Conteúdo verificado

Seguro LUC aeronave: o que é essa cobertura de responsabilidade civil, por que contratar e como funciona?

Você sabe o que é o seguro LUC e como funciona?

O seguro LUC (Limite Único Combinado) é uma garantia facultativa adicional ao seguro RETA, garantindo o reembolso das indenizações a terceiros que o segurado possa ser obrigado a pagar judicialmente.

A modalidade surge como uma alternativa vantajosa ao operador quando a indenização a ser paga ultrapassa os limites do seguro obrigatório (RETA). Dessa forma, o segurado tem no seguro LUC acesso ao limite que desejar para cumprir com suas obrigações legais e se manter tranquilo e seguro.

Neste post completo, você descobrirá mais detalhes sobre o seguro LUC, para quem ele é indicado, coberturas que oferece e muito mais. Confira!

O que é seguro aeronáutico?

O mercado aeronáutico segue em ritmo forte no Brasil.

Segundo dados da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), o país se destaca como o maior mercado de aviação no continente no quesito Assentos por Quilômetro (ASK), representando 26,3% da capacidade total da região.

Essa ampla presença no mercado aéreo, como não poderia ser diferente, traz consigo inúmeras responsabilidades. É aí que entra o seguro aeronáutico, um importante instrumento de proteção que protege a aeronave, cargas, passageiros e o próprio operador.

Seguro aeronáutico é o nome que damos à modalidade que contempla todos os riscos. Ou seja, é um tipo de garantia total a todos os eventuais danos causados a aeronave ou as atividades aéreas. Assim, alguns tipos de coberturas se destacam:

  • Seguro RETA: O Seguro Responsabilidade do Explorador ou Transportador Aéreo (RETA) é obrigatório para qualquer aeronave no Brasil. Cobre riscos de danos pessoais, como morte, invalidez, incapacidade, assistência médica e despesas envolvendo passageiros, tripulantes e pessoas no solo;

  • Seguro CASCO: É destinado à proteção da aeronave em si, cobrindo danos relacionados a acidentes ou eventos praticados por terceiros;

  • Seguro LUC: Sendo complementar ao seguro RETA, reembolsa o segurado de possíveis obrigações judiciais que possa ser obrigado a cumprir.

Em resumo, o seguro aeronáutico é abrangente e se ocupa de diversos riscos de danos que uma operação aérea possa sofrer. Como hoje nosso foco é entender o seguro LUC, vamos logo ao tópico que nos interessa:

O que é seguro LUC aeronave?

Seguro LUC, ou Seguro Limite Único Combinado, é uma cobertura de responsabilidade civil que cobre todos os danos causados a terceiros. Se ocorrer um acidente aeronáutico onde o segurado precisa pagar indenização, os custos judiciais são assegurados pelo LUC.

Você pode estar se perguntando:

“Se sou obrigado a pagar o seguro RETA, por que também preciso contratar o seguro LUC?”

Em muitos casos, os limites do seguro obrigatório (RETA) são baixos e insuficientes para cobrir certos eventos inesperados.

Nesse sentido, o seguro LUC atua como uma segunda garantia, reembolsando o segurado pelos custos excedentes necessários para cumprir sua responsabilidade civil.

Quem deve fazer o seguro LUC?

Em atividades aéreas, a responsabilidade por danos causados a terceiros recai sobre o cliente ou operador da aeronave.

Portanto, o seguro LUC deve ser contratado por qualquer proprietário ou arrendatário de aeronave, seja pessoa física ou jurídica, que opere em território nacional e necessite de cobertura para responsabilidade civil.

Vale ressaltar que, no caso de pessoas jurídicas, a responsabilidade por eventuais danos recai sobre a empresa, e não sobre seus colaboradores. Desse modo, é a companhia que deve garantir e proteger a operação de seus aviões comerciais ou de carga, por exemplo.

Quais os tipos de aeronaves que podem ser cobertas no seguro LUC aeronave?

A cobertura LUC do seguro aeronáutico é adequada para diversas categorias de transportes aéreos, sejam eles comerciais, de carga ou de passageiros:

  • Aeroportos e Autoridades Aeronáuticas;
  • Aeronaves Particulares;
  • Linhas Aéreas Comerciais e Regionais;
  • Operações de Táxi Aéreo;
  • Aviação Executiva;
  • Aviação Esportiva;
  • Charters;
  • Carga Aérea;
  • Aviação Agrícola;
  • Hangares;
  • Empresas de distribuição e manutenção de aeronaves;
  • Escolas de Pilotagem;
  • Consultorias Aeronáuticas;
  • Entre outros.

Seguro LUC aeronave na prática: como funciona essa cobertura?

Como vimos, seguro LUC aeronave é destinado a pessoas físicas e jurídicas, assegurando eventuais custos de responsabilidade civil. Mas, para entender melhor o seu funcionamento prático, vejamos um exemplo:

João é proprietário de uma empresa de táxi aéreo e opera em território nacional. Conforme a lei, ele já contratou o seguro RETA obrigatório, que cobre danos pessoais a terceiros até um certo limite.

Porém, ao conseguir um contrato para transportar executivos de uma grande empresa, João ficou preocupado com o limite do seguro RETA, que poderia ser insuficiente em caso de um incidente.

Buscando maior segurança financeira, João decidiu contratar o seguro LUC, que oferece cobertura adicional.

Assim, ele pode continuar suas operações sabendo que, em caso de um acidente, o seguro LUC protegerá sua empresa contra perdas financeiras significativas.

Logo adiante, você irá conferir as coberturas que esse produto oferece.

Qual a importância de fazer o seguro LUC?

Apesar de ser opcional, contratar o seguro LUC não deixa de ser uma escolha importante. Muito pelo contrário, afinal, o custo total para recuperar prejuízos com danos a terceiros pode ser infinitamente maior do que o prêmio pago para manter a proteção ativa.

Partindo desse princípio, a importância do seguro LUC começa na tranquilidade que garante ao segurado. Isso porque ele pode respirar aliviado e ter paz de espírito sabendo que, se algo ruim acontecer, sua operação está protegida pela cobertura contratada.

Em segundo lugar, a ampliação da segurança financeira. Já que o seguro obrigatório RETA é insuficiente para cobrir certas demandas, o seguro LUC amplia sua segurança financeira e protege seu patrimônio e recursos de possíveis reclamações de terceiros.

Por último, o seguro LUC garante que, mesmo diante de eventos imprevistos, você dê continuidade as suas operações aéreas. Estar amparado por uma cobertura adicional e mais abrangente torna o segurado mais confiante para os desafios, sabendo que a empresa não sofrerá consequências financeiras que poderiam comprometer sua viabilidade.

Quais as coberturas do seguro LUC aeronave?

Até aqui, esperamos ter ficado claro como funciona e a importância do seguro LUC para resguardar atividades aeronáuticas de diferentes naturezas. Para nos aprofundar, listamos a seguir as coberturas que esse seguro oferece para proteger sua operação:

Custos com defesa

Garante as despesas decorrentes de emolumentos, honorários e outros custos advocatícios diante de uma reclamação ou processo jurídico. Com a cobertura, o segurado se mantém isento de altos custos legais que poderiam impactar significativamente suas finanças.

Despesas de salvamento

Reembolsa as despesas de salvamento, efetuadas pelo segurado, dentro do limite máximo de garantia da apólice, visando reduzir o dano causado.

Assistência médica e despesas extras

Assume os custos de assistência médica e outras despesas extras pelas quais o segurado seja responsabilizado legalmente.

Por exemplo, se um passageiro for atingido por uma bagagem pesada que cai durante um voo comercial, a cobertura garante os custos médicos, hospitalares e outras compensações necessárias.

Despesas de contenção de sinistro

Imagine que um incidente ocorreu e você precisou agir imediatamente, tomando ações emergenciais para reduzir as consequências do sinistro. A cobertura para essas despesas garante que os custos associados a essas medidas sejam assegurados pelo seguro LUC.

O que o seguro LUC não cobre?

Acabamos de conferir as coberturas do seguro LUC, que protegem o segurado de eventuais despesas de responsabilidade civil que podem recair sobre ele.

Mas, afinal, quais eventos não estão cobertos pela apólice de seguro LUC aeronave?

  • Danos físicos à própria aeronave do segurado;
  • Danos ou perdas de carga transportada;
  • Perdas da bagagem dos passageiros;
  • Perda de receita após a ocorrência de um sinistro;
  • Danos intencionais causados pelo segurado ou por seus empregados;
  • Eventos relacionados a guerra, terrorismo ou sabotagem;
  • Danos por uso indevido da aeronave (diferente do que está estabelecido na apólice);
  • Multas e penalidades aplicadas por autoridade regulatória;
  • Danos ambientais ocasionados pelo sinistro;
  • Custeio para melhorar, reformar ou modificar a aeronave;
  • Danos causados por negligência grave ou má conduta do operador, piloto ou cliente.

Seguro LUC aeronave e seguro RETA: relação e obrigatoriedade

No início deste artigo, mencionamos que o seguro aeronáutico é um termo amplo que designa os seguros relacionados a atividades aéreas.

Com tantas opções disponíveis no mercado, os segurados podem ficar confusos sobre qual seguro contratar e qual é desnecessário.

Você também tem dúvidas sobre a obrigatoriedade dos seguros? Vamos esclarecer rapidinho.

Em qualquer modalidade de transporte (seja terrestre, marítimo ou ferroviário), o seguro de responsabilidade civil é uma proteção obrigatória para operar com segurança e de acordo com a lei.

No setor aeronáutico, o seguro obrigatório regulamentado por lei é o seguro RETA (Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo).

Com o seguro RETA, o segurado já possui uma proteção caso seja responsabilizado legalmente por danos a terceiros. No entanto, a cobertura do RETA é limitada, o que levou ao surgimento do seguro LUC, uma cobertura adicional opcional que amplia a proteção.

Em resumo: o seguro RETA é obrigatório em qualquer contexto. O seguro LUC é uma alternativa opcional, mas útil para evitar riscos financeiros significativos com responsabilidade civil.

Seguro LUC aeronave e seguro casco aeronave: qual escolher?

A escolha do tipo de seguro está diretamente ligado à necessidade de proteção.

Enquanto o seguro casco oferece proteção contra os danos físicos à própria aeronave, o seguro LUC cobre danos a terceiros.

Dessa forma, esses seguros não são excludentes, sendo inteligente – e até mesmo recomendável – contratar ambos para garantir uma proteção completa da operação.

Quanto custa o seguro LUC aeronave?

O valor do seguro LUC é determinado por diversos fatores, como o tipo da aeronave, o histórico de segurança do segurado, o limite de cobertura desejado, o local de operação, entre outros, não existindo um preço único para esse serviço.

No entanto, é possível ter uma ideia do custo do seguro LUC. Eduardo Moreira, CEO da corretora de seguros Vokan, compartilhou alguns detalhes com o portal InfoMoney.

Moreira explicou que, para uma cobertura de 5 milhões de dólares, o seguro LUC geralmente custa cerca de 3 mil dólares.

Ele acrescentou que, caso o segurado opte por dobrar o limite para 10 milhões, o valor do seguro aumenta para 5 mil dólares – ou seja, em vez de o custo dobrar, aumenta em apenas cerca de 2 mil dólares adicionais.

Por fim, ele destacou que o seguro LUC é vantajoso devido à sua estrutura baseada em faixas de cobertura.

Descobrir sozinho quanto custa o seguro LUC aeronave não é uma tarefa simples. Portanto, recomendamos que converse com um corretor de confiança para compreender suas necessidades e desenhar uma solução personalizada. Faça uma simulação rapidamente com a gente.

Quais seguradoras fazem o seguro LUC aeronave?

O seguro LUC é ofertado por grandes companhias de seguro brasileiras, garantindo experiência e especialidade na cobertura dessa modalidade.

  • Allianz Seguros;
  • MAPFRE Seguradora;
  • Tokio Marine Seguradora;
  • AXA Seguros;
  • AIG Seguros;
  • Excelsior Seguros;
  • BB Seguros.

Sinistro no seguro LUC: como acionar a cobertura?

Se algo inesperado acontecer, é importante saber como agir e buscar mitigar os danos da situação. Assim, se houver um sinistro, siga estes passos para acionar a cobertura do seguro LUC:

  • Informe a seguradora: Acesse um dos canais da seguradora e comunique o incidente imediatamente, fornecendo os detalhes iniciais necessários;

  • Registre o sinistro: Forneça a seguradora as informações, documentos, fotos, vídeos e outras formas de comprovar a extensão dos danos;

  • Apresente os documentos: Envie os documentos pessoais e outros necessários conforme solicitado pela seguradora;

  • Siga as orientações da seguradora: Siga as instruções fornecidas pela seguradora e colabore com o processo de sinistro;

  • Receba sua indenização: Após a avaliação e conforme as condições da apólice, a seguradora liberará a indenização. A SUSEP determina um prazo de até 30 dias para o pagamento após o envio de toda a documentação.

Como contratar o seguro LUC aeronave do jeito certo?

Entendeu a importância do seguro LUC, mas não sabe como prosseguir? Siga os passos a seguir para contratar o seguro LUC com sucesso.

Pesquise e consulte várias seguradoras

Ao contratar o seguro LUC, comece pesquisando e conhecendo o serviço oferecido por várias seguradoras.

No Brasil, muitas empresas atuam com esse produto (várias delas, inclusive, já listamos neste artigo… volte para conferir). Aqui vai um checklist para essa etapa inicial:

  • Pesquise online a reputação da seguradora;
  • Acesse sites como o Reclame Aqui;
  • Veja opiniões nas redes sociais;
  • Leia as avaliações do Google Meu Negócio (se disponíveis).

Entenda suas necessidades e preferências

Passar horas pesquisando, sem saber ao certo o que você precisa, não ajuda muito.

Em vez disso, experimente listar as principais preocupações que tiram o seu sono. A partir disso, você será capaz não apenas de entender as coberturas necessárias, como também – e principalmente – o limite de cobertura para proteger cada situação inesperada.

Analise as coberturas oferecidas

Aqui você precisará ter atenção e cuidado, pois deve garantir que tudo o que você precisa está sendo contemplado na apólice de seguro LUC escolhida.

No futuro, ao acionar o seguro, não se esqueça de que só serão cobertos os eventos anteriormente informados e descritos no contrato.

Revise e assine seu seguro LUC

Antes de assinar seu seguro LUC, faça uma revisão final do contrato e, se estiver tudo certo, é só confirmar com a seguradora e em breve seu seguro estará ativo.

Conclusão

Agora que você tem todas as informações que precisa para contratar o seguro LUC e proteger suas atividades aéreas, que tal dar o primeiro passo?

Na Mutuus, oferecemos uma cotação simples e transparente, com acesso às principais seguradoras do mercado. E o melhor de tudo: sem sair de casa ou lidar com aquela papelada na hora de assinar o serviço.

Estamos aqui para facilitar sua vida e garantir sua tranquilidade. Fale conosco hoje!

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguro Aeronáutico

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *