A Carta Fiança Bancária e o Seguro Garantia são dois instrumentos muito usados como garantias. Seja em contratos em diversos setores, a fim de torná-los mais seguros para se fazer negócios.
Agora as empresas podem, por exemplo, recorrer de uma condenação trabalhista apresentando o Seguro Garantia. Esta é a forma mais vantajosa e descomplicada de apresentar uma garantia em processos judiciais, possibilitando a defesa da sua empresa sem que seja necessário desembolsar valores de imediato com uma carta fiança.
E por que o Seguro Garantia é melhor que a carta fiança bancária?
- Preserva o fluxo de caixa;
- Não usa limite de crédito no banco;
- A empresa pode economizar até 90% do valor total que seria gasto;
- A contratação é totalmente online e rápida e sua empresa ainda conta com o nosso suporte.
Mas afinal, o que é seguro garantia e qual a diferença para carta fiança?
É um tipo de seguro que garante que prazos, valores definidos em contrato ou outras obrigações sejam cumpridos. O seguro garantia pode ajudar tanto pequenas, médias e grandes empresas (privadas e públicas). E também, pessoas físicas a ganhar ótimos negócios sem comprometer seu capital.
Tenha em mente que o objetivo do seguro garantia é de proteger sua empresa de possíveis prejuízos ocasionados por descumprimento de um contrato. Ou ainda, garantir a segurança em processos judiciais e em casos de participação em licitações.
O objetivo deste seguro é proteger sua empresa de possíveis prejuízos ocasionados por descumprimento de um contrato. Além de contratos, você pode garantir a segurança em processos judiciais e em casos de participação em licitações.
Veja a principal diferença entre a Carta Fiança Bancária e o Seguro Garantia

No caso de carta fiança bancária, o banco é seu fiador e emite uma carta fiança para você. Se comprovada a inadimplência do contratado, sua única possibilidade é receber a indenização monetária do banco. Sendo assim, arcando com o ônus da contratação de novo prestador de serviços, que dará continuidade ao contrato.
Na hipótese de seguro garantia, a seguradora poderá responder integralmente por essa gestão, até o valor da garantia prevista na apólice. Cabe apontar que, normalmente, a carta Fiança Bancária é mais onerosa do que o Seguro Garantia e compromete o limite de crédito da empresa junto aos Bancos.
Considere os pontos abaixo com atenção antes de tomar uma decisão:
Carta Fiança bancária x Seguro Garantia
Taxa de juros pouco atrativas | Taxas 3 a 5 vezes menor que as bancárias |
Uso do limite de crédito | Não bloqueia o limite de crédito, emitido por seguradora e não banco |
15 dias para ser aprovada | Aprovado em minutos. Para casos maiores, em até 24h |
Padrão engessado de contratação: após emitir não pode alterar | Apólices customizadas e com possibilidade de alterações |
Vigência de 1 ano, sem prorrogações | Vigência ajustável |
Eventualmente eles são exigidos de você ou de sua empresa para garantir sua honestidade, desempenho ou o cumprimento de certas regras, leis ou regulamentos. Os seguros de garantia protegem as partes que podem ser afetadas por seus negócios, como clientes, subcontratados ou órgãos públicos.
Quem pode contratar o seguro garantia?
Mediante uma análise financeira prévia, qualquer empresa pode contratar seguro garantia contratual. Os setores que mais utilizam são: construtoras, indústrias e empresas prestadoras de serviço (públicas ou privadas).
Quais as principais modalidades de seguro garantia ?
Comumente confundido com seguro fiança, carta fiança ou fiança bancária, os principais são:
- Seguro Garantia Licitação;
- Seguro Garantia Judicial Trabalhista;
- Seguro Garantia Judicial.
- Seguro Garantia Financeira.
Trata-se de um seguro que cumpre o mesmo papel da carta fiança bancária. A diferença está em que na carta fiança bancária o banco entra como fiador, enquanto que no seguro garantia, a seguradora cumpre este papel por meio de garantia estipulada na apólice.
Outros diferenciais que tornam o seguro garantia a melhor opção:
Rapidez na contratação
Após envio dos dados é feito uma rápida análise contratual. Hoje conseguimos cotar e emitir o seguro garantia no mesmo dia.
O seguro garantia não ocupa limite de crédito junto aos bancos
A carta fiança bancária toma limite de crédito junto aos bancos, já o seguro não. Melhor não comprometer o seu crédito, pois você pode precisar dele.
Após o envio dos dados, é feita uma rápida análise contratual. Hoje conseguimos cotar e emitir este seguro no mesmo dia.
Custo
O seguro garantia tende a ser muito mais em conta que a carta fiança bancária. É um grande atrativo para empresas que participam de licitações, já que elas têm como foco apresentar a melhor proposta pelo menor custo.
A expertise na mensuração e precificação de riscos
O seguro funciona com base no princípio do mutualismo e, por isso, pulveriza o risco entre centenas ou milhares de apólices garantidas dentro do fundo de reserva. Isso viabiliza a contratação do seguro garantia para mais empresas e por preços mais acessíveis.
Não exige reciprocidade bancária
É extremamente comum a carta fiança bancária exigir um colateral no qual a empresa deixa um percentual aplicado em títulos de baixo risco como o CDB, por exemplo.
Vigência adequada
O seguro garantia será feito sob medida para o contrato que visa garantir, acompanhando sua duração. Não haverá desperdício de recursos para uma garantia por tempo maior do que o necessário.
Resseguradoras viabilizam garantias maiores
Por trás das seguradoras existem as resseguradoras – as “seguradoras das seguradoras”. A existência de resseguradoras, junto ao fator “pulverização” viabiliza que o seguro comporte garantias muito maiores do que aquelas comportadas dentro da carta fiança bancária.
Regulação de sinistros
Assim como a seguradora é especialista na mensuração e precificação de riscos, ela também tem ampla expertise na regulação de sinistros. Isso significa que nos casos em que se faz necessário o acionamento da apólice por rompimento de contrato, a seguradora será muito mais eficiente na garantia de cumprimento do contrato. Importante para o segurado, que terá o serviço entregue de forma mais ágil e tranquila.
Ficou com alguma dúvida?