“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.” Já ouviu essa frase?
Ela diz muito sobre a área da contabilidade, uma aliada no planejamento financeiro de uma empresa. Afinal, em caso de falhas involuntárias no trabalho, o profissional que não tem um seguro RC para contador pode se prejudicar financeiramente.
Por exemplo, imagine que ao fazer a escrituração fiscal do cliente você usou alíquotas de tributos erradas. Nem sempre é possível cancelar ou reverter a operação, principalmente ao perceber se o erro foi percebido tarde.
Então, caso a fiscalização da Receita Federal note a divergência, você — responsável por assinar a declaração — e o seu cliente podem ser penalizados. Isso costuma envolver gastos com honorários advocatícios, custos judiciais relacionados ao processo e à defesa e muito mais.
A mão suou e o coração acelerou só de imaginar os riscos e as consequências envolvidas no seu ofício?
Não se desespere: o seguro RC para contador pode protegê-lo financeiramente. Continue a leitura e saiba mais sobre isso!
O que é seguro RC para contador?
Trata-se de uma indenização financeira para que o profissional de contabilidade arque com gastos, caso cometa determinados erros involuntários no ofício.
Afinal, qualquer pessoa física ou jurídica tem responsabilidade civil (artigo 927 do Código Civil) de reparar danos a terceiros, mesmo os causados inocentemente.
Por exemplo, uma indústria química pode causar acidentes ambientais, como poluição e vazamentos, por negligência, imprudência ou outra razão. Logo, a justiça pode ser acionada para reparar os danos cometidos, exigindo gastos para a empresa responsável pelo problema.
Assim, se ela tiver o seguro RC — nesse caso, o ambiental —, é possível receber uma quantia para auxiliar no pagamento das responsabilidades. Entre elas, investigação, monitoramento e redução da contaminação do solo e lençóis freáticos.
No caso do seguro RC para o contador, o serviço é específico para falhas involuntárias cometidas dentro dessa profissão. Afinal, além da responsabilidade civil geral, existe uma legislação própria para a atuação de um contador.
Ela exige o reparo de eventuais erros que causem prejuízo financeiro aos clientes atendidos, conforme o artigo 1.177 do novo Código Civil.
Pela legislação, o contador pode ser responsabilidade tanto por atos involuntários (culposos) quanto propositais, cometidos por má-fé. Em nenhuma das circunstâncias é obrigatório ter um seguro RC, mas é uma estratégia preventiva de proteção financeira.
O que significa RC?

Neste contexto, RC é a sigla para Responsabilidade Civil. E como você já entendeu: pessoas físicas e jurídicas têm deveres a cumprir e tendem a ser cobradas com reclamações e ações judiciais.
Elas podem envolver danos corporais ou materiais cometidos e referentes a variados problemas — acidentes de trabalho, poluição ambiental etc.
Assim, existe o seguro RC Geral, voltado para empresas que querem se prevenir e preservar os recursos financeiros e o patrimônio, caso cometam acidentes. Nesses casos, elas podem receber uma indenização financeira de seguradoras.
Além disso, existe o seguro RC Profissional, destinado à proteção financeira de trabalhadores, caso causem danos a terceiros por falhas em seu ofício.
Diversos profissionais podem recorrer ao plano, como advogados, médicos, contadores, agentes imobiliários e outros.
Conforme mencionado, também há o seguro RC para contador, modalidade específica para profissionais da contabilidade. Logo, os segurados podem ter uma apólice (documento com as características do seguro) 100% personalizada para as necessidades do ofício.
Qual a responsabilidade civil de um contador?
A responsabilidade civil de um contador envolve a obrigação de exercer a profissão com diligência, zelo e dentro dos princípios éticos da contabilidade. Nesse sentido, destacam-se:
- Erros e omissões: o contador é responsável por eventuais erros e omissões em seus serviços, que possam causar prejuízos ao cliente;
- Fraude: o contador pode ser responsabilizado por fraudes cometidas por ele ou por seus funcionários, se houver negligência ou conivência de sua parte;
- Responsabilidade solidária: em alguns casos, o contador pode ser responsabilizado solidariamente com o cliente ou com outras partes envolvidas, como sócios ou administradores da empresa.
