Colisões, acidentes e problemas técnicos são grandes causadores de danos aos caminhões de transportes nas rodovias brasileiras. Além disso, existe um agravante que é a pura imprudência por parte de outros motoristas e as péssimas condições das estradas. Nesse sentido, o seguro frota de caminhões é feito para ajudar a equilibrar esses possíveis custos e prejuízos.
Mas, afinal, como o seguro frota de caminhões funciona e quais coberturas oferece para a frota de sua empresa? Saiba isso e, ainda, quais as melhores empresas para procurar na hora de contratar. Boa leitura!
O que é um seguro frota de caminhões?
O seguro frota de caminhão é uma modalidade de seguro que oferece a garantia de coberturas para dois ou mais veículos de transporte de sua empresa. Enquanto o seguro de cargas cobre riscos relacionados aos bens e mercadorias transportados, o seguro de frota é exclusivo aos riscos relacionados ao veículo de transporte e eventualidades causadas por ele ao próprio motorista, passageiros e terceiros.
Muitas seguradoras oferecem esse serviço no mercado, mas algumas delas são especializadas no segmento. E vale destacar que a contratação é indicada a partir do momento da compra do veículo, para evitar correr qualquer risco!
[mautic type=”form” id=”57″]
Como funciona o seguro de caminhões?
De maneira geral, é possível afirmar que o seguro frota de caminhões funciona de modo similar a um seguro de carro ou veículo particular. A contratação depende de informar as características dos veículos, a rotina de uso e, ainda, esclarecer sobre o(s) motorista(s).
É claro que, para uma contratação personalizada e que atenda exatamente os riscos dos quais você deseja ser resguardado, existem ainda outras informações mais específicas que podem e devem ser oferecidas. Veja alguns exemplos:
- Sobre o veículo: Tipo de carroceria e se há equipamentos extras instalados;
- Sobre a(s) carga(s): Esclarecer se é leve ou pesada e os tipos transportados com mais frequência;
- Sobre o transporte: Esclarecer se o uso é próprio ou para terceiros e a região de circulação com mais frequência, entre outros.
Somente através dessas informações a empresa de seguros conseguirá informar as melhores condições de seguro de frota para sua transportadora.
Como calcular o seguro de um caminhão?
O prêmio de seguro é o valor a ser pago pelo contratante para ser resguardado dos riscos previstos na apólice, que é o contrato onde ficam as cláusulas e coberturas contratadas. Assim, existem diversos fatores que interferem na hora de definir o custo desse prêmio.
E que fatores seriam esses? Olha só, para ficar mais fácil, é só ter em mente uma lógica bastante simples: quanto maior for a chance de um sinistro acontecer, isto é, algum dos eventos indesejados, mais caro será o valor do seguro.
Logo, se os veículos da frota trafegam apenas dentro do estado de Goiás, por exemplo, o custo do seguro de caminhão será menor que o de uma frota que trafega em todo o país. Além disso, o histórico dos caminhoneiros também é um critério importante. Se nesse histórico eles tiverem sido imprudentes, o custo do seguro certamente será maior.
E por último, o número de coberturas incluídas para proteger o veículo também é um dos fatores que interferem no custo do seguro de frota.
É possível afirmar que, apesar de todos esses fatores que são considerados, o custo do seguro costuma ser barateado por incluir diversos caminhões em uma mesma apólice.
O que o seguro de caminhão cobre?
No seguro frota de caminhões, existem as chamadas coberturas básicas – as mais simples – e coberturas adicionais – também chamadas de acessórias. Confira algumas delas!
Coberturas básicas
- Colisão;
- Incêndio;
- Roubo e furto;
- Assistência 24h para danos causados por eventos adversos.
Obs.: Dependendo da seguradora, outras coberturas podem ser incluídas entre as básicas.
Coberturas adicionais
- Acessórios: Garante a proteção para itens como Kit Multimídia e CD Players, por exemplo, prejudicados e/ou danificados durante uma situação no transporte;
- Vidros: Ajuda a evitar multas e penalidades em caso de quebras e trincaduras das superfícies envidraçadas do veículo;
- Danos morais ou estéticos: Garante a indenização de terceiros que tenham sido prejudicados em razão da eventualidade no transporte;
- Danos pessoais: Promove a indenização em casos de invalidez parcial, total, permanente ou morte do motorista ou passageiros;
- Lucros cessantes: Garante a indenização em caso de redução de faturamento. Trata-se de uma compensação dos ganhos perdidos enquanto o veículo esteve parado;
- Entre outros.
Quais as melhores seguradoras de caminhão?
Na hora de realizar a cotação do seguro frota de caminhões, é importante se certificar de que a seguradora está autorizada pela SUSEP para emitir apólices de seguro de caminhão. Sabendo disso, confira algumas seguradoras de caminhão que contam com taxas competitivas:
- Allianz Seguradora;
- Bradesco Seguros;
- MAPFRE Seguros;
- Liberty Seguros;
- Suhai Seguradora;
- Sul América Seguros;
- Tokio Marine.
Como acionar o meu seguro de frota?
Se alguma situação infeliz acontecer com você ou com um colaborador durante o serviço de transporte, será necessário acionar a apólice de seguro frota de caminhão. Por isso, a partir do momento em que seu veículo contar com um seguro, é importante saber sobre a abrangência da apólice contratada.
Esse fator é fundamental para que, diante do evento inesperado, você esteja ciente de que está resguardado pela proteção contratada em determinada localidade. Além disso, é preciso saber ainda se as coberturas contratadas contemplam os danos causados na ocorrência.
A partir disso, o gestor da frota precisa acionar o sinistro. Ele poderá fazê-lo entrando em contato com a seguradora ou, ainda, falando com uma intermediária, a corretora de seguros.
Depois de enviar os comprovantes solicitados pela seguradora – itens que constam na apólice –, é necessário aguardar o processo de perícia, que irá validar e viabilizar a indenização. Ao término, a seguradora tem até 30 dias para liberar esse valor indenizatório.
- Leia também: Seguro para locadoras de veículos: quais os principais tipos, vantagens e o que cobrem?
Proteja também as cargas transportadas
O seu instrumento de trabalho precisa estar protegido das eventualidades nas estradas, mas jamais esqueça da proteção das cargas. Por lei, todo transportador de cargas precisa contratar o seguro RCTR-C, obrigatório para ocorrência de acidentes.
Além dele, é possível incluir a cobertura do seguro contra roubo, o RCF-DC, deixar as mercadorias transportadas seguras e, consequentemente, sua operação muito mais tranquila.
Preciso conhecer o seguro frota
Olá, Alberto! Você pode falar com um de nossos especialistas através do nosso site: https://www.mutuus.net/seguro-de-carga/