Conteúdo verificado

O que é o seguro porteira fechada, por que é importante contratar esse proteção e o que cobre? Saiba tudo!

Como funciona o seguro porteira fechada? Vale a pena ter?

Bem, todo produtor rural reconhece que manter a propriedade organizada e funcionando dá muito trabalho. Infelizmente, conservar essa engrenagem girando não é tarefa simples.

Riscos diversos, como climáticos, naturais e danos à infraestrutura, são apenas alguns dos desafios com os quais o profissional que atua no campo precisa lidar. Nesse sentido, investir em um seguro porteira fechada é a melhor forma de garantir maior segurança à sua propriedade e produtividade.

Esse seguro rural é destinado a empresários e produtores rurais que desejam proteger a propriedade dos imprevistos que podem comprometer a propriedade, o cultivo, seus produtos e equipamentos.

Embora seja mais difundido no exterior, o produtor brasileiro parece ainda não ter tomado muita consciência da necessidade de proteger seu bem mais precioso. Então, vamos entender melhor sobre o seguro porteira fechada e por que ele é importante?

O que é o seguro porteira fechada?

O seguro porteira fechada, como o próprio nome sugere, protege sua propriedade rural e tudo que está “porteira adentro”.

Em alguns casos, também pode oferecer garantia para os produtos e materiais que deixam sua propriedade e partem para o mercado consumidor. Tudo isso para proteger o ativo mais valioso de seu negócio e reduzir possíveis prejuízos.

Além disso, o seguro cobre mercadorias, insumos agrícolas e matérias-primas, incluindo silos, armazéns e secadores. Assim, podemos notar que esse seguro agrícola é uma ferramenta eficaz na gestão de riscos rurais, abrangente e completo para atender às necessidades específicas de seus bens e patrimônios.

Diversos perfis de produtores rurais e empresários podem se beneficiar ao usufruir das garantias oferecidas pela apólice de seguro porteira fechada. É isso que você verá a seguir.

Quem deve ter o seguro porteira fechada?

O seguro porteira fechada é uma proteção destinada para profissionais envolvidos em atividades agrícolas, pecuárias, aquícolas e/ou florestais, abrangendo desde a exploração e armazenamento de grãos, frutas e café, até a produção florestal e a criação de animais.

Para que serve o seguro porteira fechada?

Se você atua como produtor rural em qualquer uma das áreas que mencionamos, sabe que não é possível controlar tudo 100% do tempo.

O que queremos dizer com isso? Por mais que você tenha uma ótima equipe e gestão, riscos podem ocorrer, e a maior parte deles infelizmente escapa do nosso comando.

Exemplo: Um vendaval pode castigar a fazenda, derrubar galpões e danificar os equipamentos. Da mesma forma, uma invasão de ladrões à propriedade pode resultar em roubo de cabeças de gado, causando sérias perdas financeiras ao negócio rural.

Nesse sentido, o seguro porteira fechada serve como ferramenta de gerenciamento de riscos eficaz, protegendo a propriedade, a lavoura e seus bens.

Estamos falando sobre minimizar os impactos de riscos climáticos, obter capacidade de gerenciar perdas de produção, entre outros riscos que comprometem a estabilidade financeira do negócio.

Dessa forma, a proteção patrimonial garante a continuidade da operação do negócio sem dor de cabeça ao gestor e produtor rural e, ainda, sem impactar os funcionários.

Seguro porteira fechada: como funciona na prática?

Não basta conhecer o que é o seguro porteira fechada sem entender como ele funciona no detalhe, certo? Vamos começar citando as partes que participam desse contrato, sendo elas o segurado (produtor/empresário rural), corretora e a companhia de seguros.

O segurado é o produtor rural que precisa de uma garantia financeira para proteger o patrimônio da fazenda. Ou seja, é a parte que se beneficia desse seguro agrícola e, em caso de sinistro (evento inesperado), recebe a indenização prevista para cobrir os danos sofridos.

Exemplo: produtor José e o seguro

José é um produtor pecuarista que teve a fazenda assolada diversas vezes por quadrilhas especializadas em roubo de gados. Os criminosos invadem propriedades, levam os bens e deixam para trás enormes prejuízos financeiros que tiram a sono dos produtores da região.

Cansado de ter o gado roubado, José descobre a possibilidade de contratar o seguro porteira fechada e logo começa suas pesquisas. Através de um amigo, recebe a indicação de uma corretora e busca, com essa proteção, aliviar sua inquietação com os bens.

A corretora que José localizou é a empresa responsável por comercializar seguros e fazer o intermédio entre o segurado com a seguradora. Ou seja, é a corretora quem busca entender as necessidades do segurado, preferências, riscos envolvidos e presta uma espécie de assessoria para esclarecer todas as dúvidas que ele tiver.

Buscando o melhor cenário para José, a corretora indica uma seguradora que possui uma solução completa para proteger a fazenda. A seguradora é a empresa que emite a apólice de seguro, assume os riscos do contrato e, em caso de sinistro, paga a indenização.

Sinistro e etapas para a indenização

Meses depois de contratar o seguro, infelizmente a fazenda de José é alvo de bandidos outra vez, tendo prejuízos com novas cabeças de gados. Mas, desta vez, ele já estava coberto pelo seguro porteira fechada que havia adquirido.

Assim, ao entrar em contato com a corretora, a empresa age prontamente, coordenando com a seguradora os próximos passos.

Após solicitar os documentos e fazer a avaliação do sinistro, a seguradora confirma que o incidente estava coberto e concorda em pagar a indenização estipulada no contrato. Assim, dentro do prazo determinado de até 30 (trinta) dias úteis, José recebe a compensação financeira pelo incidente infeliz, permitindo recuperar as perdas sofridas pelo roubo.

Quais os benefícios do seguro porteira fechada?

O seguro porteira fechada é um excelente instrumento de gestão de riscos, sendo indispensável a produtores rurais ou empresários de qualquer porte que se preocupam com o cuidado da propriedade e de seus bens.

Entre os inúmeros benefícios, destacam-se:

  • Proteção abrangente: Cobrindo uma ampla gama de riscos relacionados à propriedade rural, desde furto e roubo até responsabilidade civil, o seguro porteira fechada abrange a proteção para as principais preocupações que o produtor possui;

  • Preservação dos bens: O produtor rural e os funcionários dão duro para manter em ordem toda a infraestrutura e preservar a fazenda. Com esse seguro agrícola, é mais simples recuperar os danos se algo ruim e inesperado ocorrer com os bens;

  • Tranquilidade financeira: Ao saber que está protegido contra imprevistos, o seguro minimiza possíveis impactos financeiros e o segurado fica mais tranquilo, cuidando do que mais importa. Além disso, pode investir na expansão das atividades agrícolas sem grandes receios;

  • Cobertura personalizada: Com o seguro porteira fechada, o segurado tem a possibilidade de adicionar coberturas extras e adaptar o seguro ao longo do tempo, de acordo com as particularidades de sua propriedade e atividades agrícolas que executa.

Quais as principais coberturas do seguro porteira fechada?

Até aqui, acreditamos que ficou mais fácil entender o seguro porteira fechada, seu funcionamento e benefícios. Então, chegou a hora de explorar as coberturas que preservam o patrimônio rural e aquilo que foi tão difícil construir e conquistar pelo produtor. Confira:

Roubo e furto de bens

A cobertura de roubo e furto de bens é uma das mais básicas no seguro porteira fechada. Por exemplo, se houver um furto de equipamentos agrícolas durante a noite e os itens estiverem inclusos na proteção, o seguro rural garante a compensação financeira.

Explosão, incêndio e raios

Imagine que ocorre um curto-circuito no sistema de energia, causando um incêndio que destrói o celeiro de armazenamento de cereais. Com a inclusão da cobertura de explosão, incêndio e raios, você conta com a reparação para minimizar os danos causados com maior tranquilidade.

Fenômenos da natureza

Eventos climáticos representam potencial risco de danos à propriedade rural. Vendaval, granizo, alagamento e inundação são alguns exemplos de eventos possíveis de serem cobertos para proteger o patrimônio contra o efeito de fenômenos da natureza devastadores.

Danos elétricos

Uma sobrecarga elétrica pode causar um curto-circuito e queimar os circuitos de máquinas e aparelhos usados na propriedade rural. Assim, o seguro porteira fechada oferece a proteção necessária para reparar ou substituir os equipamentos danificados.

Acidentes de transporte de produtos

Com a cobertura de acidentes de transporte de produtos, se houver uma colisão na fazenda que resultar em danos, por exemplo, o segurado recebe a compensação financeira correspondente às perdas.

Lucros cessantes

Um incêndio de grandes proporções pode tornar difícil a continuidade do negócio, levando a paralização dos trabalhos e resultando na perda de receita. A cobertura de lucros cessantes serve para reaver os prejuízos decorrentes do período em que as atividades agrícolas precisaram ser interrompidas.

Quebra de vidro (máquinas e equipamentos)

Máquinas agrícolas e equipamentos gerais estão sujeitos aos danos causados por acidentes ou fenômenos da natureza. Assim, a cobertura de quebra de vidro assegura a substituição dos vidros danificados, garantindo a funcionalidade dos equipamentos agrícolas e a continuidade da operação.

Perda ou pagamento de aluguel (máquinas e equipamentos)

Se ocorrer um acidente, sua máquina ou equipamento pode ficar indisponível para aluguéis, por exemplo, levando a perda de renda. Com a cobertura de perda ou pagamento de aluguel, oferecida pelo seguro porteira fechada, você se mantém protegido contra esses prejuízos financeiros.

Responsabilidade civil exploração agrícola

A responsabilidade civil ocorre quando você precisa assumir as obrigações de uma ação ou omissão que prejudicou outra pessoa.

Por exemplo, se um incêndio com origem na sua fazenda alcança o território vizinho e gera danos, a cobertura RC exploração agrícola cobre danos materiais ou corporais causados a terceiros.

Responsabilidade civil turismo rural

A cobertura de responsabilidade civil turismo rural cobre o segurado contra os danos materiais ou corporais causados a terceiros no exercício integral ou parcial de atividade de hotelaria e entretenimento. Isso pode incluir acidentes com vítimas feridas ou danos à propriedade de terceiros.

Responsabilidade civil fuga de animais

A cobertura de responsabilidade civil fuga de animais cobre o segurado contra a culpa que pode ser imputada a ele em razão de danos materiais ou corporais causados a terceiros.

Por exemplo, se uma vaca escapar e danificar as cercas de um vizinho, essa cobertura ajuda a cobrir os custos para possíveis reparos necessários.

Quanto custa o seguro porteira fechada?

Não é tão simples definir o custo do seguro porteira fechada, afinal, não existe um valor fixado para essa apólice.

De toda forma, é importante entender que o valor desse seguro agrícola leva em conta o tamanho e localização da propriedade rural, tipo e valor dos bens segurados, histórico de sinistros, medidas de segurança implementadas na fazenda, coberturas selecionadas, entre outros aspectos.

Se quiser descobrir quanto custa o seguro porteira fechada, indicamos que você converse com um consultor especializado. Com a Mutuus, você faz sua cotação e recebe um atendimento personalizado, feito sob medida para lidar com as demandas que você enfrenta.

Quais seguradoras fazem o seguro porteira fechada?

O seguro porteira fechada, por ser completo e abrangente, é um produto oferecido pelas maiores e principais seguradoras que atuam no mercado brasileiro.

Listamos, a seguir, as principais companhias de seguro dessa modalidade:

  • Allianz Seguradora;
  • Porto Seguro;
  • MAPFRE Seguradora;
  • Tokio Marine Seguradora.

Seguro porteira fechada: dicas para escolher o melhor

A seguir, listamos as três principais dicas que serão essenciais para ter sucesso na escolha do melhor seguro porteira fechada.

Pesquise e consulte várias seguradoras

Ao contratar o seguro porteira fechada, você deve começar pesquisando e conhecendo o serviço oferecido por diversas seguradoras. A vantagem é que, a partir da pesquisa inicial, você será mais certeiro para encontrar produtos atrativos, com boas coberturas e condições.

Além disso, recomendamos que você faça uma pesquisa online da reputação da seguradora. Para isso, você pode acessar sites como o Reclame Aqui, conferir o que andam falando nas redes sociais e, ainda, se esse recurso estiver disponível, ler as avaliações do Google Meu Negócio.

Entenda suas necessidades e preferências

Não basta pesquisar um monte sem entender exatamente o que você precisa. Então, experimente começar listando todas as suas preocupações com a propriedade rural e, a partir disso, entender quais são as necessidades específicas que as suas atividades agrícolas exigem.

Iniciando assim a sua jornada em busca do seguro, você ficará mais afiado para questionar, entender e comparar as opções.

Analise as coberturas oferecidas

Ao conhecer suas necessidades e preferências, fica muito mais fácil analisar e escolher as coberturas. Mas esta etapa requer muita atenção e cuidado, garantindo que tudo o que você precisa está sendo contemplado na apólice de seguro rural escolhida.

Lembre-se que a proteção oferecida pelo seguro porteira fechada se limita apenas aos itens e condições que forem previamente descritos na apólice. Lavouras e certos itens que estão na propriedade, mas que não foram informados e descritos anteriormente no contrato, não terão cobertura.

Como acionar o seguro porteira fechada: passo a passo

Se ocorrer um incidente inesperado em sua propriedade que está coberto pelo seguro, entre em contato imediatamente com a corretora de seguros ou seguradora para fazer o aviso de sinistro.

Esse contato pode ser feito por meio de um dos canais oferecidos pela empresa, sendo os mais comuns o telefone, WhatsApp ou chatbot disponível na área do cliente.

Ao acionar o seguro, você se compromete a prestar informações detalhadas à seguradora, incluindo as circunstâncias da ocorrência, suas eventuais causas e consequências. A seguradora solicita essas informações para avaliar o sinistro.

Assim, se a ocorrência for confirmada e a cobertura e condições da apólice estiverem condizentes, ela indeniza o segurado. A partir do momento que a indenização é fixada, a seguradora tem até 30 (trinta) dias úteis para efetuar o pagamento da importância a que estiver obrigada a reembolsar ao segurado.

Como contratar o seguro porteira fechada?

Contratar o seguro porteira fechada pode ser uma tarefa difícil, mas nós facilitamos para você. Com a Mutuus Seguros, o processo de contratação é ágil e transparente, afinal, revolucionamos o processo de contratação de seguros empresariais com uma plataforma simplificada e de fácil acesso.

Veja como é simples:

  • Preencha o formulário online: Você preenche suas informações e liberamos descontos para seu seguro porteira fechada. Quanto mais informações, melhor;

  • Receba cotações de seguro: Nossos especialistas estarão atentos para entrar em ação e enviar as cotações das melhores seguradoras em seu e-mail ou WhatsApp;

  • Contrate seu seguro online: Lembre-se de conferir novamente as coberturas e condições escolhidas. Após avaliar as cotações, faça sua escolha — sem precisar sair de casa ou do trabalho;

  • Desfrute dos benefícios: Pronto! Respeitando o período de carência, sua cobertura já está efetiva e você pode respirar mais tranquilo com a proteção.

Conclusão

Neste conteúdo, você conheceu mais sobre o seguro porteira fechada e aprendeu que se trata de um mecanismo eficiente para produtores rurais e empresários que desejam resguardar seus bens agrícolas.

Com essa proteção, o segurado conta com uma proteção abrangente para preservar seus bens e garante total tranquilidade financeira se um imprevisto ocorrer a qualquer momento.

Que tal continuar aprendendo sobre o seguro rural? Confira outros artigos:

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguro Rural

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *