Ao comprar um produto que possui características peculiares, a empresa precisa de uma garantia de que, caso haja algum problema com ele, o trabalho de manutenção corretiva será realizado pela fornecedora. Assim, diante do não cumprimento da manutenção corretiva após a entrega, a apólice de Seguro Garantia Manutenção Corretiva pode ser acionada.
Se você é um prestador de serviços ou fornecedor de produtos e deseja saber como garantir as ações corretivas ao seu produto, serviço ou obra, acompanhe este artigo completo e descubra tudo o que precisa saber sobre o assunto!
- Confira também: Seguro Garantia: Saiba tudo sobre essa modalidade de seguro.
O que é o Seguro Garantia Manutenção Corretiva?
O Seguro Garantia Manutenção Corretiva é uma apólice que protege o segurado do prejuízo causado por eventual má qualidade do produto, serviço ou execução de obra. O contrato de seguro cobre, até o valor da garantia fixado na apólice e durante a sua vigência, os prejuízos causados pela não execução de ações corretivas apontadas pelo segurado.
Alguns casos de ações corretivas incluem, por exemplo, disfunções, má qualidade do produto, peça com defeito etc. Iremos detalhar o funcionamento deste seguro com um exemplo prático mais adiante!
Porém, antes disso, você sabe a diferença entre a manutenção preventiva e a corretiva?
Diferenciando a manutenção preventiva e corretiva
A previsibilidade é o que separa a manutenção preventina da corretiva. Como assim?
Imagine que há alguns dias você está escutando um barulhinho esquisito no motor do seu carro e que isso começou a te incomodar. Essa situação poderia te levar a dois desfechos: 1) você se antecipa e leva o carro para o mecânico, buscando entender o problema; ou 2) você acredita que pode não ser nada demais e deixa para lá.
No desfecho 1, você estava atento e resolveu buscar entender o problema. No desfecho 2, porém, você resolveu não se preocupar e, infelizmente, o motor acabou fundindo meses depois, levando você a um problema mais complexo – e a maiores despesas.
Perceba que, no primeiro desfecho, um pequeno sinal de haver algo errado levou você a buscar pela manutenção preventiva – ou seja, planejada – evitando um dano maior no futuro. Já no segundo, você precisou fazer a manutenção corretiva – não planejada e emergencial, quando o dano já ocorreu e em que o reparo é a única saída.
No contexto dos seguros, portanto, estamos falando da manutenção corretiva: aquela inesperada, em que a empresa precisa de respaldo para receber a manutenção do seu produto, obra ou serviço após a entrega.
Como o Seguro Garantia Manutenção Corretiva funciona?
A apólice de Seguro para Manutenção Corretiva envolve três partes principais.
A primeira é o segurado, ou seja, a empresa que contratou o produto, serviço ou obra da empresa fornecedora e que se beneficia da proteção. O tomador da apólice, por sua vez, é a empresa fornecedora, sendo responsável pela contratação do seguro. A seguradora, por fim, se responsabiliza pela emissão de apólices e pela garantia das obrigações.
O Seguro Garantia Manutenção Corretiva deve ser contratado quando exigido em contrato pela empresa que contrata o prestador de serviço ou fornecedor. Esse mecanismo de proteção visa garantir que o contratado honrará com a garantia técnica das obrigações assumidas.
Existe ainda uma quarta parte intermediária, fundamental na contratação do seguro: a corretora. No próximo tópico, iremos abordar como ela entra nessa história.
- Você também pode se interessar: Seguradoras de Seguro Garantia: Conheças as principais companhias da modalidade.
Exemplificando o seguro
Imagine uma grande indústria instalada no Brasil, com um alto orçamento, que precisa modernizar seu parque industrial. Ela decide comprar um maquinário moderno, robusto e de alto custo de uma empresa chinesa, importado por via marítima. Após a entrega, são realizados a instalação, montagem e testes.
Ao final do processo, todo o maquinário finalmente entra em operação.
O maquinário, no entanto, é complexo e peculiar, necessitando uma mão de obra especializada. Sem oferta de mão de obra local para realizar o reparo de uma das máquinas, a indústria precisa ter a garantia de que a fornecedora cumprirá com sua obrigação para a manutenção corretiva do produto.
Para driblar o problema, a indústria precisa exigir do fornecedor a apólice de Seguro Garantia Manutenção Corretiva em contrato. A apólice garante que, se o fornecedor não cumprir com suas obrigações, a empresa segurada (que contratou o serviço ou produto) tenha uma forma de respaldo para não sofrer os prejuízos.
A contratação é feita diretamente com uma corretora de seguros, empresa responsável por comercializar esse tipo de garantia. Ela é a parte intermediária do contrato, prestando assessoria ao cliente em tudo que diz respeito a apólice de seguro e suas consequências.
[mautic type=”form” id=”59″]
Coberturas do Seguro Garantia Manutenção Corretiva
As coberturas do Seguro Garantia Manutenção Corretiva podem variar de acordo com as necessidades da empresa. Porém, existem algumas coberturas que se destacam:
- Reparos a manutenções: Garante o reembolso referente aos reparos necessários para corrigir problemas cobertos na apólice de seguro;
- Trocas de peças: Esta cobertura inclui os custos necessários para se executar os reparos necessários que foram apontados pelo segurado;
- Mão de obra especializada: Pagamento dos custos da mão de obra especializada que irá atuar na manutenção corretiva do produto, serviço ou obra.
- Leia também: Quem é o Tomador no Seguro Garantia? Entenda as principais diferenças com o segurado e exemplos práticos
Quais são as vantagens de contratar um seguro de manutenção?
Empresas e profissionais de variados segmentos podem se beneficiar da apólice de Seguro Garantia Manutenção Corretiva. Confira as principais vantagens:
Evitar a paralisação das operações
Se você vender um produto ou entregar um serviço para uma empresa e houver algum problema que exija manutenção corretiva, as operações da empresa que contratou você podem ficar paralisadas. Ao oferecer a apólice no contrato, você evita tais transtornos ao seu cliente e possíveis reclamações na justiça que podem gerar indenizações.
Custo menor em relação à fiança
Como o processo de emissão da apólice de Seguro Garantia Manutenção Corretiva costuma ser simplificado, o uso da garantia não afeta o limite de crédito do negócio. Isso faz sua contratação ser mais vantajosa financeiramente em relação à alternativa oferecida pelos bancos, a fiança.
Liberação das vias bancárias de crédito
E com essa liberação das vias bancárias de crédito, a empresa não compromete seu caixa financeiro, podendo assim atuar livremente realizando os investimentos que são importantes para o crescimento do negócio.
Facilidade operacional
A gestão do Seguro Garantia Manutenção Corretiva é realizada pela seguradora, empresa que possui alta expertise no segmento. Isso torna as companhias de seguro mais dinâmicas, garantindo maior facilidade desde a contratação, pagamento até a futura gestão da apólice e seus desdobramentos.
Quem pode contratar o Seguro Garantia Manutenção Corretiva?
O Seguro Garantia Manutenção Corretiva se destina a todas as pessoas jurídicas – sobretudo, prestadores de serviços, construtores e fornecedores – que precisam oferecer uma garantia contratual de suas obrigações em relação aos seus clientes.
- Leia também: GNRE: O que é, Como emitir E Quem Precisa Pagar
Passo a passo para contratar o Seguro Garantia Manutenção Corretiva
Contratar o Seguro Garantia Manutenção Corretiva é bastante simples, como você irá conferir a seguir.
- Acesse o formulário de cotação da Mutuus Seguros clicando aqui e preencha corretamente as informações sobre seu seguro. O formulário é simples e intuitivo. Quanto mais telas você preencher, melhores e mais vantajosas condições de apólices teremos a oferecer.
- Confira nossas recomendações de diferentes seguradoras. Escolha aquela que melhor atender suas necessidades ou, se preferir, continue a cotação.
- Ao terminar, nossos especialistas entrarão em contato rapidamente. Se você precisar de um atendimento personalizado, iremos te ouvir para tirar dúvidas e esclarecer todos os detalhes do seguro que irá proteger seu negócio.
- Emissão da apólice no mesmo dia. Receba e visualize sua minuta online, aprove e receba seu Seguro Garantia Manutenção Corretiva no mesmo dia. Tudo isso sem sair de casa ou do trabalho, resolvendo tudo a partir do computador ou celular.
Seguro Garantia Manutenção Corretiva: uma forma de tranquilizar seus clientes e fechar negócios
Você já sabe que qualquer negócio envolve desafios. Porém, é possível ter mais tranquilidade e se preservar garantindo a continuidade das suas operações sem dor de cabeça. E é para isso que o Seguro Garantia Manutenção Corretiva serve: para que você atenda as exigências contratuais necessárias e ofereça tranquilidade aos seus clientes.
Gostou deste conteúdo?
Fique de olho no blog da Mutuus Seguros para conferir outros tópicos relevantes sobre seguros empresariais e negócios. Explore tudo o que você precisa saber para combater riscos e proteger os interesses financeiros e empresariais da sua empresa.
Ficou com alguma dúvida?