Para deixar a responsabilidade civil do contador mais clara, vamos ver alguns exemplos:
- Erros e omissões: a não observância de prazos para entrega de obrigações fiscais ou a incorreta escrituração contábil podem resultar em autuações fiscais e danos financeiros ao cliente;
- Fraude: a manipulação intencional de demonstrações financeiras para ocultar a real situação econômica de uma empresa configura fraude e pode levar à responsabilização civil e penal do profissional envolvido;
- Responsabilidade solidária: quando o contador participa/consente com práticas ilícitas na gestão da empresa, como sonegação fiscal. Aqui, ele é responsabilizado junto aos demais envolvidos pelos danos causados a terceiros ou ao fisco.
Como funciona o seguro RC para contador?
O seguro de responsabilidade civil para contadores protege esse tipo de profissional contra erros, omissões e negligências que possam causar prejuízos financeiros a terceiros.
Imagine que um contador comete um erro no cálculo dos impostos de uma empresa, resultando em multas. Pode acontecer, não?
Nesse cenário, a empresa pode processar o contador para recuperar os prejuízos. Ela foi prejudicada, afinal, então tem o direito de fazer isso.
O seguro RC entraria em ação justamente nesse ponto para cobrir os custos de defesa legal e possíveis indenizações. Isso evita que o contador precise arcar com as despesas tirando dinheiro do próprio bolso.
Seguro RC para contador: quais os tipos de apólice?
Existem dois principais tipos de apólice para o seguro de responsabilidade civil para contadores: a apólice à base de ocorrência e a apólice à base de reclamações. Vamos entender melhor cada uma:
Apólice à base de ocorrência
A apólice à base de ocorrência vai cobrir os pagamentos/reembolsos de quantias devidas ou pagas a terceiros pelo segurado — e ele, é claro, fará isso em caso de reparação de danos estipulados por um tribunal civil ou acordo aprovado pela seguradora.
Essa cobertura, no entanto, só é válida quando o ato danoso ou fato gerador acontece durante o período de vigência da apólice. E mais: o contador tem de pleitear a cobertura ainda durante o período de vigência da apólice ou dentro dos prazos prescricionais.
Quer um exemplo?
Vamos lá: um contador comete um erro em um relatório financeiro em 2022, e a apólice estava ativa nesse ano.
Um bom tempo depois, em 2024, o cliente desse contador percebe o erro e entra com uma reclamação.
E agora?
Nesse tipo de situação, mesmo que a apólice não esteja mais ativa em 2024, ela vai cobrir o dano porque o erro acontece durante o período de vigência da apólice, ou seja, em 2022.
Apólice à base de reclamações
Essa apólice também tem a mesma cobertura que a anterior: pagamento/reembolso das quantias devidas ou pagas a terceiros pelo segurado, no entanto…
O que diferencia ela é que, para que haja cobertura, o dano que o contador causou ao terceiro precisa ter acontecido durante o período de vigência ou durante o período de retroatividade (quando aplicável).
Outro detalhe: o terceiro deve propor a reclamação contra o segurado durante o período de vigência ou durante o prazo adicional, se aplicável.
Vamos deixar as coisas mais claras com um cenário possível de acontecer: suponha que um contador tenha contratado esse tipo de apólice e que ela está em vigor de 2020 a 2023, com um período de retroatividade até 2019.
Em 2021, esse contador comete um erro na hora de preparar a declaração de impostos da empresa que ele atende, resultando em prejuízos financeiros para ela.
Aí, em 2024, quando essa empresa descobre o erro, ela decide entrar com uma reclamação contra o contador.
Nesse tipo de situação, a apólice de seguro RC desse contador continua cobrindo porque dois motivos específicos:
- Motivo 1: o erro ocorreu em 2021, dentro do período de vigência da apólice (2020-2023);
- Motivo 2: a reclamação foi feita em 2024, dentro do período de retroatividade da apólice.
Quais as formas de contratação do seguro RC para contador?
Existem algumas formas de contratar o seguro RC para contador. Isso vai depender do cenário e de algumas particularidades. Vamos deixar isso mais claro a seguir:
Contador trabalhando sozinho
Contadores autônomos ou que têm escritórios de contabilidade devem contratar uma apólice de RC Profissional para pessoa física com extensão para pessoa jurídica.
O mesmo vale para contadores que locam ou sublocam espaços em centros empresariais ou que prestam serviços para empresas.
E por que isso deve ser feito dessa forma?
Bem, ao emitir notas fiscais pelo CNPJ, esses profissionais podem ser processados tanto na esfera pessoal quanto na empresarial.
Por outro lado, contadores contratados como empregados, ou seja, sob regime CLT, não emitem notas fiscais, então não precisam da extensão para pessoa jurídica.
Nesse caso, basta a contratação da apólice de RC profissional para pessoa física. Ela é suficiente para protegê-los contra possíveis responsabilidades civis decorrentes de suas atividades profissionais como empregados.
Contadores sócios de um escritório de contabilidade
Aqui, cada contador sócio do escritório deve contratar uma apólice de RC profissional com a respectiva extensão para reclamações contra a pessoa jurídica (o escritório de contabilidade).
Afinal, se apenas um dos contadores sócios contratar a apólice, só ele fica protegido, e as ações contra o escritório terão cobertura somente se forem decorrentes de atos praticados por esse contador segurado da apólice.
Nesse cenário, não há outros contadores trabalhando no escritório, só os contadores sócios, então não é necessário contratar uma apólice específica para o escritório. Afinal, como todos contrataram a extensão para a pessoa jurídica, o escritório estará protegido em caso de ações judiciais.
Escritório de contabilidade com contadores sócios e contadores não sócios
Nesse cenário, temos contadores sócios do escritório e outros que atuam lá, mas não têm vínculo societário.
Aqui, não importa se eles são subcontratados, empregados ou só locam uma sala dentro do escritório: todos devem contratar suas próprias apólices de pessoa física para se protegerem de reclamações por falhas profissionais.
Detalhe: nesse caso, não é possível que todos os contadores contratem a extensão de pessoa jurídica, afinal de contas, essa cobertura exige que o contador seja sócio ou proprietário da pessoa jurídica — e, como falamos acima, alguns são sócios, outros não.
Fora os contadores, o escritório de contabilidade também deve contratar uma apólice de responsabilidade civil profissional. Isso acontece porque ele não fica amparado nas apólices individuais dos contadores.
E se o escritório contratar o seguro de responsabilidade civil? Ainda será necessário todos os contadores contratarem suas apólices de pessoa física?
Sim, eles precisam de suas apólices individuais porque não são segurados na apólice do escritório.
Ou seja, se houver uma ação judicial contra o escritório e contra o contador, a apólice do escritório reembolsará só a condenação do escritório. Enquanto isso, a condenação do contador terá que ser paga por ele mesmo.
E por que os contadores sócios não precisam contratar a extensão de pessoa jurídica em suas apólices?
Porque o escritório de contabilidade estará amparado na apólice contratada por ele, cobrindo as falhas de todos os profissionais que atendem em seu estabelecimento.
Resumindo: todos os contadores devem contratar suas apólices de RC profissional na pessoa física, ao passo que o escritório de contabilidade deve contratar sua apólice de RC profissional na pessoa jurídica.
Quem pode fazer o seguro RC para contador?
Praticamente qualquer contador que esteja em atividade pode fazer um seguro de responsabilidade civil.
Isso inclui contadores autônomos, escritórios de contabilidade e até empresas maiores que oferecem serviços contábeis.
A ideia é que, se você lida com números e documentos fiscais e está sujeito a cometer erros que podem causar prejuízos financeiros aos seus clientes, esse seguro é uma boa opção. Os exemplos que falamos antes demonstram bem isso.
Como você já percebeu, é uma forma de garantir que, se algum problema surgir (o que pode acontecer a qualquer momento e com qualquer profissional), você não precisa arcar com todos os custos sozinho.
Por que contratar o seguro RC para contador?
O profissional de contabilidade lida com diversos desafios, como burocracias e grande volume de informações diárias. E ainda, existem inúmeras especificações na legislação tributária, exigindo organização e atualização constantes.
Isso explica a importância de contratar o seguro RC para o contador. Saiba mais sobre os benefícios desse serviço!
Tranquilidade no trabalho
Toda atividade profissional é sujeita a erros e críticas, mas algumas lidam com questões mais sensíveis — como no mundo das finanças.
Nesses casos, as falhas podem ter consequências graves. Logo, pensar sobre os desafios na rotina de trabalho pode gerar muito estresse e sobrecarga para o contador.
Se esse incômodo ocorre com frequência, pode causar um problema de saúde crônico, elevando os riscos de doenças cardiovasculares e muitas outras. Além disso, a constante tensão tende a tornar o profissional desatento, devido ao cansaço mental.
Logo, passa a haver mais riscos de erros. Então, é um alívio para o ofício do contador saber que terá amparo financeiro, caso alguma eventualidade ocorra, minimizando o prejuízo.
Conformidade com a legislação
Como visto, o Código Civil tem termos específicos para responsabilizar o contador em caso de problemas na profissão. Entre eles, erros ou fraudes, perda do prazo de pagamento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) etc.
Assim, o contador pode receber indenização financeira, se algum dos danos cometidos for involuntário e fizer parte das coberturas do seguro. Desse modo, o profissional arca com custos e cumpre os deveres da legislação sem se comprometer financeiramente.
Gestão da imagem profissional
Algumas vezes, os erros na atuação contábil só são descobertos em estágios avançados, tornando o valor da multa das empresas prejudicadas muito expressivo. Especialmente nesses casos, os clientes tendem a denunciar o profissional para o conselho da categoria.
Isso exige gastos financeiros do contador para pagar honorários advocatícios e custos judiciais, podendo até levar um escritório de contabilidade à falência. Mesmo se essa situação for resolvida, há prejuízos para a imagem profissional.
Então, para se reerguer e continuar atraindo clientes, é importante investir no gerenciamento de crise do seu trabalho. Tudo isso fica mais fácil com o seguro RC para o contador, por fornecer uma indenização para cobrir os gastos.
Complexidade da legislação tributária brasileira
A legislação contábil do Brasil passa por mudanças constantes, demandando atualizações frequentes dos profissionais nas leis, decretos e normativas. Isso eleva os riscos de erros relacionados ao descumprimento da legislação, seja por negligência ou imprudência.
Esses problemas podem ocorrer por mais competente e atento às mudanças que você seja.
Afinal, um trabalho tem muitas funções exercidas por humanos, não apenas máquinas, o que naturalmente torna as demandas sujeitas a erros. Por isso, se prevenir com o seguro RC para o contador é fundamental.
Quais são os principais riscos do contador?

Pequenas falhas relacionadas a desatenção e/ou imprudência podem gerar grandes consequências para clientes de contadores. Então, acompanhe os principais riscos envolvidos nesse ofício!
Vazamento de informações sensíveis e confidenciais
O contador tem acesso a diversos dados sensíveis dos clientes, como números de contas bancárias e senhas.
Se por descuido eles caírem nas mãos erradas, pode ocorrer consequências sérias, como movimentação monetária e ações fraudulentas. Logo, é possível que o cliente entre com uma ação judicial para processá-lo pela falha, tentando ter alguma compensação.
Retrabalho dos processos
Algumas ações erradas na área da contabilidade podem ser canceladas e consertadas. Entretanto, isso exige retrabalho, levando a perda de tempo e o desperdício de recursos dos clientes atendidos.
Pagamento de multas
A legislação tributária brasileiro impõe uma série de prazos para entrega de informações contábeis. Se o profissional atrasar por algum motivo, o cliente pode pagar multas, o que também é prejudicial por afetar a credibilidade do contador.
Em alguns casos, como na Escrituração Contábil Fiscal (ECF), é possível corrigir inconsistências nas informações fornecidas. Entretanto, se o prazo para os ajustes for perdido, as empresas ficam sujeitas à fiscalização e aplicação de multas.
Além disso, existem operações, como a ‘Fonte Não Pagadora’, que realiza malha fiscal de pessoa jurídica, cuja multa pode elevar a dívida de 75% a 225%. Então, imagine o prejuízo financeiro se a empresa não se regularizar no tempo hábil devido ao contador.
O que cobre seguro RC para contador?
Diante dos riscos envolvidos na contabilidade, fique de olho nas coberturas do seguro RC para o contador e previna problemas financeiros. A cobertura depende da seguradora escolhida e de como você monta o plano.
Cobertura básica
Na Mutuus, a cobertura básica das seguradoras envolve:
- despesa de defesa – honorários advocatícios, laudos periciais, depósitos recursais;
- sucumbências e demais despesas necessárias do processo de defesa nas esferas Cível, Administrativa e Criminal;
- Acordos judiciais ou extrajudiciais – o seguro pagará o acordo diretamente ao terceiro reclamante, limitado ao valor da cobertura contratada e com prévio consentimento da seguradora na hora da definição do valor acordado;
- Condenação judicial – caso o segurado seja condenado, às indenizações a título de dano material ou moral serão integralmente pagas até o limite máximo de indenização contratado;
- Ressarcimento – o segurado poderá acionar o seguro e caracterizada a cobertura, o ressarcimento é efetuado sem a necessidade de ação judicial ou mesmo reclamação formal;
- Mediação – se necessário contratar um mediador como medida alternativa para concordância a respeito do Pedido de Ressarcimento realizado pelo Terceiro, a cobertura pagará as despesas necessárias e os demais custos do processo de mediação.
Cobertura especial
Na Mutuus, a cobertura especial das coberturas inclui:
- Danos à reputação – o seguro cobrirá as despesas necessárias para assessoria de imprensa e assessoria de reabilitação de imagem, para a preservação da reputação do segurado;
- Custos emergenciais – se o segurado tiver que fazer qualquer tipo de contratação ou pagamento sem tempo hábil de comunicar a seguradora, ela fará o reembolso de tais despesas;
- Danos a documentos de clientes – caso ocorra algum dano aos documentos de clientes sob responsabilidade do segurado, o seguro ressarcirá os custos para recomposição e eventuais prejuízos reclamados, inclusive para extravio, furto ou roubo;
- Atos desonestos de colaboradores – caso algum colaborador, intencional ou desonestamente, prejudique o segurado, gerando responsabilidades e obrigações de reparação, o seguro pode ser acionado para ressarcimento;
- honorários retidos – se o terceiro entender que o serviço prestado pelo segurado causou algum dano e se recusar a pagar ou desistir de acionar o seguro na justiça e o segurado concorde em isentá-lo dos honorários devidos, o seguro pagará o prejuízo.
O que o seguro RC para contador não cobre?
Embora o seguro RC para contador ofereça proteção para diversos cenários problemas, não faz isso com todos. Há situações que estão foram das coberturas. É o que chamamos de riscos excluídos. São eles:
- Se o contador fizer algo errado de propósito, o seguro não vai oferecer cobertura;
- Qualquer acordo pessoal ou garantia que o contador tenha dado não está coberta;
- Se algo aconteceu antes da data de início da cobertura retroativa do seguro, não está coberto;
- Se a reclamação não tem nada a ver com o trabalho do contador, o seguro não cobre;
- Perda, furto ou roubo de bens não são cobertos;
- Danos a propriedades móveis (como móveis) ou imóveis (como prédios) não estão cobertos;
- Problemas com TI, como falhas de software, não estão cobertos;
- Vazamento de dados confidenciais não é coberto;
- Qualquer coisa relacionada à função de conselheiros e diretores não está coberta.
A gente listou algumas das exclusões, mas você precisa conferir a apólice do seguro RC para contador que deseja contratar. É comum as seguradoras terem exclusões específicas, ainda que poucas. Na dúvida, leia tudo para saber o que o seguro cobre e o que não.
Sinistro aconteceu: como acionar o seguro RC para contador?
Vamos imaginar que, infelizmente, você, como contador, se envolveu em uma situação que pode gerar uma indenização para um terceiro. Há dois pontos importantes aqui: a notificação de expectativa de sinistro e o aviso de sinistro. São aspectos diferentes. Aqui:
- Notificação de expectativa de sinistro: quando o segurado avisa para a seguradora sobre um possível sinistro que pode vir a acontecer;
- Aviso de sinistro: é quando o sinistro já aconteceu, aí o segurador comunica oficialmente à seguradora sobre o ocorrido — nesse caso, a seguradora irá iniciar o processo de avaliação e regulação do sinistro para determinar a cobertura e os valores a serem pagos.
E o que apresentar em cada caso?
No caso da notificação de expectativa de sinistro,
- Data e descrição do que aconteceu;
- Tipo de erro profissional envolvido;
- Possíveis prejuízos;
- Opinião (comentários) do segurado sobre sua responsabilidade pelo erro;
- Como o segurado descobriu o possível erro;
- Comprovação do vínculo entre o segurado e a outra parte envolvida.
Enquanto isso, no aviso de sinistro, o segurado deve apresentar:
- Data e descrição da reclamação, incluindo o tipo de erro profissional, perdas alegadas e opinião do segurado sobre sua responsabilidade;
- Cópia de qualquer notificação judicial, boletim de ocorrência ou e-mail que confirme a reclamação contra o segurado;
- Cópia da reclamação;
- Comprovação do vínculo entre o segurado e a outra parte envolvida;
- Proposta de honorários dos profissionais que o segurado pretende contratar para sua defesa.
Observação: há inúmeras seguradoras no mercado brasileiro, então eventualmente uma ou outra pode solicitar um documento ou dado específico. A justificativa para essa solicitação adicional é comumente dada nos contratos em virtude de “particularidades de cada sinistro”.
Então qual a melhor forma para saber o que enviar no sinistro aviso de sinistro?
Conversando com o corretor de seguros com quem você contratou o seguro RC contador ou lendo a própria apólice, especificamente o tópico “Comunicação, regulação e liquidação de sinistro”. Lá tem tudo o que é necessário apresentar.
Como fazer um seguro RC para o contador?
Você deve procurar uma corretora de seguros digital, pois ela facilitará todo o processo de contratação.
Nesse sentido, a Mutuus Seguros é a melhor alternativa, já que nós cotamos nas melhores seguradoras do mercado e guiamos você na escolha certa do seguro RC para contador.
Nesse processo, é necessário fornecer alguns dados para encontrar o plano que melhor se adapte às suas demandas, o que inclui preencher um formulário específico. Entre os dados para cotação do seguro:
- informações pessoais;
- coberturas que você deseja contratar, podendo ser as básicas ou as amplas.
Para que serve o questionário no processo de contratação?
O questionário de responsabilidade civil profissional é uma etapa essencial no processo de contratação do seguro: ele permite à seguradora avaliar o risco associado à cobertura.
Na prática, esse questionário reúne informações detalhadas sobre o perfil da empresa, como atividades realizadas, estrutura organizacional e histórico, incluindo fusões, aquisições ou mudanças de nome.
Esses dados ajudam a entender a operação da empresa e a exposição a potenciais reclamações. Algumas das perguntas que você encontra nesse tipo de questionário são:
- A empresa proporciona continuamente treinamento profissional para todos os funcionários?
- A empresa realiza auditoria interna e externa das suas atividades profissionais?
- A empresa terceiriza suas atividades total ou parcialmente?
Além disso, o questionário serve para analisar o histórico de reclamações e identificar possíveis riscos futuros que possam gerar prejuízos.
A seguradora verifica, por exemplo, se o proponente já enfrentou processos judiciais, recebeu notificações ou tem conhecimento de eventos que possam levar a demandas futuras.
Alguns exemplos de perguntas para você ter uma ideia melhor:
- Existe(m) reclamação(ões) contra o segurado por dano(s) causado(s) pela prestação de seus serviços, em andamento ou já encerrados?
- O segurado tem conhecimento de qualquer ato ou fato que possa gerar reclamação(ões) por dano(s) causado(s) pela prestação de seus serviços, no futuro?
- Qualquer dono, executivo, sócio, empregado ou advogado, funcionários atuais ou antigos, foi(ram) sujeito(s) a reclamações ou ação disciplinar por qualquer órgão oficial?
Quanto custa um seguro RC para o contador?
Não existe um valor exato, já que depende da cobertura contratada e particularidades do profissional segurado. Por exemplo:
- Para pessoa física: você encontra diversas opções de cobertura entre R$ 2 mil e R$ 500 mil;
- Para pessoa jurídica: Diversas opções de cobertura entre R$ 4 mil a R$ 5 milhões.
Quais seguradoras fazem seguro RC para o contador?

As principais seguradoras que fazem o seguro RC profissional para contador são:
- Porto Seguro;
- Allianz Seguros;
- Zurich;
- Akad;
- Tokio Marine;
- Excelsior Seguros;
- AIG Seguros.
Nesse sentido, para facilitar o processo, você pode contratar esse seguro com a Mutuus, que oferece cotação de seguros rápida e descomplicada nas melhores seguradoras. A contratação é simples e envolve os passos seguintes:
- faça a cotação do seguro online;
- nossa inteligência artificial se encarregará de buscar no mercado a melhor condição, sem asteriscos ou letras miúdas;
- a escolha e efetivação do seguro é toda feita online e você também recebe a cotação e a apólice por e-mail;
- resolva todas as suas dúvidas ou seus problemas pelo WhatsApp, ou telefone. Um especialista sempre irá te atender.
Perguntas frequentes relacionadas ao seguro RC para contador
Além de todos os aspectos que falamos ao longo de todo este artigo, há outros pontos que precisam ser esclarecidos. Veja:
Seguro de vida para contador: o que é?
O seguro de vida para contadores é uma proteção que eles podem contratar como forma de garantir segurança tanto para si quanto para suas famílias em caso de imprevistos, como falecimento ou invalidez.
Por exemplo: em caso de morte, os beneficiários indicados recebem uma quantia previamente estabelecida.
Outro cenário: se o contador sofrer um acidente ou doença que resulte em invalidez, o seguro pode proporcionar uma indenização para ajudar nos custos médicos e adaptação a uma nova realidade.
Muitos seguros de vida incluem assistência funeral, que serve para cobrir despesas relacionadas ao funeral. Outros oferecem cobertura adicional para diagnósticos de doenças graves.
Seguros para contadores: quais os principais?
Além do seguro RC para contador, outros tipos de seguro também podem ser contratados por contadores/escritórios de contabilidade. Estamos falando das seguintes proteções:
- Seguro para escritório: protege o patrimônio do escritório de contabilidade, cobrindo danos materiais causados por incêndios, inundações, roubos, entre outros eventos imprevistos;
- Seguro de vida em grupo: excelente opção para escritórios de contabilidade que desejam oferecer um benefício adicional aos seus funcionários, já que esse seguro proporciona proteção financeira em caso de morte, invalidez e doenças graves, por exemplo;
- Seguro garantia judicial trabalhista: serve como garantia para o cumprimento das obrigações trabalhistas determinadas judicialmente, como em casos de processos trabalhistas, evitando que o escritório precise fazer grandes desembolsos financeiros.
O que é RC em contabilidade?
A responsabilidade civil em contabilidade refere-se à obrigação que os contadores têm de reparar os danos causados a terceiros por erros, omissões ou negligências no exercício de suas funções.
Em outras palavras…
Se um contador comete um erro que resulta em prejuízos financeiros para um cliente (como aqueles que exemplificamos ao longo deste artigo), ele pode ser responsabilizado legalmente por esses danos.
Essa responsabilidade civil vem do seguinte fundamento: quando um contador assume a responsabilidade de cuidar das finanças de uma empresa, por exemplo, ele está prometendo que executará suas tarefas com cuidado e precisão.
Mas… se ocorrer um erro, como uma declaração de impostos incorreta que resulta em multas, o cliente pode processar o contador para recuperar os prejuízos sofridos. É assim que funciona.
Como funciona o seguro para contabilidade?
O seguro RC para contador (ou seguro para contabilidade, como também é chamado) cobre os custos legais e as indenizações que o profissional precisa pagar se “errar a mão nos números” e, por conta disso, acabar prejudicando seu cliente.
A apólice, como já abordado, é o contrato que explica o que está coberto e o que não.
Tem dois tipos principais: a apólice à base de ocorrência, que cobre problemas que aconteceram enquanto o seguro estava valendo, e a apólice à base de reclamações, que cobre tanto os erros feitos quanto as reclamações feitas dentro do prazo do seguro.
Resumindo o funcionamento desse seguro, quando alguém faz uma reclamação, você avisa a seguradora o quanto antes e eles investigam o caso. Se comprovarem o sinistro, a seguradora cobre os custos. Basicamente é isso.
O que é seguro de RC profissional?
O seguro de responsabilidade civil profissional serve para proteger um profissional contra erros, omissões ou “vacilos” no trabalho que possam prejudicar outras pessoas.
Se você é um contador, por exemplo, ou um arquiteto, e acabar cometendo um erro no seu trabalho e isso causar um problema para um cliente, esse seguro cobre os custos legais e as indenizações que você tiver de pagar.
Quanto custa manter o CRC?
Para manter o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) ativo em 2025, os valores são os seguintes:
- Contadores: R$ 664,00 por ano;
- Técnicos em Contabilidade: R$ 587,00 por ano.
Esses valores foram atualizados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e foram divulgados pela Resolução nº 1.744/2024.
Qual a diferença entre RC geral e RC profissional?
O seguro de responsabilidade civil geral (que a gente também pode chamar só de seguro RC geral) é uma proteção ampla que cobre danos a terceiros decorrentes de diversas atividades e situações do dia a dia.
Isso pode incluir danos materiais, corporais e até morais causados a outras pessoas. Um exemplo?
Aqui: uma empresa pode usar o seguro RC geral para se proteger contra imprevistos, como um cliente que se machuca no estabelecimento ou danos a propriedades de terceiros causados por suas operações.
Já o seguro de responsabilidade civil profissional é específico para erros, omissões ou negligências cometidas no exercício de uma profissão.
Ou seja, ele cobre os custos legais e indenizações que surgem quando um profissional, como um contador, médico ou advogado, comete um erro que prejudica um cliente.
Se um médico dá um diagnóstico incorreto e isso resulta em danos ao paciente, por exemplo, o seguro RC profissional cobre os custos associados à defesa legal e indenizações.
Qual é a função de um contador?
Os contadores têm várias funções importantes, incluindo o registro e controle financeiro, garantindo que todas as transações sejam registradas corretamente.
Eles também asseguram a conformidade legal e fiscal, preparando declarações de impostos e garantindo o pagamento correto dos impostos. Também fazem análises financeiras para ajudar na tomada de decisões, oferecem consultoria financeira, realizam auditorias e ajudam na gestão de riscos financeiros.
O seguro de responsabilidade civil é obrigatório para contadores?
Não, o seguro de responsabilidade civil não é obrigatório para contadores. Não no Brasil, pelo menos.
Apesar disso, é altamente recomendado, especialmente para quem atua de forma autônoma ou possui um escritório de contabilidade (e se você pensar nos tipos de problemas que esse profissional pode, infelizmente, se envolver, isso ficará mais claro).
Além do mais, como falamos, esse seguro oferece proteção financeira contra reclamações e processos judiciais decorrentes de erros, omissões ou negligências profissionais.
E o que acontece quando não se tem esse seguro?
Os contadores podem enfrentar multas altíssimas, indenizações e até a perda de clientes e reputação, o que nos leva ao seguinte entendimento: mesmo que sendo obrigatório, ter essa proteção é uma medida prudente para garantir segurança no exercício da profissão.
Ficou com alguma dúvida?