis e/ou utensílios

  • três orçamentos para reparo ou substituição dos bens sinistrados, contendo data de elaboração, descrição detalhada e respectivos valores dos serviços, materiais e mão-de-obra, condições de pagamento, validade da proposta e prazo da obra;

  • comprovante dos gastos efetuados nos reparos do imóvel/bens atingidos pelo sinistro, como notas fiscais e recibos (o orçamento deve ter prévia aprovação da seguradora).

Documentos em caso de danos a mercadorias e/ou matérias-primas

  • notas fiscais de aquisição;

  • controle de estoque e livros de entrada e saída de mercadorias;

  • comprovante de custo das mercadorias – cotações e composição de custo (no caso de mercadorias industrializadas pelo próprio segurado).

Documentos em caso de Incêndio, raio e explosão

  • registro de ocorrência policial;

  • certidão do corpo de bombeiros;

  • certidão de inquérito policial;

  • documento atualizado comprovando a propriedade do imóvel e/ou contrato de locação, quando houver;

  • laudo técnico elaborado por assistência técnica habilitada, atestando a inviabilidade de reparo, no caso de pagamento de indenização integral dos bens segurados;

  • comprovante de preexistência dos bens danificados ou destruídos, caso os mesmos não possam ser identificados fisicamente após o sinistro.

Documentos em caso de danos elétricos

  • laudo técnico elaborado por assistência técnica habilitada, atestando a inviabilidade de reparo no caso de pagamento de indenização integral dos bens segurados;

  • comprovante de preexistência dos bens danificados ou destruídos, caso os mesmos não possam ser identificados fisicamente após o sinistro.

Documentos em caso de roubo e furto de bens e valores mediante arrombamento:

  • registro de ocorrência policial;

  • certidão de inquérito policial;

  • comprovante de preexistência dos bens danificados ou destruídos, caso os mesmos não possam ser identificados fisicamente após o sinistro.

Questionário de risco no seguro empresas: o que é?

O questionário de risco no seguro empresas é uma ferramenta utilizada para avaliar os riscos aos quais uma empresa está exposta. 

Ou seja, ele ajuda a identificar fatores que podem aumentar a probabilidade de sinistros (eventos que podem causar prejuízos) e a determinar as coberturas e condições adequadas para o seguro.

Como o seguro empresa é um conceito que engloba vários tipos de seguros, há vários tipos de questionários, cada um voltado para o tipo de proteção que se deseja contratar.

Apesar disso, para facilitar o entendimento, se você acessar um questionário de riscos, verá perguntas e seções para serem preenchidas em prol da análise de risco. Vamos listar algumas:

  • Dados cadastrais, como razão social da empresa, CNPJ e quantidade de funcionários;
  • Locais de risco;
  • Possui mais de 25% de madeira na construção?
  • Possui depósito?
  • Possui hidrantes no local?
  • Possui extintores no local?
  • Possui sprinklers no local?
  • Possui programa de benefícios aos funcionários?
  • Mercadoria é inflamável?
  • O local de risco encontra-se em piso superior?
  • Existem bens ou objetos de terceiros sob sua custódia?
  • Possui cofre fixado/cimentado/boca de lobo?
  • Possui vigilância armada ou desarmada, 24 horas?
  • Possui mais algum sistema de alarmes monitorados?
  • O imóvel está localizado dentro de shopping?
  • O local de risco encontra-se em condomínio empresarial? 

Aqui na Mutuus, o preenchimento deste questionário é simples, online e prático.

Como contratar o seguro empresas?

Como contratar seguro empresas? Na imagem, pessoa que quer saber o que é seguro empresas pesquisando no notebook.

Muitos empresários deixam para contratar o seguro para empresas somente quando algum ruim acontece – o que pode ser tarde demais.

O grande mito por trás dessa negligência é a crença de que o preço do seguro é muito caro. Porém, se comparado proporcionalmente com seguros de carros, muitas vezes até chega a ser barato.

O primeiro passo para contratar é entrar em contato com uma corretora de seguros, intermediária autorizada a promover e comercializar contratos de seguro.

Depois, a corretora repassa as informações para a seguradora, empresa autorizada a emitir apólices de seguro, e mantém você informado sobre os próximos passos.

