Se você tem um negócio e ainda não contratou um seguro equipamento, deve estar se perguntando:
Mas será que eu preciso disso mesmo? Será que é para o meu caso? Era pra ter contratado esse seguro para me proteger? E agora?
Bem, nós vamos conversar sobre isso e eu quero tirar todas essas suas dúvidas. Você, que investiu no próprio negócio, vai entender se o seguro equipamento é para o seu caso e vai descobrir o valor desse investimento. O fato é:
Começar um negócio não é fácil em 99,9% das vezes.
Quase sempre exige coragem, alguma quantia de dinheiro, investimento financeiro e de tempo. Muitas vezes exige noites em claro e finais de semana de planejamento e de trabalho duro.
Já parou para pensar sobre este seguro?
Pode não ser uma das primeiras coisas que você pensou ao começar suas atividades. Ou, talvez, mesmo depois nunca pensou nisso a fundo.
Mas quando a gente para pra pensar no valor do investimento em dinheiro, em tempo e em dedicação, parece muito óbvio: é claro que é preciso manter os equipamentos de trabalho seguros e protegidos. Eles são a sua fonte de renda.
É claro que algumas questões precisam ser analisadas. É preciso avaliar para escolher a opção de seguro mais adequada para seu negócio, que vão ao encontro das suas necessidades e que compensam o investimento.
Você tem dúvida se o seguro equipamento é para você, se esse é o momento para contratar e como fazer para ter essa garantia? Então vamos lá:
O que é o seguro equipamento?
Normalmente, as empresas precisam de diversos tipos de equipamentos para executar suas atividades do dia a dia.
Dependendo do tipo de empresa, pode usar computadores, caixas registradoras, ferramentas, máquinas fotográficas, eletroportáteis, celulares e muitos outros tipos de equipamentos de trabalho.
O seguro equipamento é um mecanismo de proteção justamente para esses equipamentos usados durante o trabalho.
O objetivo do seguro equipamento é proteger bens específicos: os itens que uma empresa precisa. Essa proteção é contra a perda ou dano dos bens segurados.
Imagine se, em uma tempestade, um raio atinja as dependências de uma padaria e danifique diversos equipamentos como um forno elétrico, uma batedeira, uma máquina de café e um computador.
Seria um prejuízo enorme. Não apenas pela perda dos equipamentos e a necessidade de substituí-los, mas também pelo tempo que a padaria deixaria de vender produtos pela falta dos utensílios.
Qualquer empresa que sofra um imprevisto devido a um raio, um incêndio, furto ou a outro tipo de problema que signifique a perda de equipamentos vai passar pelo mesmo aperto: prejuízo em dose dupla. Os equipamentos perdidos e o tempo de produção comprometido.
O seguro equipamento tem o objetivo de reduzir esse impacto financeiro, por isso é extremamente importante prestar atenção se a apólice está oferecendo cobertura de todos os itens necessários. Faça essa análise antes de contratá-lo.
Quais os tipos de seguro equipamento?
Como você já percebeu, o seguro equipamento é uma modalidade de seguro que, a depender dos tipos de equipamentos que protege, é categorizado de formas diferentes.
Foi com base nisso que listamos os principais tipos de seguros de equipamentos a seguir. Confira.
Seguro equipamento fotográfico
Câmeras DSLR, mirrorless, lentes, drones, tripés e flashes são investimentos altos para fotógrafos e cinegrafistas.
Um sinistro, desde uma queda até um roubo, pode representar prejuízo significativo e até a interrupção dos trabalhos de um fotógrafo, por exemplo.
O seguro equipamento fotográfico entra nesse contexto, pois protege contra roubo, quedas e danos acidentais, e isso assegura a continuidade da produção visual de um profissional.
Seguro equipamentos agrícolas
A título de exemplo, tratores, colheitadeiras, pulverizadores e plantadeiras são indispensáveis no campo. São máquinas comumente utilizadas no setor rural.
A paralisação de um desses equipamentos, seja por qual motivo for, pode comprometer safras inteiras, por exemplo.
Nesse sentido, o seguro equipamentos agrícolas visa cobrir os danos, furtos e incêndios dessas máquinas. É uma forma de auxiliar na estabilidade do negócio de um produtor agrícola.
Seguro equipamentos portáteis
Seja em reuniões, viagens ou trabalhos externos, notebooks, tablets, celulares e scanners portáteis são essenciais para profissionais em movimento.
Acontece, no entanto, que esses dispositivos estão sujeitos a quedas e furtos. Esse tipo de situação pode ocorrer a qualquer momento. Infelizmente.
Por isso, com um seguro de equipamentos portáteis, é possível evitar custos inesperados envolvendo esses equipamentos.
Seguro equipamentos florestais
Operando em diversos tipos de ambientes, as máquinas como skidders, forwarders, auto carregáveis e garras florestais são fundamentais na extração de madeira.
