O seguro vida empresarial é um serviço que pode oferecer segurança aos funcionários de uma empresa, promovendo um ambiente de trabalho mais protegido e integrado.
Diversas atividades e operações podem exigir, obrigatoriamente, a contratação de apólices que assegurem a vida e a saúde dos colaboradores.
Assim, vale a pena conhecer algumas das categorias mais populares que disponibilizam esse tipo de serviço para instituições, como o seguro vida empresarial.
Dessa forma, a contratação pode ser feita com mais confiança, verificando os detalhes que tornam a apólice eficiente e adequada.
Acompanhe mais informações sobre como essa modalidade funciona, e tire as principais dúvidas sobre a cobertura desse tipo de contrato para a sua empresa.
O que o seguro de vida empresarial cobre?
As coberturas do seguro vida empresarial serão validadas de acordo com o que foi negociado na apólice contratual. Entre as mais comuns, podemos mencionar itens como:
- Morte natural;
- Morte por acidente;
- Invalidez total ou parcial por enfermidade ou acidente;
- Assistência funeral;
- Alimentação;
- Demais coberturas negociadas pela empresa contratante.
Havendo um sinistro que esteja descrito entre os aditivos, a seguradora iniciará o processo de análise junto ao funcionário ou a seus familiares que estejam incluídos na relação de dependentes.
Mediante a confirmação de documentos que comprovem o evento que envolveu o colaborador, a seguradora analisará as cláusulas previstas na apólice e poderá pagar o prêmio aos beneficiários.
Como já mencionado, as coberturas oferecidas pelo seguro dependem do que foi estipulado entre a empresa e a seguradora.
Quem pode contratar um seguro de vida empresarial?
Qualquer empresa, independente do porte ou atividade, pode contratar um seguro em grupo, de acordo com as necessidades do negócio diante do produto em questão.
No entanto, as companhias de seguro costumam admitir empresas com, no mínimo, três vidas.
Para contratar um seguro vida empresarial, a organização deve apresentar sua documentação legalizada para fazer parte do grupo de segurados, onde o colaborador deve comprovar vínculo com o empreendimento, assim como os sócios, por exemplo.
Além disso, a empresa deverá negociar as cláusulas de seu seguro vida empresarial e incluir condições extras para as coberturas previstas na apólice da seguradora.
Como funciona um seguro de vida empresarial?
Um seguro vida corporativo funciona a partir de acordos coletivos. A empresa será a estipulante do produto contratado, já que negociará as cláusulas da apólice.
No produto, são definidas algumas informações que regem o funcionamento dos contratos, como:
- Carências;
- Prazos;
- Idade máxima;
- Reajuste de prêmios de indenização;
- Garantias e outros.
Em caso de morte natural ou por acidente do colaborador, seus dependentes diretos serão indenizados pela ocorrência do sinistro.
Já para acidentes de trabalho que comprovem a incapacidade dos funcionários, o seguro garantirá o pagamento do pecúlio.
Quais as partes que envolvem a contratação de um seguro de vida empresarial?
Ao analisar um seguro vida empresarial, é importante conhecer quem serão os envolvidos na contratação. Dessa forma, você compreenderá como as negociações são formalizadas. Confira a seguir:
- Estipulante: pessoa jurídica que contrata o produto;
- Seguradora: empresa que gere e assume os riscos descritos na apólice;
- Seguradora: pessoa física que usufrui dos direitos adquiridos das coberturas da apólice;
- Beneficiário: é a parte que terá direito à indenização, sendo familiar ou outra pessoa escolhida pelo segurado.
- Corretora de seguros: é a intermediadora que cuidará das negociações entre a empresa e a seguradora.
Vantagens do seguro de vida empresarial
O seguro vida empresarial oferece benefícios para garantir a tranquilidade do funcionário em suas atividades profissionais, além da proteção para os membros familiares em caso de acidentes.
O produto é atrativo para a empresa contratante e oferece alguns benefícios que podem ser conferidos a seguir.
Melhoria na gestão organizacional da empresa
Uma entidade que possua coberturas de uma apólice se torna mais organizada, produz com mais qualidade e pode obter vantagens que contribuam para sua permanência no mercado.
Desta maneira, é possível manter todos os colaboradores protegidos perante a lei e ter uma “reserva de emergência” destinada a cada pessoa em caso de necessidade coberta pela apólice.
Motivação de funcionários
Com a contratação do seguro de vida empresarial, os colaboradores poderão exercer suas funções com maior satisfação e compromisso com o sucesso da empresa.
Assim, o nível de produção se elevará e a empresa poderá contar com resultados que atendam às suas expectativas.
Prevenção contra acidentes trabalhistas
Para casos de sinistros envolvendo colaboradores, a empresa poderá contar com a eficiência do seguro contratado e com isso, poderá gerar maior tranquilidade ao funcionário e seus beneficiários.
Afinal, além de ser um direito do funcionário, é possível proporcionar mais tranquilidade em relação a cobertura e valor de sinistro, por exemplo.
[mautic type=”form” id=”31″]
Por que ter um seguro de vida empresarial?
Um seguro vida empresarial traz comodidades a um colaborador. Dessa forma, além de garantir as coberturas contratadas, o produto possui vantagens, além de indenizações, como:
- Segurança financeira;
- Menor custo do que um seguro individual comum;
- Permite dedução no Imposto de renda;
- melhor contribuição dos funcionários em suas atividades.
Como já mencionado no conteúdo em algumas ocasiões, ter um seguro de vida empresarial é necessário para cobrir possíveis riscos ao qual o indivíduo se exponha, além de ser um direito do trabalhador contratado em regime CLT.
Porém, caso seu negócio queira contar com um diferencial, dentro do seguro de vida empresarial é possível adicionar prestadores de serviços recorrentes e até mesmo profissionais autônomos contratados por modelos de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA).
O que não é coberto por um seguro empresarial?
Os itens que podem não ser cobertos por um seguro empresarial costumam variar bastante de acordo com a empresa contratada.
No entanto, alguns itens costumam ser bastante frequente entre as operadoras do mercado atual, como:
- Suicídio;
- Uso de álcool e drogas;
- Invalidez temporária.
Por isso, é importante deixar claro ao colaborador em quais momentos ele poderá acionar a apólice contratada para evitar qualquer tipo de problema.
Ou, em outros casos, contar com produtos que supram as necessidades de imprevistos de curto prazo, como o seguro de acidentes pessoais, por exemplo.
O seguro de vida empresarial é obrigatório para todos os funcionários?
De acordo com a Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT), não consta obrigatoriedade de uma empresa oferecer seguro de vida para seu quadro técnico, dependendo do seu ramo de atividade.
No entanto, existem acordos sindicais para que determinadas companhias contratem um seguro vida empresarial. A isso, atribui-se a atuação de funcionários que exerçam algumas atividades de risco como:
- Manuseio de produtos inflamáveis;
- Atividades que envolvam fiações ou cabos de eletricidade;
- Funções que exijam que um colaborador trabalhe em locais de grande altitude;
- Motoboys ou serviços de entregas;
- Operações de máquinas;
- Trabalhos em indústrias ou fábricas;
- Atividades que possam causar danos físicos;
- Policiais ou qualquer atividade de patrulhamento;
- Uso constante de objetos pérfuro-cortantes.
- Entre outros.
Quanto custa o seguro de vida por funcionário?
O seguro vida empresarial pode ter valores variados, de acordo com o perfil dos funcionários e alguns fatores como:
- Idade dos colaboradores;
- Atividade da empresa;
- Coberturas;
- Valor de indenizações;
- Escolha da operadora;
- Entre outros.
Porém, existem duas modalidades que podem ser escolhidas pela empresa, para determinar o pagamento dos custos de um seguro vida empresarial:
- Plano sem contribuição: quando um funcionário não arca com os valores do seguro;
- Plano com contribuição: o colaborador paga total ou parcialmente pela contratação. neste caso, os valores serão descontados diretamente no bilhete de pagamento do colaborador.
Mas, para te ajudar a realizar o cálculo sobre qual contratação de seguro de vida empresarial acaba saindo mais vantajosa, a Mutuus Seguros oferece calculadoras de simulação para te ajudar nessa jornada.
Como contratar um seguro de vida empresarial?
Para adquirir um seguro vida empresarial, uma companhia precisa, primeiro, pesquisar quais são as corretoras que estão habilitadas para venderem os produtos.
Afinal, além da cobertura oferecida, o preço dos seguros são um ponto importante que não deve ser menosprezado durante a análise dos serviços.
A empresa deve zelar pela segurança e bem-estar de seu quadro de funcionários e garantir um bom desempenho nas atividades de rotina profissional, e ter um seguro vida empresarial é uma alternativa interessante para isso. Mas, caso queira contar com uma assessoria especializada no assunto, a Muutus Seguros possui um time capacitado para tirar todas as suas dúvidas e auxiliar da melhor maneira, a encontrar o seguro de vida empresarial ideal para o seu negócio!
Ficou com alguma dúvida?