Quais os documentos necessários para contratar o seguro empresas?

Ao contratar um seguro empresas, é essencial apresentar uma série de documentos que permitem à seguradora avaliar os riscos e definir as condições do seguro de forma precisa. Isso é obrigatório, aliás.

Antes de listar os principais documentos que serão solicitados, é importante ressaltar que, a depender do tipo de seguro empresarial, documentos diferentes podem ser pedidos.

Esclarecido isso, os documentos comumente necessários na contratação do seguro para empresas são:

  • CNPJ;
  • Contrato social ou estatuto da empresa;
  • Balanços financeiros atualizados;
  • Relatórios de receitas e despesas;
  • Alvarás de funcionamento;
  • Registros de imóveis e equipamentos;
  • Apólices de seguros anteriores, se houver;
  • Informações sobre medidas de segurança, como sistemas de monitoramento e planos de contingência.

Vantagens de contratar seguros empresariais

Entenda as seguir os principais motivos, além de todos aqueles que já foram abordados, para contratar um seguro empresas.

1. Proteger o negócio do inesperado

Contratar o seguro garante aos empresários e profissionais autônomos a proteção contra riscos do dia a dia que podem comprometer a operação. 

Se um grande dano acontecer, a empresa ou o profissional precisa ter a tranquilidade de poder contar com a indenização para fazer a reparação dos prejuízos.

2. Minimizar as perdas financeiras

Diferentes tipos de seguros ajudam a prevenir situações desastrosas para o negócio. Além de reparar ou substituir bens danificados, o seguro para empresas também pode ajudar a cobrir custos legais de uma ação judicial em razão de danos contra terceiros.

Imagina precisar pagar todos os custos médicos de um colaborador que se acidentou nas instalações da sua empresa, por exemplo, ou até mesmo os honorários advocatícios diante de um processo? 

Se a sua empresa não tiver recursos financeiros para essas coberturas, poderá ficar em maus lençóis.

3. Aumentar a credibilidade do negócio

Uma vez que você demonstra aos seus clientes e parceiros que o seu negócio está protegido contra situações inesperadas, a credibilidade só tende a crescer. 

Além de ser importante instrumento de negociação, alguns setores exigem a comprovação do contrato de seguro antes do trabalho começar.

4. Protege o seu ativo mais valioso: os colaboradores

Se os seus colaboradores se machucarem ou ficarem doentes, o seguro pode ajudar a cobrir os custos médicos. 

Além disso, em caso de falecimento do funcionário, o seguro fornece um benefício à família, para que ela tenha segurança financeira e consiga lidar melhor com o momento difícil.

Qual é o melhor seguro empresarial?

Não existe um “melhor” seguro empresarial que sirva para todas as empresas. Isso acontece porque as necessidades de cada negócio podem variar bastante.

No entanto, algumas seguradoras são bem reconhecidas no mercado brasileiro por oferecerem boas opções de seguros empresariais.

E isso levanta a dúvida: com qual delas contratar o seguro empresas?

Bem, é aí que entra o papel da corretora digital de seguros, como a Mutuus Seguros. 

Nós temos um processo de contratação ágil e personalizada, ajudando você a encontrar as melhores opções de seguro empresarial, de acordo com as necessidades específicas do seu negócio.

Você pode fazer todo o processo direto do seu celular ou computador. De qualquer lugar. A qualquer momento.

Além disso, com a gente, você pode contar com especialistas em riscos empresariais. Eles farão uma análise detalhada e vão sugerir as coberturas mais adequadas para sua empresa. Ou seja, todas as coberturas serão sob medida. 

É o que deseja? Basta clicar aqui para simular sua cotação de seguro empresarial.

Como escolher um seguro empresarial?

Escolher o seguro empresas certo pode ser um processo desafiador.

Apesar disso, seguir algumas etapas podem ajudá-lo a encontrar a melhor opção para o seu negócio.

Nesse sentido, a primeira coisa que você tem de fazer é avaliar as necessidades específicas do seu negócio.

Aqui, você deve considerar os riscos do seu setor e o que você precisa proteger: patrimônio, responsabilidade civil, interrupção de negócios, roubo, incêndio e por aí vai.

Depois, você precisa comparar as coberturas oferecidas pelas melhores seguradoras do mercado. 

Nessa etapa, é importante verificar os limites de indenização e as exclusões de cada apólice, além de analisar os custos, comparando prêmios e franquias para garantir que estejam dentro do orçamento da empresa.

Como isso envolve alguns detalhes que podem acabar confundindo você, fazendo com que contrate mais coberturas do que deveria, por exemplo, ou que pague mais do que deveria…

A melhor alternativa é contar com o auxílio de uma corretora digital de seguros, como a Mutuus Seguros.

Como a gente falou no tópico anterior, oferecemos uma cotação personalizada para ajudar você a encontrar as coberturas mais adequadas para o seu negócio — e você pode simular seu seguro empresas agora mesmo, basta clicar aqui.

Quais seguros uma empresa deve ter?

Como você viu anteriormente, o seguro empresas pode ser dividido em diversas categorias, algumas das quais são obrigatórias por lei, enquanto outras são altamente recomendadas, mas não obrigatórias. 

Quer ver alguns exemplos?

O seguro patrimonial, embora não obrigatório, é crucial para proteger os ativos da empresa contra danos como incêndios, roubos e desastres naturais. 

Já o seguro garantia licitação é obrigatório para empresas que participam de licitações, garantindo que elas cumpram com suas obrigações contratuais.

Outro exemplo é o seguro RCTR-C, que é obrigatório para transportadores rodoviários no Brasil, oferecendo cobertura em caso de danos causados a terceiros durante o transporte. 

Em contrapartida, o seguro de caminhão, que cobre danos ao próprio veículo transportador, não é obrigatório, mas é altamente recomendado para proteger o patrimônio da empresa.

Conseguiu entender melhor?

O que estamos dizendo é: as empresas, a depender do setor e da situação, terão de contratar alguns seguros, seja porque eles são obrigatórios por lei ou por contratos.

Enquanto isso, há um punhado de outros seguros, que, mesmo não sendo obrigatórios, toda empresa deve ter, como é o caso do seguro de vida para funcionários e o seguro patrimonial.

Contrate o seu seguro empresas com a Mutuus Seguros

Como você viu, contratar o seguro empresas não é nada tão complexo, não é?

Se você deseja contratar com uma corretora de seguros séria, totalmente comprometida com as necessidades do seu negócio, fale com a Mutuus Seguros. Somos um time de especialistas prontos para ajudar a proteger o seu negócio, com total transparência e agilidade.

Nós oferecemos variadas modalidades de seguro empresas para atender às muitas necessidades de proteção de cada negócio:

  • Garantia contratual;
  • Responsabilidade civil;
  • Risco de engenharia;
  • Riscos cibernéticos;
  • Proteção para cargas;
  • Seguro de vida;
  • Patrimonial;
  • Riscos de equipamentos;
  • Seguro condominial;
  • Agrícola;
  • E muito mais!

Fale com um especialista e tenha acesso às melhores proteções do mercado de seguros, a partir das melhores seguradoras do mercado de seguros.

Dúvidas frequentes sobre seguro empresas

Nós abordamos diversos pontos até aqui, porém, existem ainda alguns questionamentos importantes para esclarecer e que estão relacionados ao seguro empresas. Veja:

Seguro empresas de transporte: o que é?

O seguro para empresas de transporte é indispensável para negócios que atuam no setor de transporte de cargas e passageiros no Brasil.

Esse tipo de seguro oferece cobertura contra diversos riscos que podem ocorrer durante o transporte.

Há, no entanto, diferentes modalidades de seguro para empresas de transporte, incluindo:

  • Seguro de cargas: cobre danos ou perdas de mercadorias durante o transporte, seja nacional ou internacional. Ele protege a carga contra acidentes, roubo, avarias e outros imprevistos — aqui entram seguros como o RCTR-C, RC-DC e RC-V, por exemplo;

  • Seguro de responsabilidade civil ambiental: protege contra danos ambientais causados durante o transporte de cargas perigosas ou poluentes;

  • Seguro de frota: cobre danos resultantes de acidentes envolvendo os veículos transportadores da empresa, além de roubo e furto.

Há outros seguros de carga específicos para outros modais de transporte além do rodoviário. Também há outros seguros importantes nesse setor, como o seguro de vida para motorista de caminhão. 

O que queremos deixar claro com tudo isso é que existem diferentes proteções que são importantes nesse ramo de negócio.

O que são seguros empresariais?

Os seguros empresariais são contratos que uma empresa faz com uma seguradora para proteger seus bens, ativos e operações contra uma variedade de riscos e imprevistos. 

Como falamos ao longo deste conteúdo, todos esses seguros empresariais estão dentro do seguro empresas — e eles são fundamentais para garantir a continuidade das atividades de um negócio, já que protegem contra prejuízos financeiros em caso de sinistros.

Quais são os seguros obrigatórios para empresas?

Existem diversos seguros que as empresas devem obrigatoriamente contratar. Alguns deles são obrigatórios por conta de leis, enquanto outros são por conta de situações específicos.

Vamos listar os principais seguros obrigatórios para empresas, cada um deles específico para momentos particulares:

  • Seguro RETA (Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo): cobre danos pessoais e materiais durante o transporte aéreo, incluindo passageiros, tripulantes, pessoas e bens no solo;

  • Seguro estagiário: empresas que contratam estagiários devem contratar um seguro que cubra acidentes pessoais, oferecendo assistência médica e indenização por morte ou invalidez;

  • Seguro de vida convenção coletiva: exigido em algumas categorias profissionais, varia conforme a convenção coletiva de cada setor. Pode incluir assistência para despesas médicas, indenização em caso de falecimento e coberturas específicas para acidentes durante o expediente;

  • Seguro RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga): obrigatório para empresas que transportam carga, cobre indenização pela perda ou dano da carga durante o transporte e pagamentos por danos causados a terceiros;

  • Seguro RC-DC (Responsabilidade Civil do Transportador por Desaparecimento de Carga): protege transportadoras rodoviárias contra responsabilidades decorrentes do desaparecimento ou furto de mercadorias durante o transporte;

  • Seguro RC-V (Responsabilidade Civil de Veículos): obrigatório para veículos utilizados em atividades de transporte de carga, cobre danos materiais, corporais e morais causados a terceiros;

  • Seguro Carta Verde: específico para veículos de passeio registrados no Brasil que transitam em países do Mercosul, cobre danos a terceiros e é obrigatório para circulação em viagens internacionais;

  • Seguro incêndio aluguel: obrigatório para inquilinos de imóveis residenciais e comerciais, protege contra prejuízos causados por incêndios e custos com reparo ou restauração do imóvel;

  • Seguro DPEM (Danos Pessoais Causados por Embarcações ou por suas Cargas): obrigatório para embarcações, garante indenização às pessoas que sofrem danos pessoais em decorrência de acidentes envolvendo embarcações;

  • Seguro rural: obrigatório em algumas situações no setor agropecuário, como financiamentos. Ele protege contra perdas causadas por incêndios, inundações e outras calamidades naturais, além de roubo e furto de equipamentos agrícolas;

  • Seguro garantia licitação: exigido em processos de licitação pública, garante que a empresa vencedora cumprirá as obrigações do contrato e oferece indenizações por inadimplência;

  • Seguro riscos de engenharia: é obrigatório para construtoras e empresas de engenharia em alguns casos e cobre danos materiais durante a execução de obras e protege contra reclamações de terceiros devido a acidentes relacionados ao projeto;

  • Seguro acidentes de trabalho (SAT): exigido pelo INSS, protege trabalhadores em caso de acidentes relacionados ao trabalho e oferece assistência médica e hospitalar, além de indenizações por invalidez ou morte;

  • Seguro viagem: conforme regras do Tratado de Schengen, ele é obrigatório para entrada em diversos países. Sua cobertura garante assistência médica e reembolso de custos em caso de cancelamento inesperado da viagem.

O que são planos de seguro empresariais?

Os planos de seguro empresariais são coberturas de seguro projetadas especificamente para proteger empresas e seus ativos contra uma variedade de riscos. 

Só para deixar esse conceito mais claro, é apenas um termo que refere ao seguro empresas (seguros empresariais) sobre os quais falamos ao longo de todo este texto.

Sendo assim, esses planos podem incluir diversas modalidades de seguro, como seguro de responsabilidade civil, seguro de propriedade, seguro de interrupção de negócios, seguro de saúde para funcionários e muito mais.

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguro Patrimonial

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *