Se você é dono de um comércio, sabe bem o valor que esse patrimônio que tanto lutou para conquistar possui. Mas, infelizmente, ninguém está 100% imune aos diversos riscos, que incluem incêndio, queda de raio e explosão. Nesse sentido, o seguro para loja de roupa é a melhor alternativa para proteger seus bens comerciais.
Que tal entender tudo e tornar mais fácil a contratação dessa modalidade?
Neste artigo, você terá acesso às informações completas sobre o que é um seguro para loja de roupas, como funciona, sua importância e descobrirá todas as coberturas que oferece. Acompanhe agora!
O que é seguro para loja de roupas?
Todo empresário ou gestor deseja obter maior tranquilidade nos negócios. Para mitigar os principais riscos patrimoniais das empresas, as companhias de seguro passaram a diversificar cada vez mais as modalidades de coberturas ofertadas.
Foi assim que surgiu o seguro para loja de roupas, uma apólice que se adequa às necessidades desse setor.
O seguro para lojas de vestuários permite, se ocorrer um sinistro (evento inesperado), que a empresa se reestabeleça, honrando com os compromissos assumidos com funcionários, fornecedores e prestadores. Pode cobrir, de acordo com a apólice, eventos que vão desde incêndio, explosão e queda de raios até assistências e indenização para roubo de bens.
Um relatório divulgado pelo Instituto Sprinkler Brasil, que monitora ocorrências de incêndio, mostrou que foram contabilizados 1.244 incêndios estruturais em 2020. O comércio (abrangendo imóveis como lojas, shoppings e supermercados) se destacou, com 255 registros de janeiro a dezembro desse mesmo ano — um aumento de 19% em relação à 2019.
O monitoramento acima se refere a apenas um tipo de incidente – incêndio –, sendo que há vários outros que deveriam servir como alerta aos empresários. Isso comprova que os riscos são reais – e suas consequências também, com alto potencial de gerar graves impactos em pequenas, médias e grandes empresas.
Acompanhe agora para descobrir quem precisa desse seguro e como ele funciona na prática.
Quem deve contratar o seguro para loja de roupas?
O seguro para loja de roupa é uma proteção empresarial que pode ser adquirida por proprietários de pequenos e médios negócios, empreendimentos de franquia, redes de varejo, lojas de departamento e boutiques.
Não importa qual é o perfil da loja de vestuário, o seguro se adequa a ela, abrangendo coberturas para uma ampla variedade de riscos. Ou seja, antes de emitir a apólice, a seguradora irá considerar as necessidades e características específicas de cada empresa para definir os detalhes da cobertura.
Com o apoio do consultor de seguros, é possível personalizar ainda mais a apólice de seguro para loja de roupas, entendendo a operação do cliente e todos os riscos enfrentados por ele.
Como funciona seguro para loja de roupas?
Para entender como funciona o seguro para loja de roupas, é preciso saber que ele envolve três partes principais: segurado, corretora de seguros e seguradora.
O segurado é a parte que precisa proteger o próprio patrimônio comercial.
Imagine um empresário de uma loja de roupas de médio porte que, preocupado com os riscos que vendavais e altas chuvas podem provocar ao seu estabelecimento, recorre ao seguro. Ele pesquisa e encontra uma corretora, buscando aliviar a preocupação constante com o negócio.
A corretora que ele encontrou é a pessoa jurídica responsável por intermediar a contratação e prestar assessoria a respeito de tudo sobre o contrato de seguro. Isso inclui conhecer a operação do segurado, suas necessidades, preferências, principais riscos envolvidos e esclarecer todas as dúvidas do processo.
Já a seguradora, por fim, é a pessoa jurídica que emite apólice de seguro e assume os riscos descritos nela.
A partir de uma avaliação minuciosa da operação da empresa, riscos, histórico, entre outros aspectos, a seguradora define o prêmio de seguro. Ou seja, o valor a ser pago pelo seguro para loja de roupas. Com a aceitação do segurado, ela emite a apólice – o documento oficial do seguro.
Com a apólice vigente, se algum imprevisto ocorrer com o segurado, ele deve acionar a corretora ou a seguradora para reaver os prejuízos sofridos. A seguradora deve fazer uma avaliação do sinistro e, se comprovados os danos (com as coberturas descritas expressamente na apólice), deve fornecer a indenização prevista ao segurado.
Por que fazer o seguro para loja de roupas?
Existem diversas razões para você fazer um seguro para loja de roupas. O primeiro deles é que esse tipo de comércio possui uma grande quantidade de material de fácil combustão, facilitando a propagação de incêndios.
Nessas situações, a chance de perda total dos itens é de praticamente 100% — sem contar o que pode ser consumido pela fumaça.
Além disso, algumas regiões do Brasil enfrentam eventos climáticos que podem ter consequências negativas às lojas de roupas. Estamos falando de eventos da natureza como vendavais, granizos, desmoronamentos, alagamentos e inundações.
O ponto aqui é: dá para viver com tranquilidade sabendo que, de uma hora para outra, seu comércio pode ser afetado por um evento inesperado que foge totalmente do seu controle?
Ou, ainda pior, que pode levar a sérios prejuízos financeiros, podendo colocar um fim no empreendimento que foi tão difícil construir?
Então, de forma resumida, os motivos para fazer o seguro para loja de roupas são:
- obter maior tranquilidade ao tocar o empreendimento;
- evitar custos com a responsabilidade civil em situações que envolvem terceiros;
- manter a empresa competitiva em um mercado dinâmico e imprevisível;
- garantir a continuidade das operações, mesmo diante de sérios incidentes;
- cumprir requisitos legais, como cláusulas do contrato de locação;
- demonstrar credibilidade aos parceiros de negócio, fornecedores e investidores.
O que o seguro para loja de roupas cobre?
As coberturas do seguro para lojas de roupas são variadas e flexíveis, atendendo a uma ampla gama de riscos que diferentes operações podem ter. No entanto, as apólices desse tipo de seguro abrangem coberturas básicas, que incluem:
Incêndio, explosão, implosão e queda de raio
É uma das principais coberturas do seguro para loja de roupas devido ao grande risco do qual ela protege. Já mencionamos lá atrás que o conteúdo presente nesse tipo de comércio facilita a combustão, potencializando o risco de incêndio.
Nesse sentido, essa cobertura é básica e serve para oferecer assistência à empresa em tudo o que precisar se passar por esse evento.
Exemplo: Uma boutique sofre um incêndio e tem a estrutura do prédio danificada. Além de gerar impactos ao próprio empreendimento, impacta também o comércio vizinho, que fica parcialmente comprometido pelas chamas.
O seguro para loja de roupas é acionado pelo segurado, que recebe o reembolso necessário para mitigar todos os prejuízos.
Acionamento acidental do sistema de combate a incêndio (sprinklers)
A cobertura para acionamento acidental de sprinklers é destinada às eventualidades onde o conjunto de pequenos chuveiros hidráulicos bombearam água de forma acidental, ou seja, diante de um não incêndio, comprometendo as mercadorias da loja de roupas e o funcionamento do comércio.
Exemplo: Durante uma manutenção de rotina, o sistema de sprinklers da loja de roupas é ativado de forma acidental, causando danos à mercadoria do salão de vendas e do estoque da loja.
O seguro para loja de roupas é acionado pelo segurado, que recebe a indenização necessária para arcar com os prejuízos desse evento inesperado.
Recomposição de documentos fiscais e contábeis
A cobertura para reposição de documentos fiscais e contábeis se destina aos eventos como incêndios, alagamentos e vendavais que têm alto potencial de comprometer os documentos de escritório de uma empresa do setor vestuário.
Exemplo: Um vendaval destelhou parte de uma loja de roupas e a chuva que caiu no ambiente destruiu uma parcela de seus registros fiscais e contábeis. Diante disso, o seguro para loja de roupas é acionado pelo segurado, exigindo a indenização para recriar e recuperar esses documentos perdidos.
Impacto de veículos terrestres e queda de aeronave
Essa cobertura é projetada para garantir a reposição de materiais danificados em razão de acidentes de impacto com veículos terrestres, queda de aeronaves e queda de engenhos aéreos que podem danificar portões, muros, vitrines, paredes e bens materiais.
Exemplo: Imagine que um veículo desgovernado acaba colidindo com a fachada de uma loja de roupas, causando danos à sua estrutura. Com isso, o segurado aciona a apólice de seguro para loja de roupas, recebendo a indenização necessária para arcar com os custos de reconstrução.
Assistências de chaveiro, eletricista e encanador
A cobertura de assistências de chaveiro, eletricista e encanador serve para socorrer o segurado em momentos que ele mais precisar.
Seja para reparar falhas técnicas, fazer a manutenção dos sistemas de iluminação ou reparar vazamentos em tubulações de água, essas assistências colaboram com o bom funcionamento e a segurança da loja de roupas.
Exemplo: Uma pequena loja de roupas de um shopping center tem um problema de encanamento durante o horário comercial, exigindo um encanador de forma imedita. O segurado aciona a apólice rapidamente e o encanador comparece ao local para realizar os reparos necessários no empreendimento.
Quais as coberturas adicionais do seguro para loja de roupas?
Além das coberturas básicas, o empreendedor do setor de vestuário pode optar por proteger outros riscos, de acordo com as necessidades de sua loja de roupas. Entre tantas coberturas, podemos citar:
Danos elétricos
A cobertura de danos elétricos se refere aos prejuízos causados no sistema elétrico da loja de vestuários. Pode incluir os prejuízos causados a fios, enrolamentos, circuitos, conduites, dispositivos de proteção, entre outros.
Roubo de bens
Outra cobertura do seguro para loja de roupas é contra o roubo de bens, garantindo o pagamento dos bens levados diante de roubo, furto ou extorsão ocorridos no ambiente comercial.
Vendaval e granizo
A cobertura de vendaval e granizo garante o pagamento das perdas e danos causados diretamente por um desses eventos no imóvel da loja de roupas e nos produtos que estavam dentro dele.
Quebra de vidros e espelhos
Se ocorrer danos por quebra de vidros ou espelhos, seja por imprudência ou espontaneamente, a cobertura garante o pagamento dos custos para reparos.
Tumultos
A cobertura de tumultos e greves garante o reembolso para o reparo dos prejuízos causados por manifestação, protesto e outros tipos de aglomerações que provoquem impactos ao seu imóvel comercial.
Despesas fixas
O seguro para loja de roupas também possui a cobertura adicional de despesas fixas, garantindo o valor para arcar com os salários, luz e água se a loja ficar fechada por motivos de força maior.
Por exemplo, se houver um incêndio, a cobertura garante o pagamento das despesas fixas mensais com funcionários e prestadores de serviços.
Lucros cessantes
A cobertura de lucros cessantes cumpre garantir a operacionalidade e a lucratividade do negócio durante a paralização em razão de um evento coberto na apólice.
Ou seja, se ocorrer um incêndio, vendaval, dano elétrico e outros, paralisando as atividades da empresa, ela não sofre os prejuízos dos lucros que poderia obter caso estivesse operando normalmente.
Perda ou pagamento de aluguel
Caso a loja de roupas não possa ser ocupada por conta de danos de incêndio (a depender da apólice, danos por outros sinistros, como furacão e impacto de veículos, podem ser incluídos), a cobertura de perda/pagamento de aluguel garante os valores de aluguel no período de reparo/reconstrução da loja.
Desmoronamento
A cobertura de desmoronamento inclui os danos materiais causados a muros, paredes, vigas de sustentação, queda de marquises e beirais, entre outros.
Essa cobertura do seguro para loja de roupas pode incluir tanto as despesas com a retirada de entulho como as despesas para reconstrução ou reparação.
Responsabilidade civil das operações da loja de roupa
A cobertura de responsabilidade civil garante o reembolso de despesas médicas, odontológicas e materiais a terceitos que a loja de roupas precisar custear.
Um exemplo é um cliente que escorrega e bate a cabeça dentro da loja. Ele necessita de cuidados médicos, e o lojista pode ser responsabilizado civilmente pelo acidente.
Alagamento e inundação
Essa cobertura garante a reposição dos danos causados aos móveis e equipamentos da loja de roupas, bem como do estoque de produtos, diante desse tipo de imprevisto.
Anúncio luminoso
A cobertura de anúncio luminoso pode ser contratada para indenizar os custos de reparação de painéis, anúncios luminosos e letreiros por conta de causas externas. Alguns exemplos são rasgos, quebras por chuva de granizo, danos causados por veículos (como empilhadeiras), calor excessivo etc.
Seguro para loja de roupas: qual o valor?
O seguro para loja de roupas não possui um preço fixo, sendo bastante difícil tentar defini-lo de forma ampla.
Tudo depende do contexto e dos riscos do empreendimento e das necessidades e preferências do proprietário, tornando a apólice específica para atender às reais necessidades do negócio. No entanto, é possível fazer algumas estimativas do valor.
Para estabelecimentos de baixo risco, os custos se iniciam na casa dos R$ 1.000. Porém, é necessário ter em mente que, quanto maior o risco, maior será o valor do prêmio de seguro estipulado pela seguradora.
Considerando grandes riscos, em geral o custo do seguro para loja de roupas pode ser definido multiplicando a taxa do seguro e a importância segurada.
Se o patrimônio de uma empresa for de R$ 4.000.000, sendo taxada a 0,1% ao ano, ela terá de pagar aproximadamente R$ 4.000 de seguro.
- Leia também: Seguro para loja virtual: o que é, como funciona e principais tipos de proteção indispensáveis para e-commerce
Quais seguradoras fazem seguro para loja de roupa?
Entre as seguradoras que fazem seguro para loja de roupas, destacam-se várias parceiras da Mutuus Seguros.
São empresas de seguros consolidadas no mercado brasileiro, garantindo tudo o que o segurado precisa para ter tranquilidade na gestão do negócio. Veja:
- Axa Seguradora;
- Liberty Seguros;
- MAPFRE Brasil;
- Porto Seguro;
- Tokio Marine Seguradora;
- Entre outras.
Como acionar o seguro de loja de roupa se acontecer um sinistro?
Ao saber de qualquer fato referente a um risco coberto, o segurado precisa entrar em contato imediatamente com a corretora de seguros ou seguradora para fazer o aviso de sinisto.
É possível fazer esse contato inicial via um dos canais oferecidos pela empresa, podendo ser telefone, WhatsApp com atendimento humano ou, ainda, por meio do assistente virtual na página do site.
Ao acionar o seguro, o segurado se compromete a prestar informações à seguradora, incluindo as circunstâncias da ocorrência, suas eventuais causas e consequências. O objetivo da seguradora é avaliar o sinistro – e, se a ocorrência for confirmada segundo as coberturas e condições descritas na apólice, indenizar o segurado.
Com a avaliação da ocorrência e a indenização fixada, a seguradora tem o prazo de 30 (trinta) dias para efetuar o reembolso da importância a que estiver obrigada a assegurar.
Como contratar seguro para loja de roupa?
Agora que você já conhece tudo sobre o seguro para loja de roupas, contratar sua apólice ficou mais fácil. Primeiro, basta entrar em contato com uma corretora de seguros credenciada pela SUSEP.
O corretor de seguros irá buscar entender melhor sobre sua operação, riscos e necessidades, desenhando uma apólice que se encaixa ao que precisa para se proteger. Nesse sentido, a Mutuus é uma corretora de seguros empresariais focada em pequenas e médias empresas.
Operamos em parceria com as melhores seguradoras do mercado, e nosso time de consultores de seguros é altamente capacitado para lidar com variados contextos empresariais e comerciais dos nossos clientes.
Conclusão
Hoje, você aprendeu que o seguro para loja de roupas é uma alternativa eficiente para empresários e gestores que precisam proteger o patrimônio físico e imaterial da empresa, resguardando-se dos prejuízos e outras situações imprevistas.
Além do mais, esse seguro é dinâmico e bastante flexível, podendo ser personalizado para diferentes necessidades que o negócio pode ter.
Ficou com alguma dúvida?