Agora, imagine aí a quantidade de cenários problemáticos aos quais essas máquinas estão suscetíveis no dia a dia? É o caso de acidentes e falhas mecânicas.
É justamente por conta disso que contar com um seguro adequado — como o seguro equipamento florestais — é necessário. Se algum tipo de dano for causado às máquinas desse tipo, a operação continua sem grandes prejuízos. Basta acionar a indenização.
Seguro equipamentos eletrônicos
Os servidores, roteadores, monitores e impressoras fazem parte da infraestrutura tecnológica de empresas. E, a depender do porte delas, a quantidade desses equipamentos é ainda maior.
Por conta disso, qualquer dano pode impactar o funcionamento de sistemas e, consequentemente, a segurança de dados.
Por meio do seguro equipamentos eletrônicos, a empresa consegue se prevenir, financeiramente, de cenários em que tais equipamentos sejam danificados. Afinal, trata-se de uma proteção que visa reduzir impactos negativos nessas situações.
Seguro equipamentos topográficos
O seguro equipamentos topográficos é importante para profissionais que trabalham com levantamentos e medições — engenheiros, arquitetos e topógrafos exemplificam isso.
Afinal, tais equipamentos, como estações totais, GPS e drones, são sofisticados e de alto custo, porém, estão sujeitos a riscos como roubos, furtos e danos acidentais.
É por conta disso que a contratação desse tipo de seguro oferece segurança: ele cobre os prejuízos em casos de incidentes.
Seguro equipamentos de construção civil
Betoneiras, guindastes, escavadeiras e compactadores representam altos investimentos.
Além do risco de roubo, o que já é uma dor de cabeça quando acontece, tratam-se de equipamentos sujeitos a desgaste severo e falhas.
A cobertura do seguro equipamentos de construção civil entra justamente nesse cenário: ela protege o caixa da empresa contra imprevistos. E isso vai garantir a continuidade das obras e reformas que estiverem acontecendo.
Seguro equipamentos médicos
O seguro equipamentos médicos é indispensável para profissionais e instituições de saúde que usam aparelhos de alto custo e tecnologia avançada.
Aqui entram equipamentos como ultrassons, tomógrafos e respiradores, mas há diversos deles.
O seguro tem o objetivo de proteger esses equipamentos contra prejuízos causados por danos acidentais, roubos, furtos e até falhas operacionais.
O que estamos falando é que, além da reposição/reparo desses equipamentos, muitas apólices de seguro oferecem cobertura até mesmo durante o transporte e, ainda, assistência técnica especializada.
E se você está pensando que contratar esse seguro é um investimento estratégico, trata-se justamente disso, pois ela vai proteger o patrimônio da empresa ou profissional de saúde.
Seguro equipamentos estacionários e móveis
O seguro equipamentos estacionários e móveis é uma opção para empresas e profissionais que dependem de máquinas e equipamentos para suas operações.
Equipamentos estacionários, como geradores, compressores e sistemas industriais, e móveis, como tratores, empilhadeiras e caminhões, estão sujeitos a riscos como roubo, danos acidentais, incêndios e desastres naturais.
O seguro equipamento tem a finalidade de proteger tais máquinas e equipamentos em caso de esses imprevistos acontecerem. Estamos falando sobre reparos ou substituição em caso de sinistros, por exemplo.
Seguro equipamento de som
O seguro equipamento de som é capaz de proteger itens como alto-falantes, mixers, amplificadores e microfones de eventuais prejuízos.
Vale dizer que outros tipos de equipamentos de som também podem ser protegidos. Tudo o que você tem de fazer é definir bem com a seguradora quais tipos de equipamentos e máquinas deseja proteger.
Mas voltando ao ponto…
Como esses equipamentos estão vulneráveis a situações como roubo e acidentes no transporte, por exemplo, contar com esse seguro para equipamentos de som é importante.
Afinal, se algo acontecer com eles, basta você acionar a seguradora. Se tudo estiver dentro da apólice, a indenização é feita.
Seguro equipamento de estética
Se tem algo indiscutível é que aparelhos de laser, criolipólise e radiofrequência são um alto investimento em clínicas de estética. Muita grande envolvida!
Diante disso, o seguro equipamentos de estética é uma medida importante para proteger os aparelhos utilizados em clínicas e salões. Além dos citados, aqui também entram vários outros tipos de equipamentos, como dermoabrasores.
Seguro equipamento musical
Guitarras, pianos, baterias e sintetizadores são instrumentos valiosos e sensíveis.
E é por conta disso que um acidente com algum deles pode significar um prejuízo irreparável para os músicos, especialmente aqueles que dependem desses equipamentos para conseguir trabalhar, fazendo shows, covers em bares, etc.
O seguro equipamento musical serve para trazer a segurança necessária: ele protege contra furtos e danos, assim, o artista consegue continuar trabalhando sem preocupações.
Seguro equipamento audiovisual
O seguro equipamentos audiovisuais oferece proteção para diversos tipos de equipamentos e máquinas usadas no setor de produção audiovisual, como câmeras, tripés, lentes, gravadores de áudio e iluminação.
Como são ferramentas essenciais para produtores de vídeo, fotógrafos e cinegrafistas, contar com esse tipo de seguro é importante por dois motivos específicos.
O primeiro deles é que vai garantir que o profissional continue trabalhando caso imprevistos aconteçam. Já o segundo motivo diz respeito à garantia de saber que não precisará lidar com prejuízos financeiros se tiver um equipamento roubado ou danificado em uma queda, por exemplo.
Seguro para ferramentas de trabalho
O seguro para ferramentas de trabalho é uma proteção mais ampla, já que ferramentas de trabalho é um conceito que engloba, em teoria, todos os equipamentos que citamos até aqui.
Nesse sentido, é um seguro que protege equipamentos essenciais para diversos profissionais: mecânicos, eletricistas, marceneiros, técnicos e por aí vai.
Como funciona o seguro equipamento?
O seguro equipamento é uma proteção extra a alguns bens da empresa e oferece vários tipos de coberturas: contra roubo, furto qualificado, incêndio, inundação, colisão e tombamento.
Ele é essencial no sentido de garantir proteção ao dono da empresa ou mesmo a terceiros, sejam funcionários ou outras pessoas que utilizem o equipamento para a realização das tarefas da empresa.
Qualquer empresa pode contratar um seguro equipamento, seja um restaurante, empresas do ramo da construção civil, indústrias, clínicas médicas ou odontológicos, entre outros.
Pode parecer óbvio, mas é muito importante frisar: leia o contrato com atenção e pense se tudo o que está estipulado nele é o que você quer e precisa em termos de segurança.
De nada adianta assinar um contrato de um seguro equipamento que, quando você realmente precisar, não vai ser capaz de cumprir com seu papel.
Cada empresa tem tamanhos, atividades e realidades diferentes. Por isso mesmo, também tem necessidades diferentes e o contrato para cada empresa deve ser único e personalizado, se adequando à realidade dela.
Nesse sentido, também é essencial procurar por corretoras de seguros sérias, competentes e confiáveis. Pesquise e busque referências. O tipo e o nível de cobertura também vai variar de empresa para empresa.
Porém, alguns princípios relativos à cobertura costumam seguir um padrão:
O que o seguro equipamento cobre?
De maneira geral, o seguro equipamento cobre aparelhos necessários para o trabalho. Cobre ferramentas, equipamentos, aparelhos eletrônicos e aparelhos portáteis, por exemplo.
Mas, como assim? Que tipo de aparelhos, exatamente?
Uma indústria pode contratar um seguro equipamento para proteger seus computadores. Um restaurante pode contratá-lo para proteger aparelhos como fornos e fogões. Um fotógrafo pode querer proteger seu equipamento, como a câmera fotográfica.
Todos esses são exemplos de equipamentos usados para a execução do trabalho.
Coberturas do seguro

Algumas apólices podem oferecer coberturas que asseguram a empresa e também englobar aparelhos domésticos, objetos de trabalho em casa, como notebooks, computadores e smartphones.
A cobertura sobre esses equipamentos engloba danos acidentais, furtos ou roubos.
Quando você tem um seguro equipamento e ocorre qualquer um desses imprevistos, é preciso entrar em contato com a seguradora, que vai analisar o caso e tomar as providências necessárias para que você possa receber a indenização.
O valor da indenização vai variar de cada seguradora e cada apólice. Por isso é importante ficar atento também para essa questão na hora de assinar o seu contrato do seguro equipamento.
Em resumo, o seguro equipamento vai ser capaz de cobrir qualquer dano material causado ao bem segurado.
Talvez você esteja se perguntando: mas quais são esses imprevistos cobertos?
Coberturas básicas
A cobertura básica do seguro equipamento abrange, normalmente:
- Acidentes de causa externa;
- Incêndio;
- Raio;
- Explosão ou implosão;
- Impacto de veículos.
Além das coberturas básicas, também é possível acrescentar à apólice algumas coberturas extras:
Coberturas adicionais
A depender da relevância do equipamento que você quer garantir, vale a pena acrescentar algumas coberturas adicionais, para garantir que eles estejam cobertos em outras situações de risco.
As coberturas adicionais podem abranger:
- Roubo e furto qualificado;
- Danos elétricos;
- Perda ou pagamento de aluguel;
- Despesas fixas;
- Garantia internacional;
- Responsabilidade civil do equipamento;
- Responsabilidade civil do empregador.
O ideal é que você encontre uma corretora de seguros confiável e avalie todas as possibilidades.
- Leia também: Seguro para locação de equipamentos: como funciona? Veja as coberturas, por que ter um e como contratar o melhor
O que o seguro equipamento não cobre?
Existem cenários que o seguro equipamento não cobre. Estamos falando dos riscos excluídos. A melhor forma de saber, com precisão, quais são eles é lendo a apólice de seguro.
Apesar disso, vamos listar as principais exclusões que frequentemente aparecem. Veja:
- Apropriação ou destruição por regulamentos alfandegários, contrabando ou comércio ilegal;
- Responsabilidades legais do fabricante ou fornecedor;
- Contaminação por radioatividade ou materiais nucleares;
- Danos por sobrecarga ou uso inadequado dos equipamentos;
- Desgaste natural, corrosão ou deterioração gradativa;
- Danos por colisão com objetos em solo;
- Atos de guerra, hostilidade, rebelião, confisco ou vandalismo;
- Atos ilícitos dolosos ou culpa grave do segurado ou representantes;
- Custos adicionais de reparo ou melhorias exigidos por normas;
- Defeitos ou avarias preexistentes ao início do seguro;
- Destruição por ordem de autoridade pública, salvo em risco coberto;
- Estelionato, extorsão ou apropriação indébita;
- Furto qualificado ou roubo com envolvimento de funcionários;
- Negligência no uso ou manutenção dos equipamentos;
- Danos causados por atos terroristas reconhecidos oficialmente.
Quais os bens o seguro equipamento não protege?
Nem todo bem o seguro equipamento, e isso vai depender especialmente com base no tipo de seguro e na seguradora que comercializa.
De qualquer maneira, vamos listar alguns desses equipamentos que ficam de fora das coberturas só para você ter uma noção mais detalhada (porém, para ficar por dentro de tudo, sempre confira a apólice):
- Bens de propriedade de terceiros, a não ser que tenha sido alugados, arrendados ou cedidos para uso exclusivo na atividade-fim do segurado;
- Equipamentos desmontados;
- Moldes, polias, correias, cabos, correntes, peneiras, serras, lâminas, rebolos, câmaras de ar, matrizes, formas, cilindros estampadores, clichês ou ferramentas de substituição frequente, objetos ou peças de vidro (exceto para-brisas, janelas, faróis e lanternas), porcelana, cerâmica, tecidos e substâncias em geral, como óleos lubrificantes, catalisadores e combustíveis;
- Equipamentos instalados em veículos, aeronaves e embarcações;
- Equipamentos durante permanência em exposições, feiras, demonstrações comerciais e test drive, incluindo danos no transporte de ida e volta;
- Equipamentos em “viagens de entrega” realizadas pela fábrica, concessionária, revenda, loja ou transportadora, antes da posse formal e efetiva pelo segurado;
- Equipamentos provenientes de contrabando, transporte ou comércio ilegal;
- Equipamentos operando sobre trilhos;
- Equipamentos adquiridos em leilão.
Quais os principais equipamentos protegidos?
Os bens protegidos vai depender do tipo de seguro equipamento, então a lista é bem longa. Vamos elencar alguns para você ter uma ideia mais ampla:
- Tratores;
- Plantadeiras;
- Semeadeiras;
- Arados;
- Pulverizadores;
- Colheitadeiras;
- Sistemas de energia solar;
- Skidders;
- Forwaders;
- Carregadores florestais;
- Garras florestais;
- Pá carregadeiras;
- Retroescavadeiras;
- Guindastes;
- Betoneiras;
- Fresas de asfalto;
- Rolos compactadores;
- Empilhadeiras;
- Transpallets;
- Centros de usinagem;
- Raio-X;
- Tomógrafos;
- Ultrassons;
- Mamógrafos;
- Ressonância magnética;
- Monitores multiparamétricos;
- Notebooks;
- Tablets;
- CPUs;
- Monitores de computador;
- Smartphones;
- Instrumentos musicais;
- Amplificadores;
- Caixas acústicas;
- Mesas de som;
- Câmeras fotográficas;
- Lentes;
- Iluminação;
- Geladeiras;
- Fogões;
- Máquinas de lavar;
- Micro-ondas;
- Furadeiras;
- Serras;
- Lixadeiras;
- Ferramentas manuais;
- Robôs industriais;
- Drones;
- Balcões refrigerados.
Quem pode contratar o seguro equipamentos?

O seguro equipamento é ideal para empresas que usam equipamentos de valor na execução das suas tarefas diárias.
O seguro equipamento foi pensado exatamente para casos assim e ele pode ser crucial para proteger esses objetos e amenizar os prejuízos no caso de acontecer qualquer um dos imprevistos cobertos pela apólice.
O seguro equipamento pode ser contratado por qualquer profissional ou empresa. É interessante e muito usado para empresas da área da saúde, que usam muitos equipamentos de valor elevado: medicina estética, clínicos gerais, dentistas, clínicas de raio X e qualquer outra.
Mas o seguro equipamento também é amplamente usado por indústrias, escritórios e qualquer setor que tenha o interesse e a necessidade de aumentar o nível de segurança dos equipamentos de trabalho.
A depender do setor, como é o caso da construção civil, é preciso tomar cuidado: algumas apólices podem não cobrir as ferramentas e equipamentos que estiverem em trânsito, e não no local fixo de trabalho.
Então, se você precisa se deslocar com seus equipamentos para prestar serviços em outros lugares que não sejam nas dependências da sua empresa ou seu escritório, informe-se se aquela apólice cobre casos de acidentes durante deslocamento do equipamento.
- Leia também: Seguro placas solares: como funciona a proteção para equipamentos fotovoltaicos, quem pode contratar e benefícios
Quais as vantagens de fazer o seguro de equipamentos?
O seguro de equipamentos oferece várias vantagens, afinal de contas, é uma forma de proteger o patrimônio que uma pessoa ou empresa pagou para ter.
Nesse sentido, uma das principais vantagens é a tranquilidade de saber que ele cobre despesas inesperadas quando alguns tipos de situações acontecem: danos, roubos ou acidentes com os equipamentos.
Se uma empresa não tiver esse seguro, ele precisará arcar com prejuízos elevados que podem comprometer seu orçamento, especialmente no caso de equipamentos que são muito caros. Ela, porém, consegue evitar essa dor de cabeça com o seguro equipamento.
Outra vantagem é a continuidade das atividades: como falamos, é possível reparar ou substituir os equipamentos rapidamente. Isso é muito importante para profissionais autônomos e empresas que dependem diretamente desses equipamentos.
A gente também tem de destacar que o seguro de equipamentos é um investimento que protege tanto os bens materiais quanto a eficiência (no caso de empresas, por exemplo) de quem usa esses equipamentos.
Quanto custa o seguro equipamento?
Como cada setor, cada empresa contratante, cada corretora e cada apólice são únicas, é muito difícil precisar um valor.
A melhor forma de saber quanto custa para proteger seus equipamentos de trabalho é procurar uma corretora de seguros e solicitar um orçamento do seguro equipamento.
O certo é que manter seu patrimônio em segurança é essencial. Sobretudo quando seu trabalho depende do patrimônio segurado.
A certeza de que suas ferramentas de trabalho estão garantidas e que o seguro não vai deixar que você fique com prejuízo em caso de algum imprevisto, não tem preço!
- Leia também: Seguro para câmeras fotográficas: o que é? Entenda qual a importância e quem pode contratar essa proteção
Sinistro com o equipamento: como acionar o seguro?
Bom, antes de explicar como funciona o sinistro no seguro equipamento, precisamos ressaltar algo: depende do tipo de seguro de equipamento, algumas particularidades podem surgir.
Por conta disso, a melhor forma de acionar o seguro é vendo o passo a passo na apólice ou entrando em contato com o corretor com quem você fez o seguro. Ele vai ajudar no processo.
De qualquer forma, vamos aos passos básicos para entender o acionamento do sinistro:
- Entre em contato com a seguradora imediatamente após o ocorrido. Aqui, é importante informar o sinistro dentro do prazo estipulado na apólice. Não se esqueça disso;
- Reúna os documentos necessários. Vamos já detalhar alguns desses documentos, mas é importante que saiba aqui que eles vão mudar conforme o tipo de seguro de equipamento e de sinistro. Você entenderá melhor em um tópico à frente;
- A seguradora vai pedir que você complete um formulário detalhando o ocorrido: que dia aconteceu, em qual horário, qual foi o lugar, descrição do evento, etc.;
- Fez os passos acima? É hora de esperar a seguradora verificar se o sinistro está de acordo com as condições da apólice;
- Se tudo estiver dentro do contrato de seguro, ou seja, se o sinistro for aprovado, a seguradora vai fazer o reparo, substituição ou indenização.
Quais os documentos necessários para acionar o seguro equipamento?
Como falamos há pouco, os documentos necessários vão mudar a partir de dois fatores: o tipo de sinistro que acontece e o tipo de seguro equipamento específico.
Como existem diversos tipos de seguros de equipamentos e uma gama de situações que podem fazer você acionar a proteção, vamos listar alguns exemplos de documentos.
Isso servirá de guia, porém, em caso de dúvidas ou em caso de você precisar acionar o seguro por conta de alguma situação específica, basta conversar com o corretor de seguros que auxiliou você durante o processo de contratação. Combinado?
Agora, vamos aos principais documentos em caso de sinistro:
Documentos necessários para acionar o seguro equipamento de forma geral
- Carta comunicando formalmente o sinistro, detalhando data, descrição da ocorrência, bens sinistrados, prejuízos causados e apólice envolvida;
- Comprovação de propriedade dos bens sinistrados (notas fiscais ou contrato), e no caso de indenização integral, contrato de financiamento ou arrendamento e nota fiscal de aquisição;
- Contrato Social e aditamentos, registro de inscrição no CNPJ e comprovante de endereço (para pessoas jurídicas);
- Documentação contábil/fiscal necessária para apuração dos prejuízos, incluindo controle de ativo imobilizado (máquinas, móveis, utensílios);
- Documento de identificação (RG, CPF e comprovante de residência);
- Comprovante de habilitação dos beneficiários da indenização;
- Notas fiscais ou recibos comprovando gastos com reparação dos danos, se aplicável;
- Orçamentos para reparo ou reposição dos bens danificados (a critério da seguradora).
Documentos necessários no seguro equipamento de construção civil, florestal, agrícola e outros
- Boletim ou certidão meteorológica, atestando o fenômeno (vendaval, furacão, ciclone, etc.), incluindo velocidade dos ventos e/ou volume de chuvas;
- Certidão de ocorrência da Defesa Civil, caso acionada;
- Certidão de ocorrência do Corpo de Bombeiros, caso acionado;
- Declaração de Sindicato de Classes e recorte de jornais noticiando o evento;
- Documentação policial, como laudo pericial, boletim de ocorrência, comprovação de instauração de inquérito, depoimentos, arquivamentos, etc.;
- Laudo de perícia da Aeronáutica/DAC;
- Laudo técnico de especialista;
- Laudo técnico do fabricante ou representantes autorizados;
- Projeto técnico da edificação (arquitetônico e estrutural);
- Recorte de jornais noticiando o evento;
- Registro de reclamação formal à concessionária de energia elétrica sobre oscilação ou interrupção, pleiteando reparação dos prejuízos;
- Acordo de fixação dos prejuízos entre o terceiro e o segurado (com autorização da seguradora);
- Comprovante de despesas realizadas com o terceiro prejudicado;
- Declaração de responsabilidade pelo evento firmada pelo segurado junto à seguradora;
- Laudo médico ou registro de atendimento (em caso de danos corporais);
- Documento de identificação (RG, CPF, comprovante de residência) do terceiro prejudicado e do causador dos danos.
O que é questionário de risco do seguro equipamento?
O questionário de risco do seguro equipamentos é um documento que as seguradoras usam para avaliar os riscos associados aos equipamentos que serão segurados.
O que acontece é: esse questionário coleta informações sobre os equipamentos, como tipo, estado de conservação, local de uso, finalidade, histórico de manutenção e possíveis exposições a riscos específicos, como roubo, danos elétricos ou acidentes.
Aqui, na Mutuus Seguros, você preenche esse formulário de forma online, então é bem simples.
Para você ter uma noção mais específica do tipo de campo que precisa preencher neste formulário, bem como as perguntas que comumente aparecem, veja:
- O seguro é novo ou renovação?
- Qual o valor da cobertura?
- Para quando quer a vigência do seguro equipamento?
- Até qual data precisa da proteção do seguro equipamento?
- Qual a localização exata de onde será realizado o trabalho?
- Qual o número de funcionários que operam os equipamentos?
- Qual é a sinistralidade dos últimos 5 anos de cada equipamento?
- Quem são os proprietários dos equipamentos?
- Os equipamentos são de recurso próprio ou de financiamento?
- Em qual tipo de operação o equipamento estará envolvido?
Além disso, o questionário também pode incluir perguntas sobre o ambiente onde os equipamentos estão instalados, como medidas de segurança existentes e sobre o histórico de sinistros do segurado.
São informações que ajudam a seguradora a calcular o valor do prêmio, definir as coberturas adequadas e estabelecer condições específicas para a apólice.
Quais seguradoras fazem o seguro equipamento?
No Brasil, existem algumas seguradoras que fazem o seguro equipamentos. Vamos listar as principais para você ter uma ideia mais detalhada:
- Bradesco Seguros;
- Porto Seguros;
- Tokio Marine;
- Zurich Seguros;
- Mapfre Seguros;
- Santander Seguros;
- Akad Seguros;
- BB Seguros;
- Pottencial Seguros;
- Allianz Seguros;
- AIG Seguros;
- Newe Seguros;
- Fator Seguros;
- Berkley Seguros.
Como cotar e contratar o seguro equipamentos?
É simples saber valores e contratar o seguro equipamento para seus aparelhos de trabalho. Mas, mesmo sendo fácil, alguns cuidados precisam ser tomados. Pesquise sobre a seguradora e a corretora.
Ao decidir investir em um seguro equipamento, o mínimo que você espera é que ele funcione caso você precise.
Escolha uma corretora de confiança para garantir que isso vai acontecer.
Mesmo que você opte por uma corretora séria, leia a apólice com muita atenção para que todas as cláusulas estejam de acordo com o que você quer e precisa.
Ninguém conhece seu negócio melhor do que você mesmo, então você é a melhor pessoa para decidir o que é mais importante e mais delicado no seu negócio.
Ao procurar a corretora, ela também fará questionamentos sobre os itens segurados e o tipo de negócio para só depois definir o valor do seguro. Aqui na Mutuus, auxiliamos você durante todo o processo de contratação.
Avalie se a cobertura e as garantias estão de acordo com o que você espera para que o seguro equipamento seja, de fato, eficaz para o seu caso e valha cada centavo do investimento.
- Leia também: Seguro de riscos diversos: saiba tudo sobre a apólice que protege equipamentos e máquinas
Quais os documentos e informações necessários para contratar seguro equipamento?
Assim como acontece em caso de sinistro ou mesmo no processo de preencher o formulário de análise de riscos, aqui, nos documentos para contratar, isso também vai depender do tipo de seguro de equipamento.
A forma mais precisa de saber quais os documentos necessários na hora que você for fazer a contratação é perguntando ao corretor de seguros quais são. Apesar disso, vamos listar alguns cenários.
Por exemplo, um dos documentos que você precisa apresentar é a nota fiscal do equipamento. Caso ele tenha sido comprado no exterior, você tem de apresentar a nota fiscal do país de origem.
Por outro lado, em caso de uma nota fiscal que esteja no nome de outra pessoa, você precisará ter uma carta de doação ou outro documento que comprove que você comprou o equipamento em questão.
Enquanto isso, sobre as informações que devem ser apresentadas:
- Se pessoa física:
- Nome completo;
- Número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF/MF);
- Natureza e número do documento de identificação, nome do órgão expedidor e data de expedição;
- Endereço completo (logradouro, bairro, código de endereçamento postal – CEP, cidade, unidade da federação), número de telefone e código de DDD.
- Se pessoa jurídica:
- Denominação ou razão social;
- Atividade principal desenvolvida;
- Número de identificação no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); e
- Endereço completo (logradouro, bairro, código de endereçamento postal – CEP, cidade, unidade da federação), número de telefone e código de DDD.
Conclusão
Se você tinha dúvida sobre a importância do seguro, há grandes chances de que esteja convicto de que sim, o seguro equipamento é um investimento muito útil.
Afinal, qualquer empreendedor tem interesse em proteger suas ferramentas de trabalho e em reduzir os impactos financeiros em casos de acidente.
O próximo passo é encontrar uma corretora de confiança, como a Mutuus Seguros, e o modelo de seguro equipamento que melhor se encaixa no seu negócio – e no seu bolso.
Ele vai proporcionar tranquilidade e a garantia de que não haverá perdas. Da mesma forma que a gente contrata um seguro para o nosso carro porque sabemos que é o mais sensato a se fazer, o seguro equipamento vai proporcionar essa mesma segurança para algo muito importante: o andamento do seu negócio.
Dúvidas frequentes sobre o seguro equipamentos
Falamos sobre diversas nuances relacionadas ao seguro equipamento, mas pode acontecer de você ainda ter algumas dúvidas mais específicas. Listamos as principais a seguir:
O que é equipamento?
Equipamento é um termo usado para se referir a um conjunto de ferramentas, dispositivos, máquinas ou materiais utilizados para realizar tarefas específicas ou facilitar o trabalho em diversas áreas.
Eles podem variar desde itens simples, como chaves de fenda, até sistemas complexos, como máquinas industriais ou aparelhos tecnológicos. Cada setor tem suas particularidades no que diz respeito a isso.
Como a gente viu ao longo deste conteúdo, contar com um dos tipos de seguros de equipamentos é importante para proteger esses bens.
O que é seguro de máquina?
O seguro de máquina (que é o mesmo seguro equipamento sobre o qual falamos até aqui e que também pode ser chamado de seguro maquinário) é uma proteção destinada a cobrir eventuais danos, avarias, roubos ou perdas de máquinas usadas em diversos setores.
Alguns desses setores são indústrias, agricultura e construção civil — e cada uma delas, é claro, vai lidar com certos tipos de máquinas e equipamentos.
Nesse sentido, o seguro maquinário pode incluir máquinas fixas, como geradores e compressores, mas também móveis, como tratores e escavadeiras.
De qualquer forma, esse seguro garante ao proprietário o suporte necessário para reparação ou substituição do equipamento em caso de sinistros previstos na apólice.
Seguro de ferramentas: o que é?
O seguro de ferramentas é o mesmo seguro equipamentos. Ou seja, ele serve para cobrir perdas ou danos de ferramentas que os profissionais usam em suas atividades.
Com isso em mente, trata-se de um seguro especialmente útil para trabalhadores autônomos, empresas e profissionais que dependem de ferramentas específicas: chaves, furadeiras, serras ou outros instrumentos de trabalho.
O que cobre a cobertura de equipamentos eletrônicos?
A cobertura de equipamentos eletrônicos geralmente oferece proteção contra riscos que podem causar danos ou perdas a esses dispositivos.
É o caso de situações comuns envolvendo acidentes: quedas, impacto, roubo, furto qualificado e danos causados por incêndios ou explosões.
Um detalhe é que algumas apólices podem proteger contra problemas elétricos, como surtos de tensão, e eventos climáticos, como enchentes. A forma de contar com essas proteções é contratar as coberturas adicionais específicas.
O que o seguro RC equipamentos cobre?
O seguro RC equipamentos cobre danos causados a terceiros, incluindo empregados registrados no regime CLT, desde que estejam em exercício de suas funções.
Esse seguro específico abrange acidentes provocados pelos equipamentos segurados ou pela carga que eles possam estar transportando.
Para que o seguro seja válido, é essencial cumprir requisitos como manutenção periódica em conformidade com as exigências do fabricante e que a operação seja realizada por profissionais habilitados quando necessário.
Além disso, também é preciso haver vínculo formal entre o operador e o segurado, bem como o cumprimento de normas de segurança (sinalização de advertência em locais apropriados, por exemplo).
O que se encaixa em equipamentos eletrônicos?
Equipamentos eletrônicos abrangem dispositivos que usam componentes elétricos e circuitos para seu funcionamento.
Sabendo disso, esse tipo de equipamento inclui uma ampla variedade de aparelhos, como computadores, notebooks, tablets, smartphones, câmeras fotográficas, equipamentos de áudio e vídeo, impressoras, scanners, entre outros.
Fora isso, também podem ser considerados equipamentos eletrônicos as máquinas industriais com sistemas eletrônicos, equipamentos médicos sofisticados, instrumentos de medição e até mesmo dispositivos usados em automação.
O que estamos falando é que, de forma geral, basicamente qualquer aparelho que dependa de tecnologia eletrônica para operar se enquadra nessa categoria.
Em caso de contratação de um seguro para equipamentos eletrônicos, tudo o que a empresa ou pessoa que for contratá-lo precisa é fazer um seguro personalizado para os tipos de equipamentos eletrônicos que quer proteger.
O que o seguro de eletrodomésticos cobre?
O seguro de eletrodomésticos cobre o reparo de eletrodomésticos e o pagamento de perdas e danos causados por acidentes elétricos.
Nesse sentido, basicamente as coberturas são:
- Conserto de eletrodomésticos como fogões, geladeiras, lavadoras de roupa, secadoras, microondas, entre outros;
- Mão de obra para conserto de eletrodomésticos;
- Pagamento de perdas e danos causados por acidentes elétricos, como descargas elétricas;
- Danos causados pela água, desde que sejam devido a um acidente ou problemas repentinos.
Seguro equipamentos Bradesco: o que é?
A seguradora Bradesco Seguros oferece seguros para equipamentos, protegendo-os contra diversos riscos — roubo, furto, danos elétricos, incêndios e até acidentes envolvendo água ou líquidos.
São proteções tanto para pessoas quanto para empresas. Nesse sentido, englobam os equipamentos usados para fins profissionais e, também, aqueles usados só para lazer ou atividades domésticas.
Se você acessar o site oficial da empresa, verá que ela oferta vários tipos de seguros para equipamentos, todos personalizados. Entre eles estão:
- Agrícola, que inclui tratores, plantadeiras, semeadeiras, arados, distribuidor/misturador, pulverizador, colheitadeiras, silos, sistema de energia solar em área rural, entre outros;
- Florestal, que protege auto carregável, carregador florestal, garra florestal, skidder, forwader e afins;
- Construção civil, industrial e comercial, uma proteção que engloba desde empilhadeira, transpallet, centro de usinagem, pá carregadeira, retroescavadeira, rolo compactador e fresa de asfalto até guindaste autopropelido, betoneira, sistema de energia solar;
- Médico, estético e veterinário: nesse tipo de seguro equipamento estão protegidos máquinas de raio-X, ressonância magnética, tomógrafo, mamógrafo, ultrassom, radioterapia, radiocirurgia, angiógrafo, cama hospitalar, monitor multiparamétrico/cirúrgico e equipamentos similares;
- Eletrônico portátil: o seguro equipamentos portáteis da Bradesco Seguros engloba notebooks, ultrabooks, netbooks, microcomputadores (CPU), monitores de TV (periféricos de microcomputador) e outros;
- Musical: nesse tipo de seguro equipamentos, os seguintes instrumentos musicais podem ser protegidos: amplificadores, mesas de som, caixas acústicas e similares — ah, isso tanto para casos de uso pessoal ou empresarial.
Ficou com alguma dúvida?